Pular para o conteúdo principal

Evento beneficente arrecada recursos para Hospital Erasto Gaertner

 A vice-governadora Cida Borghetti participou neste sábado (14), na capital paranaense, do desfile de motos em apoio à luta contra o câncer de mama. O evento reuniu mais de mil motociclistas vindos de 150 municípios de 11 estados do Brasil. A iniciativa faz parte do ?Outubro Rosa Curitiba?, realizada pelos grupos HOG Curitiba e Ladies of Harley (LOH), formado por proprietários de motos da marca Harley Davidson. Esteve presente o ministro da Saúde, Ricardo Barros.  Curitiba/Pr, 14/10/2017.Foto: Jonas Oliveira/Vice Governadoria

A vice-governadora Cida Borghetti participou neste sábado (14), em Curitiba, do desfile de motos em apoio à luta contra o câncer de mama. O evento reuniu mais de mil motociclistas vindos de 150 municípios de 11 estados do Brasil. A iniciativa faz parte do “Outubro Rosa Curitiba”, promovido pelos grupos HOG Curitiba e Ladies of Harley (LOH), formado por proprietários de motos da marca Harley Davidson.
A ação, que contou com o apoio logístico do Governo do Estado, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e arrecadar recursos para o Hospital Erasto Gaertner, referência em diagnóstico e tratamento do câncer no Sul do Brasil. Os motociclistas se reuniram em frente ao Palácio Iguaçu e seguiram por diversas ruas da capital até o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, onde houve uma confraternização.
“Extremamente importante essa parceria da iniciativa privada, pública e o terceiro setor. Toda essa mobilização e esforço destinam recursos a um hospital que é referência na dedicação ao tratamento do câncer”, afirmou a vice-governadora, que atua há anos em ações de combate ao câncer de mama e saúde preventiva da mulher.

RECURSOS - Nesta edição, as arrecadações com o evento bateram a marca de R$ 2 milhões. Além dos recursos financeiros, o montante incluiu a doação de aproximadamente 23 mil caixas de medicamento, que equivalem a aproximadamente R$ 700 mil.
“Os recursos serão aplicados na criação de um ambulatório novo de especialidades e na modernização do banco de sangue do hospital. A previsão é que os dois projetos sejam inaugurados em 2018”, informou o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.
Cida Borghetti, autora da lei que institui o Dia de Luta Contra o Câncer de Mama, destacou a importância do diagnóstico precoce e lembrou que recentemente o Governo do Estado anunciou a compra de um mamógrafo digital para o Hospital das Clínicas, o equipamento vai compor uma rede com unidades também em Maringá, Londrina e Cascavel.
“Com o diagnóstico precoce podemos diminuir o impacto financeiro na saúde e trazer conforto às famílias. Fico grata e emocionada pelo esforço e contribuição de cada um à causa”, disse a vice-governadora.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, também prestigiou o evento, e ressaltou o bom atendimento e a gestão eficiente do Erasto Gaertner. “Acabamos de inaugurar um acelerador linear para tratamento de radioterapia e o robô Leonardo da Vinci para fazer cirurgias delicadas. Estamos aqui para este apoio não apenas ao Erasto, mas a bandeira de prevenção ao câncer de mama”, disse.

DESTAQUE – A iniciativa está na sua quarta edição e é considerada, pelo segundo ano, o maior evento beneficente de proprietários de motos Harley Davidson do mundo. Segundo um dos organizadores do desfile, Bruno Kukulka, o grupo busca todos os anos ter um evento cada vez mais transparente em seu processo. “Nós da organização somos todos voluntários e 100% das inscrições e das doações entram direto na conta do hospital”.
Em 2014, os “harleyros” arrecadaram R$ 600. Em 2015, os recursos chegaram a R$ 58,4 mil e foram usados para a reforma Ala de Endoscopia do hospital. Em 2016, o grupo conseguiu angariar R$ 496 mil, aplicados na ampliação da Central de Esterilização de Materiais do centro médico. Neste ano a arrecadação dobrou as expectativas dos organizadores, chegando aos R$ 2 milhões.

PARCERIA – O Governo do Estado é também parceiro de muitos dos projetos do Erasto Gaertner. Um deles é a construção do primeiro Hospital Oncopediátrico do Paraná. O Governo investirá R$ 12 milhões na obra, que vai melhorar as condições de tratamento do câncer em crianças.
A expectativa é ampliar de 20 para 39 o número de leitos infantojuvenis, permitindo o atendimento de 300 novos casos por ano. Poderão ser feitas, no local, até 17 mil consultas, 500 cirurgias e mais de 85 mil procedimentos anualmente.
O Estado também faz repasses mensais para garantir o atendimento ambulatorial do hospital. Além disso, a Associação Amigas da Mama (AAMA) é uma das beneficiárias do programa Nota Paraná e recebe, em média, R$ 8 mil em doações por mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...