Pular para o conteúdo principal

Indústria do Paraná retoma crescimento e avança 2,4% em fevereiro

Paraná - A produção da indústria do Paraná avançou 2,4% na passagem de janeiro para fevereiro de 2015. Na média nacional houve recuo de 0,9%. Os números são da Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
O Estado reverteu o resultado negativo verificado no mês anterior, de -6,1%. Com isso, o índice trimestral registrou variação negativa de 1,6% nos três meses encerrados em fevereiro frente ao nível do mês anterior. Entre os 14 locais pesquisados no País, seis apresentaram diminuição no ritmo da produção industrial. 
Os ramos que influenciaram positivamente no índice geral do Estado foram fabricação de veículos automotores, fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, máquinas e equipamentos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e produtos de metal. 

COMPARATIVO - Em fevereiro de 2015, na comparação com fevereiro de 2014, o setor fabril paranaense recuou de 15% e o brasileiro, 9,1%. A retração foi registrada em 12 dos 15 locais pesquisados. 
Os setores que afetaram negativamente o desempenho no Estado foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-42,7%), produtos minerais não-metálicos (-26%), de móveis (-19,4%), produtos alimentícios (-11%) e produtos químicos (-10,5%). Em sentido oposto, os setores de bebidas (8,6%), celulose e papel (7,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,5%) exerceram as influências positivas. 
No índice acumulado no primeiro bimestre de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 13,2% em comparação com o mesmo período de 2014. Houve redução de 7,1% na produção nacional. Dos treze setores pesquisados, nove diminuíram a produção, puxados por fabricação de veículos automotivos (-39,5%), de produtos de minerais não-metálicos (-21,6%), de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-13,4%), de produtos de metal (-12,9%) e de borracha e de material plástico (-9,5%). 
No índice acumulado nos últimos doze meses, terminado em fevereiro de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 8,3%, versus retração de 4,5% na produção nacional. Os setores que afetaram negativamente o desempenho do Estado foram a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-29%), de máquinas e equipamentos (-15,6%), de móveis (-8,7%), de produtos alimentícios (-6,5%) e de produtos de metal (-5,4%). 
Os números da produção industrial reproduzem o enfraquecimento da economia brasileira, determinada pelos efeitos da política econômica praticada pelo governo federal, que priorizou medidas como as intervenções excessivas, levando à redução da eficiência geral da economia e do funcionamento de mercados específicos. 
O setor mais emblemático é o automotivo, que passa por uma forte retração das vendas internas e aumento dos estoques nas fábricas e revendas. Como consequência, as grandes montadoras vêm adotando medidas de corte de produção, suspensão temporária de contratos de trabalho, férias coletivas e programas de demissão voluntária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de