Pular para o conteúdo principal

Risco de guerra civil cresce na Venezuela

Os protestos na Venezuela, iniciados no fim de março, continuam a sofrer forte repressão das tropas de choque da polícia. Manifestantes também são vítimas de milícias bolivarianas e coletivos paramilitares armados pelo governo. A movimentação começou após o Tribunal Superior de Justiça venezuelano, aparelhado com o presidente Nicolás Maduro, intervir na Assembleia Nacional, tentando assumir suas funções. A Assembleia é composta majoritariamente por opositores ao governo. Desde o início das manifestações foram contabilizadas 29 mortes e 1,3 mil prisões. O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, aponta o risco crescente de uma guerra civil se instalar no país, e lamenta que o povo venezuelano sofra as consequências desse regime político.
“A Venezuela não teve sorte. O Parlamento e a democracia são muito frágeis. Há uma ‘semi-ditadura’ no país e eles estão sofrendo demais, na iminência de uma guerra civil. O governo de Maduro repreende e mata seus adversários. Eles estão destruindo completamente a Venezuela e seu povo”, disse.
Em resposta à repressão, a comunidade internacional tem se manifestado contrária às medidas intransigentes de Nicolas Maduro. A Organização das Nações Unidas, o Parlamento Europeu, o Vaticano e outras instituições já comunicaram seu descontentamento com o governo venezuelano. No entanto, em vez do diálogo, o presidente optou por se isolar politicamente, e o país iniciou seu processo de saída da OEA, após a organização convocar chanceleres para discutir formas de pressionar Maduro a reestabelecer o diálogo com a oposição. Hauly defende que a comunidade internacional tome ações drásticas para conter o avanço da crise e do conflito interno.
“Tem que realmente se posicionar mais forte, porque não está adiantando. O que foi feito até agora é muito pouco. Eles não obedecem, e agora querem sair dos organismos que puxaram a orelha deles”, afirmou o parlamentar.
Nos protestos, a população venezuelana exige que sejam repostas todas as funções da Assembleia Nacional, que sejam convocadas eleições gerais, que os presos políticos sejam liberados e que se abra um canal humanitário para reduzir a escassez de medicamentos e alimentos no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de

Homem Morre Em Acidente Em Nova Esperança/PR

Nova Esperança/PR - Um acidente hoje (21) por volta das 06:30 da manhã matou um homem de 40 anos e deixou um menino de 6 anos ferido. O acidente foi no trevo entre a BR-376 e a Rodovia Deputado Branco Neves, o caminhão Ford Cargo 815 com placa de Uberlândia/MG colidiu com o VW Gol com placa de Angulo/PR. Uma garota de 6 anos teve ferimentos graves, mas sem riso a vida, foi encaminhado ao Hospital Santa Casa em Maringá/PR; já Cleiton Silva Piroleto de 35 anos morreu no local, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. A Policia Civil de Nova Esperança ouviu o motorista do caminhão e investiga o acidente.