Pular para o conteúdo principal

Polícia Rodoviária do Paraná comemora 53 anos

Autoridades civis e militares foram homenageadas pela dedicação e esforço para que o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) chegasse nos 53 anos de história, salvando vidas e dedicando-se pelo bem-estar da população. O evento alusivo à data aconteceu na manhã desta sexta-feira (27/10) no auditório do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), no Bairro Rebouças, em Curitiba (PR). Curitiba, 27/10/17. Fotos: Soldado Feliphe Aires.

Autoridades civis e militares foram homenageadas pela dedicação e esforço para que o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) chegasse nos 53 anos de história salvando vidas e dedicando-se pelo bem-estar da população. O evento em homenagem à data aconteceu nesta sexta-feira (27) no auditório do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), no Bairro Rebouças, em Curitiba.
Na cerimônia foi entregue a medalha de “Mérito Rodoviário” e diplomas para os militares estaduais que se destacaram em serviço.
Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o batalhão desenvolve uma função muito importante. “Vejo que a instituição reconhece aqueles que trabalham e que contribuíram com esta história tão bonita de 53 anos. Fico emocionado porque cresci nesse meio e aprendi a respeitar a corporação. Vivemos um momento tão difícil de falta de respeito e ética que, como cidadão, tenho muito orgulho da Polícia Militar. Parabéns ao BPRv pelo excelente trabalho de salvar vidas”.
O comandante-geral da PM em exercício, coronel Arildo Luis Dias, destacou o trabalho do Batalhão na segurança das rodovias no Paraná e também da importância de reconhecer os policiais militares que tanto fazem em prol do próximo. “Estamos sempre na busca de fazer a integração entre a comunidade e a corporação e o Batalhão de Polícia Rodoviária está sempre a postos para fazer esta ligação, além de estar visível por todo o estado garantindo a tranquilidade na viagem de cada um de nós”, disse.
“Hoje o batalhão completa 53 anos de história. Uma unidade especializada que começou lá atrás no Corpo Rodoviário do DER e que depois passou por várias denominações, mas sempre cumprindo com sua missão: Vida, nosso maior patrimônio. São mais de 12 mil km de rodovias e 58 postos, onde policiais fazem a segurança de todas as pessoas que transitam pelo estado. Para mim é um motivo de orgulho e satisfação poder homenagear pessoas, entidades e os nossos policiais que atuam pensando no próximo”, afirmou o comandante do BPRv, tenente-coronel Erich Wagner Osternack
Na solenidade foi feita a entrega da medalha do “Mérito Rodoviário” aos policiais, entidades e autoridades civis que contribuíram para o desenvolvimento da unidade, além de diplomas para os militares estaduais que se destacaram em serviço. O objetivo é agradecer a todos por todo o empenho e dedicação em prol da corporação.
Um dos agraciados, o subcomandante do BPRv, major Mário Henrique do Carmo, ficou emocionado com a honraria. “É a coroação do trabalho que fazemos e mostra que estamos no caminho certo”, disse.
O major Márcio Antônio Machado Pereira, que atua no batalhão e também recebeu a honraria, destacou que a homenagem é para todos os policiais. O soldado Luciano Aparecido Leme, que está há 20 anos no BPRv, ficou surpreso com a homenagem, mas destacou que após tantos anos de serviço prestados sentiu-se honrado em ser um dos escolhidos para representar os demais colegas de farda.

PRESENÇAS - Participaram do evento o secretário estadual da Infraestrutura e Logística do estado, José Richa Filho; comandante-geral da PM em exercício, coronel Arildo Luis Dias; comandante do BPRv, tenente-coronel Erich Wagner Osternack; o assessor militar do Tribunal de Justiça, coronel Guilherme Teider Rocha; o corregedor-geral da PM, coronel Daniel dos Santos; o chefe da Diretoria de Pessoal, coronel Antônio Zanatta Neto; o ajudante-geral da PM, coronel Reginaldo Silva de Oliveira; coronel da reserva Sérgio Luiz Malucelli; coronel da reserva Altair Mariot; presidente da Assofepar, coronel Isaías de Farias; coronel da reserva Celso José Mello; pelo presidente da AVM, coronel Washington Alves da Rosa; o assessor militar da Sesp, tenente-coronel Nelson Ademar Piske; representando o comandante do Corpo de Bombeiros, o chefe do Centro de Operações Bombeiro Militar, tenente-coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior; o ex-comandante do BPRv, tenente-coronel da reserva Valdir Carvalho de Souza; diretor do Rodonorte, José Alberto Moita; integrantes da The One Harley Davidson e da HOG Curitiba Chapter; bem como oficiais e praças da corporação.

