Paraná - á foram iniciadas as obras de duplicação da rodovia PR-317, no Noroeste do Estado. Nesta sexta-feira (31), o governador Beto Richa esteve em Ivailândia, distrito de Engenheiro Beltrão, para vistoriar o início dos trabalhos. Na primeira etapa, serão duplicados 41 quilômetros, entre Floresta e Peabiru. No total, serão 53 quilômetros, alcançando até Campo Mourão, onde a rodovia passa a chamar BR-158.
“Esta é mais uma importante obra de duplicação que era aguardada há décadas pela população do Noroeste. Esse é um trecho critico com muito movimento e acidentes freqüentes”, afirmou o governador.
A obra é uma parceria do Governo do Paraná com a concessionária Viapar, que investirá em todo o trecho cerca de R$ 208 milhões. O prazo para entrega é dezembro de 2015.
Richa disse que, com diálogo, o governo conseguiu negociar com as concessionárias de pedágio a retomada dos investimentos nas rodovias. “Hoje, temos obras em todas as regiões do Anel de Integração. Chamamos as concessionárias para conversar e fizemos prevalecer o interesse público”, afirmou.
O governador lembrou que está aberto o processo de licitação para duplicação, por meio de Parceria Público Privada (PPP), da PR-323, entre Paiçandu a Francisco Alves. As propostas serão conhecidas até o fim de fevereiro.
A OBRA - As equipes estão trabalhando na terraplenagem, limpeza e drenagem da rodovia PR-317, assim como execução das interseções (pontes, viadutos, retornos). Ao longo da PR-317 serão construídos uma nova ponte sobre o rio Ivaí, um viaduto em Engenheiro Beltrão, um viaduto no acesso a Terra Boa e 15 retornos em nível.
“Essa obra é muito importante para nossa população. Estamos cansados de conviver com os acidentes e mortes dentro da nossa cidade. O governo tem sido um grande parceiro nosso, tem olhado para nossa região”, avaliou o prefeito de Engenheiro Beltrão, Elias Lima.
Marcelo Stachow, presidente da Viapar, disse que cerca de 10 mil veículos passam diariamente pelo trecho que será duplicado. “Com o apoio do governo estadual, conseguimos iniciar essa importante obra que vai melhorar o transporte da safra e reduzir acidentes”, afirmou. Após a duplicação do trecho da PR-317, serão iniciadas as obras para duplicar os outros 12 quilômetros da BR-158, entre Peabiru e Campo-Mourão.
Ao longo deste trecho serão construídos uma nova ponte sobre o rio, dois viadutos e duas trincheiras em Peabiru e quatro retornos em nível. “A duplicação desafogará os gargalos rodoviários, aumentará a segurança dos usuários e melhorará o escoamento da produção”, afirma o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
TRECHOS ESTRATÉGICOS – A duplicação da rodovia no Noroeste faz parte de um conjunto de obras em trechos estratégicos do Anel de Integração. Atualmente estão em andamento obras de duplicação em nove trechos.
Realizadas com recursos do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ou em parceria com as concessionárias, as obras somam 118,2 quilômetros de implantação de pistas duplas. Já foi entregue no ano passado a duplicação de 14 quilômetros entre Medianeira e Matelândia, no Oeste do Estado.
NOROESTE - Outras duas obras estão sendo executadas pelo Governo do Paraná e Viapar, na região Noroeste. Com investimento total chega a R$ 137 milhões. Em Mandaguari, está sendo construído um contorno rodoviário na BR 376, com extensão de 10 quilômetros. A obra desafogará o trânsito pesado de caminhões que circulam dentro do município, além de desenvolver a região. A obra, que tem previsão para estar pronta em dezembro de 2014, já está com 76% dos serviços finalizados. O investimento é de R$ 95 milhões.
Outra intervenção é a duplicação entre Jandaia do Sul e Apucarana, com investimento de R$ 42 milhões. Estão sendo duplicados 11 quilômetros das rodovias BR-369 e BR-376, além da construção de um viaduto em Cambira, uma trincheira no distrito de Pirapó, uma interseção em nível em Cambira, passagem sob o viaduto ferroviário em Cambira e seis retornos em nível (três para cada sentido). A obra já está com 95% dos serviços concluídos.
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