Pular para o conteúdo principal

Estado entrega UTI ao Hospital Universitário de Londrina

Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participa da entrega das obras  da U.T.I do H.U de Londrina. Londrina,11/10/2017. Foto:Venilton Küchler

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (11) as novas instalações da UTI adulto do Hospital Universitário (HU) de Londrina. Com 20 leitos, sendo 14 de isolamento, a estrutura foi inteiramente reformada e teve seu espaço ampliado em 619 m2. A previsão é que o serviço comece a funcionar no novo espaço já a partir da próxima semana.
Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 2,7 milhões nas obras de adequação. O investimento faz parte de um amplo programa de reestruturação do HU, vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Estamos promovendo uma grande transformação neste hospital, que é a principal referência de atendimento SUS na região. Uma iniciativa que demonstra a nossa preocupação com a saúde da população do Norte do Estado”, destaca secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
No caso da UTI, duas alas receberam melhorias: UTI 1 e UTI 2. A primeira operava em condições precárias, sobretudo de climatização, e apresentava sérios problemas de infiltração. Já a segunda estava interditada desde setembro de 2014, por conta da necessidade de intervenções físicas solicitadas pela vigilância sanitária.
“Prezamos pela qualidade dos serviços ofertados à população. Por isso, essa obra era prioridade absoluta, porque além de possibilitar a abertura de novos leitos garantiu melhores condições de atendimento na estrutura já existente”, declarou o secretário. “É este tipo de investimento que salva vidas”, afirmou.
Em pouco mais de 31 anos de história, a UTI adulto do HU de Londrina já atendeu quase 30 mil pacientes. A maior parte diz respeito a casos graves que necessitavam de atenção especializada, como vítimas de acidentes de trânsito, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras demandas de urgência e emergência.
O número expressivo reforça a importância da estrutura para o atendimento das demandas de saúde vindas de toda a região, ainda mais com a instalação da nova base do helicóptero de resgate do Governo do Estado em Londrina. Além disso, a unidade tem sido essencial para a formação de novos médicos, principalmente por conta do programa de residência baseado no espaço.
De acordo com a superintendente do HU de Londrina, Elizabeth Ursi, apesar das dificuldades o trabalho desenvolvido na UTI sempre foi reconhecido como destaque por contar com equipe técnica capacitada. “Cerca de 70% dos nossos pacientes encontram neste ambiente uma melhora de sua condição de saúde. Um índice impressionante, quando pensamos na gravidade desses casos”, disse.
Ela relata ainda que recentemente a UTI do Hospital recebeu um reconhecimento nacional pela atuação na rede pública de saúde. “Fomos contemplados com o Selo Participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva, o que coloca nossa UTI no nível das melhores do país em termos de resultado”, diz a superintendente.
A expectativa é que dentro de três meses outros 10 leitos de UTI adulto sejam entregues no hospital. Com isso, subirá para 30 o número de leitos deste gênero. O HU conta ainda com 10 leitos de UTI neonatal, 10 de cuidados intermediários neonatal, 5 de UTI pediátrica e 6 de UTI para queimados.

PRONTO-SOCORRO – Na solenidade, o secretário Caputo Neto anunciou também a construção de um novo pronto- socorro para o hospital. A obra está em licitação e deve dobrar a capacidade de atendimento da estrutura. Serão destinados cerca R$ 17 milhões em recursos do Estado, divididos em três etapas. Neste ano, R$ 1 milhão já será liberado.
“Queremos consolidar este hospital como referência em urgência e emergência. Para isso, se faz necessário uma ampliação significativa no Pronto-Socorro, que é a principal porta de entrada do Samu, do Siate e do helicóptero de resgate”, explica o secretário.
O projeto prevê a reforma dos 900 m2 do piso térreo, que hoje abriga 47 leitos e passará a ter 90 leitos. Em seguida, será construído mais três andares, que serão a base para a instalação do centro de trauma, da unidade cardiovascular (10 leitos) e de uma nova ala de internação.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, disse que o apoio do Estado tem sido essencial para a qualificação dos serviços de saúde na cidade. “Vamos reformar a maternidade, o pronto-atendimento infantil e 13 unidades de saúde, tudo com recursos do Estado. Também temos parcerias importantes em outras áreas que refletem diretamente na qualidade do atendimento às pessoas”, afirmou.
No HU, o Estado está custeando ainda a troca do telhado, a reforma da ala masculina de internamento e a construção da maternidade, que vai mais do que duplicar a capacidade da atual estrutura. O número de leitos de internação subirá de 34 para 76.
São quatro pavimentos, com pronto-socorro obstétrico, centro cirúrgico com duas salas; sete salas de pré-parto, parto e puerpério; enfermarias com leitos de internação; 20 leitos de UTI neonatal, unidade de cuidados intermediários, entre outras alas de atenção materno-infantil.
A expectativa é que o prédio, que já está com quase metade da estrutura concluída, seja inaugurado no segundo semestre de 2018. O investimento do Estado chega a aproximadamente R$ 12,5 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...