Autoridades civis e militares foram homenageadas pela dedicação e esforço para que o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) chegasse nos 53 anos de história, salvando vidas e dedicando-se pelo bem-estar da população. O evento alusivo à data aconteceu na manhã desta sexta-feira (27/10) no auditório do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), no Bairro Rebouças, em Curitiba (PR). Curitiba, 27/10/17. Fotos: Soldado Feliphe Aires.

HISTÓRIA - O Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná teve sua origem da antiga "Polícia de Estradas" criada em 1946 junto ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Em 1951 tomou a denominação de Polícia Rodoviária tendo como comandante o capitão Benedito Evangelista dos Santos e 33 guardas para a execução do policiamento ostensivo nas estradas.
No ano de 1960 policiais militares foram empregados para atuarem, juntamente com os civis, nos quatro postos de fiscalização de tráfego existentes: Rondinha, Rincão, Bateias (na estrada do cerne) e São João (estrada da graciosa). Em 1962 foi reunido, sob direção única, a Polícia Rodoviária, com a denominação de "Corpo de Policiamento Rodoviário", cuja existência foi reconhecida pelo Decreto nº 8.999 de 27 de julho de 1962, já previsto como unidade da PMPR na estrutura da Secretaria de Segurança Pública.
No dia 27 de outubro de 1964 o corpo foi concebido, definitivamente como Unidade Orgânica da Polícia Militar do Paraná através do decreto nº 16.316. Em 04 de outubro de 1968 foi extinto o Grupo Ocupacional do DER, responsável até então, juntamente com a Polícia Militar, pelo policiamento nas rodovias paranaenses, sendo seus componentes aproveitados no quadro do Corpo de Policiamento Rodoviário. Através do Decreto nº 12.471 foi definida sua atividade como policiamento preventivo, ostensivo e repressivo em todas as rodovias estaduais e federais dentro do território do Estado do Paraná sob a responsabilidade da Polícia Militar.
Os componentes do Grupo Ocupacional do DER que optaram pela permanência no Corpo de Policiamento Rodoviário foram incluídos na Corporação como oficiais e sargentos especialistas, sendo submetidos a um curso de adaptação na Academia Policial Militar do Guatupê com duração de um ano.
Em 8 de janeiro de 1976, com a Lei 6774 (Lei de Organização Básica da PMPR), o Corpo de Policiamento Rodoviário passou a denominar-se Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) como unidade especializada subordinada ao Comando do Policiamento do Interior, com área de atuação nas rodovias estaduais conveniadas do Estado do Paraná.
Até 1975 o Corpo de Policiamento Rodoviário possuía apenas 03 Companhias, respectivamente, 1ª Companhia de Polícia Rodoviária, com sede em Curitiba, a 2ª Companhia localizada em Londrina e 3ª Companhia sediada em Cascavel. No mesmo ano foi criada a 4ª Companhia com sede em Maringá, emseguida no ano de 1978 a 5ª Companhia instalada em Ponta Grossa e em 1994 foi criada a 6ª Companhia localizada em Pato Branco.
Atualmente, o BPRv possui seis Companhias de Policiamento Rodoviário, distribuídos em 58 pontos estratégicos por todo o Estado do Paraná, abrangendo 12.182 Km de Rodovias Estaduais.

Autoridades civis e militares foram homenageadas pela dedicação e esforço para que o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) chegasse nos 53 anos de história, salvando vidas e dedicando-se pelo bem-estar da população. O evento alusivo à data aconteceu na manhã desta sexta-feira (27/10) no auditório do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), no Bairro Rebouças, em Curitiba (PR). Curitiba, 27/10/17. Fotos: Soldado Feliphe Aires.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...