Pular para o conteúdo principal

Chega ao Brasil ataque hacker que sequestrou a Europa

Tec Mundo

A Europa está sofrendo um grande ataque hacker desde a manhã desta sexta-feira (12). Além de grandes companhias de vários setores, hospitais e clínicas também tiveram computadores sequestrados via ransomware.
Os relatos indicam que os hackers estão cobrando US$ 300 por computador bloqueado via ransomware. Caso você não saiba, o ransomware é um tipo de malware que, quando entra em um sistema, restringe o acesso e cobra um valor de "resgate" para que o usuário possa voltar a acessá-lo. Por exemplo, ao clicar ou baixar um arquivo malicioso, o computador de uma companhia é completamente compactado via criptografia. As companhias praticamente não têm como pegar novamente esses arquivos, a não ser que paguem o valor estabelecido pelo invasor — normalmente em bitcoin. Um modus operandi sofisticado, refinado, que não deixa traços, marcas ou trilhas de quem fez isso.
Linha do tempo do ataque
Atualização às 12h00: Europa é atacada com ransomwareAtualização às 12h58: ransomware bloqueia computadores em hospitais no Reino UnidoAtualização às 13h20: Ataque hacker começa a chegar ao BrasilAtualização às 15h35: o site do INSS (Previdência) também está inativo supostamente por causa do ataque de ransomwareAtualização às 15h50: relatos de que agências da CAIXA estão paradas por causa do ataqueAtualização às 16h00: ransomware é identificado como WannaCry; saiba tudoAtualização às 16h20: sites do TJSP, MPSP e INSS estão fora do arAtualização às 17h30: Petrobras desliga computadores por causa de possível invasão
O TecMundo entrou em contato com a Telefónica e recebeu a seguinte declaração:
"A Telefónica Espanha informa que, na manhã de hoje, foi detectado um incidente de segurança cibernética que afetou alguns computadores de colaboradores que estão na rede corporativa da empresa. Imediatamente, foi ativado o protocolo de segurança para tais incidentes com a intenção de que os computadores afetados voltem a funcionar o mais rapidamente possível. A Telefônica Brasil não foi impactada pelo incidente de segurança, mas, mesmo assim, está tomando medidas preventivas para garantir a normalidade de sua operação"

Ainda não se sabe qual grupo ou célula está por trás do ataque, porém, a imprensa europeia está noticiando que os cibercriminosos têm relacionamento com a China.

Abaixo, uma imagem do ransomware

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de