Pular para o conteúdo principal

Com apoio do Estado, Irati recebe unidade do Erasto Gaertner

O governador Beto Richa participa da inauguração do ambulatório de oncologia do Hospital Erasto Gaertner em Irati, no Centro-Sul do Paraná. Presentes na solenidade: prefeito de Irati, Jorge David Pinto, secretário de Saúde, Michele Caputo, presidente do Conselho de Administração do Hospital, Luiz Antônio Negrão Dias, diretor do Corpo Clínico, Sergio Ioshii. Entre outros.

O governador Beto Richa participou nesta sexta-feira (27) da inauguração de uma unidade do Hospital Erasto Gaertner em Irati, no Centro-Sul do Paraná, e confirmou o repasse de R$ 200 mil por mês do Governo do Estado para a manutenção do serviço.
O ambulatório é a primeira unidade do Erasto fora da capital. “É uma conquista para toda a região. Essa unidade prestará um serviço de qualidade na área de atendimento e tratamento oncológico”, disse Richa. Ele frisou que o ambulatório vai propiciar mais conforto aos pacientes, na medida que evita deslocamentos constantes a Curitiba.
Richa ressaltou que o Hospital Erasto Gaertner é uma referência no tratamento de câncer e mantém várias parcerias com o governo estadual. “O Estado é parceiro do Erasto Gaertner, inclusive na construção de uma área para a oncopediatria, em Curitiba”, disse.
O governador também destacou o apoio a todos os hospitais públicos e filantrópicos do Paraná, o que inclui os que oferecem tratamento do câncer. “Todos reconhecem essa parceria como imprescindível e muitos dizem que nunca receberam tanto apoio como agora. É o atendimento humano que queremos na saúde pública do Paraná”, afirmou.

ONCOLOGIA - Na área oncológica, o governo mantém convênios com o Erasto Gaetner, na capital, o Uopeccan de Cascavel e o Hospital do Câncer de Londrina. Todos recebem R$ 200 mil mensais em incentivos de custeio. Além disso, foram destinados R$ 12 milhões para obras e equipamentos do Hospital da Uopeccan de Umuarama.
Em Londrina, o Hospital do Câncer já recebeu R$ 5,2 milhões para ampliação. Ainda serão destinados mais R$ 3 milhões para obras na unidade. O governo também deve apoiar a instalação de um serviço público de oncologia em Ponta Grossa.
“Isso mostra o grande acerto da política de apoio a hospitais públicos e filantrópicos que implantamos em 2011 e que salva e melhora a vida das pessoas. É por isso que a saúde do Paraná é diferenciada, porque temos parceria”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

SUPORTE – Segundo Caputo, os atendimentos do Erasto Gaertner são 97% pelo SUS e o ambulatório de Irati fará procedimentos de triagem, quimioterapia oral, acompanhamento pós-operatório e outros serviços de média complexidade.
O superintendente do Hospital, Adriano Lago, destacou a importância do apoio do Governo do Estado. “Contamos com os recursos para ajudar no custeio de oncologia, que nos dá suporte para o dia a dia da nossa matriz, de Curitiba, e agora mais este repasse mensal para a estrutura de Irati”, disse.
Ele explicou que Irati foi escolhida para a unidade do interior porque a Secretaria da Saúde sinalizou que pretendia um reforço na regional e porque o hospital constatou, em levantamento, que o município é um dos que mais faz encaminhamentos de pacientes a Curitiba.
Para o prefeito Jorge Derbli o atendimento local é imprescindível, devido ao número de pacientes que precisam se deslocar até Curitiba. Atualmente, 200 pessoas recebem tratamento na capital. “Agora, com este braço do Erasto, as pessoas que precisam desse tratamento serão beneficiadas”, disse ele.
O novo ambulatório funciona nas dependências da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati e fará, inicialmente, 2.600 consultas por ano. Após o funcionamento pleno esse número pode ser ampliado para 9.600 consultas por ano. 
A presidente da Associação, Terezinha Miranda Reis, explicou que a entidade faz um trabalho de apoio e assistência social aos pacientes carentes e às suas famílias. “Hoje cerca de 70 pessoas são atendidas pelo Núcleo. Nosso objetivo é amenizar o sofrimento dos pacientes, que precisam se deslocar para outros locais em busca de atendimento”, afirmou.

REDE FEMININA – Na solenidade de inauguração, que contou com a presença da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, também tomou posse a nova diretoria da rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati. A presidente é Ieda Regina Schimalesky Waydzik.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os secretários da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; e de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; o ex-governador e diretor do BRDE, Orlando Pessuti; os deputados federais Sandro Alex e Leandre Dal Ponte; os deputados estaduais Alexandre Curi e Marcio Paulik; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cleide Rando; o presidente da Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Júnior, prefeitos da região e vereadores do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...