Pular para o conteúdo principal

Paraná comemora 70 anos da Secretaria Estadual da Educação

O Paraná comemora neste mês de maio os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação. Nesta segunda-feira (15), em solenidade no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa enalteceu o papel do órgão na gestão da área, na formação dos paranaenses e no desenvolvimento do Paraná. Junto com a secretária da Educação, professora Ana Seres, e de ex-secretários da pasta, Richa deu início às comemorações pela data. 
Ele falou sobre o reconhecimento e lembrou que ao longo destas sete décadas, milhões de paranaenses receberam formação nas escolas estaduais. "E é com este pensamento que celebramos os 70 anos da Secretaria da Educação reconhecendo sua contribuição inestimável ao processo de fazer do Paraná um Estado de destaque, desenvolvido e que tem servido de modelo para o resto do País. Tudo isso graças a educação de qualidade ofertada no Estado”, afirmou 
Hoje a rede estadual é formada por 2.100 escolas. Richa ressaltou que o número de alunos, que já ultrapassa 1 milhão, representa cerca de 10% de toda a população paranaense. “São 100 mil profissionais da área, que se dedicam diariamente a levar educação de qualidade às crianças e jovens. Este é o momento de homenagearmos a todos os que deram e dão a sua parte para o Paraná ser o que é hoje”, declarou. 
O governador também destacou os avanços na área da educação nos últimos anos, com o aumento dos repasses para o transporte e para a merenda escolar. Também mencionou o programa Escola 1000, lançado no ano passado pelo Governo do Estado e que destinou R$ 100 milhões para reformas e reparos em mil escolas da rede estadual.


Governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (15) da solenidade que dá início às comemorações pelos 70 anos, que aconteceu no salão de atos do Palácio Iguaçu. Curitiba, 15/05/17. Foto: Orlando Kissner/ ANPR.

HISTÓRIA – As principais conquistas nas sete décadas de história, desde as mudanças tecnológicas até o aumento nos investimentos do Governo do Estado para a área, foram apresentadas pela secretária Ana Seres. “A democratização do ensino foi a principal conquista destes 70 anos. Hoje o Paraná leva ensino de qualidade a todos os municípios. Não temos mais problemas de acesso à educação”, disse ela. “Também investimos 35% do orçamento do Estado na Educação, 10% a mais que o mínimo determinado por lei federal”.

HOMENAGENS – Na solenidade, todos os 37 secretários que passaram pela pasta foram homenageados. Os diretores das cinco escolas que completam 70 anos em 2017 também foram homenageados. São elas a Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina; o Colégio Estadual do Campo Doutor Júlio Junqueira, de Arapongas; os colégios estaduais Doutor Willie Davids, de Londrina; Dom Alberto Gonçalves, de Palmeira; e Professor Becker e Silva, de Ponta Grossa.

DIÁLOGO - Flávio Arns, que foi secretário da Educação entre 2011 e 2014, afirmou que o diálogo com a comunidade escolar e o trabalho pedagógico estão entre os motivos da trajetória de sucesso da Secretaria da Educação. “Fazemos um trabalho compartilhado com todo o Paraná, com as famílias, alunos, professores e servidores. São eles que tornam a escola um espaço acolhedor e eficiente. Só com base na educação é que podemos ter um futuro melhor”, declarou. O trabalho continuado é importante para garantir uma educação de qualidade, segundo Altevir Rocha, que foi titular da em 2010. “Todos os secretários tiveram um papel na construção da educação do Paraná. A Secretaria é importante por causa disso, é um órgão que depende da continuidade das ações”, afirmou.

OUTROS EVENTOS – Nesta terça-feira (16) a Secretaria da Educação inaugura o Centro de Documentação, Pesquisa e Informação, instalado em sua sede, na Vila Izabel, em Curitiba. Ao longo do ano, concursos fotográficos e diversos materiais ajudarão a contar a história e da atuação da Secretaria da Educação.

“Nos preocupamos em fazer um resgate histórico e pedagógico dos 37 secretários que já atuaram na pasta, para que a Educação tenha seu acervo próprio”, contou a secretária Ana Seres. “Desenvolvemos um programa para reorganizar e resgatar a história de todas as 2.100 escolas e dos 32 núcleos regionais. Tudo isso ficará disponível na nossa página e no Centro de Documentação”, explicou.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade os presidentes do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves; do Conselho do Magistério, Clemência Ferreira Ribas; o secretário do Meio Ambiente, Antônio Bonetti; os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; da Fomento Paraná, Juraci Barbosa; e da Compagas, Fernando Ghignone; e da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o procurador-geral do Estado, Ivonei Sfoggia; o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato; o diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli. Hussein Bakri, André Bueno, Élio Rush, Luiz Carlos Schiavinato, Paulo Litro, Vilmar Reichembach e Márcio Nunes.

Governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (15) da solenidade que dá início às comemorações pelos 70 anos, que aconteceu no salão de atos do Palácio Iguaçu. Curitiba, 15/05/17. Foto: Orlando Kissner/ ANPR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de

Homem Morre Em Acidente Em Nova Esperança/PR

Nova Esperança/PR - Um acidente hoje (21) por volta das 06:30 da manhã matou um homem de 40 anos e deixou um menino de 6 anos ferido. O acidente foi no trevo entre a BR-376 e a Rodovia Deputado Branco Neves, o caminhão Ford Cargo 815 com placa de Uberlândia/MG colidiu com o VW Gol com placa de Angulo/PR. Uma garota de 6 anos teve ferimentos graves, mas sem riso a vida, foi encaminhado ao Hospital Santa Casa em Maringá/PR; já Cleiton Silva Piroleto de 35 anos morreu no local, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. A Policia Civil de Nova Esperança ouviu o motorista do caminhão e investiga o acidente.