Pular para o conteúdo principal

Paraná comemora 70 anos da Secretaria Estadual da Educação

O Paraná comemora neste mês de maio os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação. Nesta segunda-feira (15), em solenidade no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa enalteceu o papel do órgão na gestão da área, na formação dos paranaenses e no desenvolvimento do Paraná. Junto com a secretária da Educação, professora Ana Seres, e de ex-secretários da pasta, Richa deu início às comemorações pela data. 
Ele falou sobre o reconhecimento e lembrou que ao longo destas sete décadas, milhões de paranaenses receberam formação nas escolas estaduais. "E é com este pensamento que celebramos os 70 anos da Secretaria da Educação reconhecendo sua contribuição inestimável ao processo de fazer do Paraná um Estado de destaque, desenvolvido e que tem servido de modelo para o resto do País. Tudo isso graças a educação de qualidade ofertada no Estado”, afirmou 
Hoje a rede estadual é formada por 2.100 escolas. Richa ressaltou que o número de alunos, que já ultrapassa 1 milhão, representa cerca de 10% de toda a população paranaense. “São 100 mil profissionais da área, que se dedicam diariamente a levar educação de qualidade às crianças e jovens. Este é o momento de homenagearmos a todos os que deram e dão a sua parte para o Paraná ser o que é hoje”, declarou. 
O governador também destacou os avanços na área da educação nos últimos anos, com o aumento dos repasses para o transporte e para a merenda escolar. Também mencionou o programa Escola 1000, lançado no ano passado pelo Governo do Estado e que destinou R$ 100 milhões para reformas e reparos em mil escolas da rede estadual.


Governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (15) da solenidade que dá início às comemorações pelos 70 anos, que aconteceu no salão de atos do Palácio Iguaçu. Curitiba, 15/05/17. Foto: Orlando Kissner/ ANPR.

HISTÓRIA – As principais conquistas nas sete décadas de história, desde as mudanças tecnológicas até o aumento nos investimentos do Governo do Estado para a área, foram apresentadas pela secretária Ana Seres. “A democratização do ensino foi a principal conquista destes 70 anos. Hoje o Paraná leva ensino de qualidade a todos os municípios. Não temos mais problemas de acesso à educação”, disse ela. “Também investimos 35% do orçamento do Estado na Educação, 10% a mais que o mínimo determinado por lei federal”.

HOMENAGENS – Na solenidade, todos os 37 secretários que passaram pela pasta foram homenageados. Os diretores das cinco escolas que completam 70 anos em 2017 também foram homenageados. São elas a Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina; o Colégio Estadual do Campo Doutor Júlio Junqueira, de Arapongas; os colégios estaduais Doutor Willie Davids, de Londrina; Dom Alberto Gonçalves, de Palmeira; e Professor Becker e Silva, de Ponta Grossa.

DIÁLOGO - Flávio Arns, que foi secretário da Educação entre 2011 e 2014, afirmou que o diálogo com a comunidade escolar e o trabalho pedagógico estão entre os motivos da trajetória de sucesso da Secretaria da Educação. “Fazemos um trabalho compartilhado com todo o Paraná, com as famílias, alunos, professores e servidores. São eles que tornam a escola um espaço acolhedor e eficiente. Só com base na educação é que podemos ter um futuro melhor”, declarou. O trabalho continuado é importante para garantir uma educação de qualidade, segundo Altevir Rocha, que foi titular da em 2010. “Todos os secretários tiveram um papel na construção da educação do Paraná. A Secretaria é importante por causa disso, é um órgão que depende da continuidade das ações”, afirmou.

OUTROS EVENTOS – Nesta terça-feira (16) a Secretaria da Educação inaugura o Centro de Documentação, Pesquisa e Informação, instalado em sua sede, na Vila Izabel, em Curitiba. Ao longo do ano, concursos fotográficos e diversos materiais ajudarão a contar a história e da atuação da Secretaria da Educação.

“Nos preocupamos em fazer um resgate histórico e pedagógico dos 37 secretários que já atuaram na pasta, para que a Educação tenha seu acervo próprio”, contou a secretária Ana Seres. “Desenvolvemos um programa para reorganizar e resgatar a história de todas as 2.100 escolas e dos 32 núcleos regionais. Tudo isso ficará disponível na nossa página e no Centro de Documentação”, explicou.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade os presidentes do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves; do Conselho do Magistério, Clemência Ferreira Ribas; o secretário do Meio Ambiente, Antônio Bonetti; os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; da Fomento Paraná, Juraci Barbosa; e da Compagas, Fernando Ghignone; e da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o procurador-geral do Estado, Ivonei Sfoggia; o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato; o diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli. Hussein Bakri, André Bueno, Élio Rush, Luiz Carlos Schiavinato, Paulo Litro, Vilmar Reichembach e Márcio Nunes.

Governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (15) da solenidade que dá início às comemorações pelos 70 anos, que aconteceu no salão de atos do Palácio Iguaçu. Curitiba, 15/05/17. Foto: Orlando Kissner/ ANPR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...