Pular para o conteúdo principal

Serviço aeromédico do Estado ganha reforço de avião UTI e helicóptero

Um paraná Que Avança - A população paranaense contará com mais duas aeronaves exclusivas para atendimentos na área da saúde. Um novo helicóptero, que ficará baseado em Cascavel, atuando em conjunto com o Samu Oeste para fortalecer a Rede Paraná Urgência na região, e um avião de UTI Móvel, que ficará em Curitiba, à disposição de todas as regiões do Estado. O contrato de prestação de serviços com a empresa vencedora da licitação foi assinado pelo governador Beto Richa nesta quarta-feira (15), em Curitiba. 
“É a modernização e humanização de um serviço essencial para a população, prestado com agilidade e qualidade”, afirmou o governador na solenidade, realizada no hangar da Casa Militar do aeroporto do Bacacheri. Participaram o chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas, e o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno. 
“Cumprimos um compromisso com os paranaenses de instalar bases para resgate aéreo de pessoas em situação de urgência e para transporte de órgãos a serem transplantado. Todos sabemos que para uma pessoa em situação de urgência cada minuto é precioso”, disse Richa. O governador informou que além de Cascavel e Londrina, que foi o primeiro município a receber aeronave para prestar os serviços aeromédico e de segurança pública, outras cidades terão esse serviço para a área da saúde. “Muitas vidas foram preservadas nos últimos três anos com a utilização da frota aérea do Estado”, disse Richa. 

Governador Beto Richa assina contrato com empresa vencedora da licitação para ampliação de transporte aeromédico no Paraná, com um helicóptero baseado em Cascavel em operação conjunta com o Samu Oeste-Rede Paraná Urgência na região, e um avião UTI Móvel em Curitiba, mas à disposição de todas as regiões do Estado.Curitiba,15/01/2014. Foto - Antonio Costa

MAIS AGILIDADE - Atualmente, os serviços aeromédicos (transporte de pacientes e órgãos) são realizados pelos três aviões e um helicóptero do Governo do Estado. O governador destacou que cerca de 70% dos deslocamentos destas aeronaves são para o atendimento de situações de emergência na área da saúde. Quando necessário, são utilizados também os quatro helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA, antigo Graer). “Colocamos este serviço a disposição dos paranaenses”, acrescentou o governador. As duas aeronaves agora contratadas pelo governo irão reforçar o atendimento. 
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que o avião está em operação há uma semana e já transportou neste período oito pacientes. O serviço de UTI aérea funcionará 24 horas. “Esse serviço significa a qualificação do sistema de saúde no Paraná, uma assistência com segurança para os pacientes que mais precisam”, afirmou Caputo. 
O secretário lembrou, ainda, que o Samu Oeste, em funcionamento há dois meses em Cascavel, já realizou mais de seis mil atendimentos. “Com o auxílio do helicóptero, vamos dar ainda mais agilidade ao atendimento à população da região”, ressaltou o secretário. 
O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, disse que a instalação da base aérea no município demonstra respeito à população e a preocupação com a qualidade do serviço. “A saúde pública da região Oeste vai melhorar e vamos ter condições de salvar muitas vidas, principalmente em pequenos municípios”, disse o prefeito. 

Governador Beto Richa assina contrato com empresa vencedora da licitação para ampliação de transporte aeromédico no Paraná, com um helicóptero baseado em Cascavel em operação conjunta com o Samu Oeste-Rede Paraná Urgência na região, e um avião UTI Móvel em Curitiba, mas à disposição de todas as regiões do Estado.Curitiba,15/01/2014. Foto - Antonio Costa

MAIS QUALIDADE - A empresa que prestará o serviço é a Helisul Táxi Aéreo Ltda. O avião, modelo King Air 200, terá base em Curitiba para fazer o transporte aéreo de pacientes críticos, que necessitem de transferência para centros médicos especializados. O serviço é 24 horas e atenderá todo o Paraná. Se necessário, poderá, inclusive, fazer transferências de pacientes para todo o território nacional e no Mercosul. A aeronave tem capacidade para transportar até duas macas com mais quatro lugares, além de piloto e co-piloto. 
O helicóptero, modelo Esquilo AS 350, operará com o Samu Oeste, em Cascavel, e vai atender um raio de 250 quilômetros em operações diurnas. Abrange as regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama, Guarapuava, Campo Mourão, Cianorte, Pato Branco e Francisco Beltrão, totalizando 171 municípios. A configuração do helicóptero é para um paciente, médico, enfermeiro e piloto. Os dois serviços irão atender a demanda exclusiva de pacientes cadastrados no serviço público de saúde, gerenciados pela Central Estadual de Regulação. 
Participaram da solenidade de assinatura de contrato com a empresa prestadora do serviço o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o diretor do Detran, Marcos Traad; o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputador Ademar Traiano, e os deputados estaduais Alexandre Curi, André Bueno, Leonaldo Paranhos; o gerente de contratos da Helisul, Edgar Nunes.

Governador Beto Richa assina contrato com empresa vencedora da licitação para ampliação de transporte aeromédico no Paraná, com um helicóptero baseado em Cascavel em operação conjunta com o Samu Oeste-Rede Paraná Urgência na região, e um avião UTI Móvel em Curitiba, mas à disposição de todas as regiões do Estado.Curitiba,15/01/2014. Foto - Antonio Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Novo Mascote: Conta De Luz Mais Barata

O Brasil já tem um mascote para a economia: a conta de luz. Em meio a tanto pessimismo e dúvidas sobre os rumos do país, o governo resolveu escolher um tema sensível aos brasileiros e à popularidade da presidente Dilma Rousseff. A promessa de redução da conta de energia elétrica para residências e industrias vem balançando sem cair desde o anúncio da medida, no ano passado.Agora a promessa deve ganhar um reforço inesperado: a presidente está para anunciar uma redução ainda maior das tarifas de energia – 18% para as casas e comércio e até 32% para indústria. Já estava difícil acreditar, ou pelo menos entender, como seria possível manter o compromisso original (queda de 20%) com a confusão gerada pelo plano de renovação das concessões das companhias elétricas e agora com o uso prolongado das termelétricas para garantir o abastecimento de energia do país. Com os obstáculos atuais, o governo teria que “financiar” a queda das contas de luz para não jogar as empresas do setor no lim...

Mais policiais passam a atuar em todas as regiões do Paraná

Segurança - A área de segurança do Paraná recebeu um reforço de 2.500 policiais e bombeiros militares nesta semana. A tropa foi incorporada ao efetivo da Polícia Militar e passou a fazer trabalho de rua supervisionado nesta semana, ampliando o policiamento ostensivo em todas as regiões do Estado.  Os novos policiais foram distribuídos entre os batalhões da PM no Estado. Para as cidades da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral foram destacados 917 policiais e bombeiros. Os municípios dos Campos Gerais receberam 229 policiais, enquanto no Oeste e Sudoeste começam a atuar 531 soldados. Para a região Noroeste são 362 policiais e, para o Norte, mais 426 agentes de segurança.  Com a formação e incorporação destes 2.500 policiais e bombeiros militares, chega a 5.500 o número de homens contratados desde 2011.  Além disso, em março deste ano, o governador Beto Richa autorizou a convocação de mais 2.631 candidatos aprovados em concurso público para a realização dos tes...