Pular para o conteúdo principal

Richa autoriza a nomeação de 299 educadores sociais

Educação - O governador Beto Richa autorizou a nomeação de 299 educadores sociais para atuarem nos 18 Centros de Socioeducação (Cense) e nas seis Casas de Semiliberdade do Estado. A autorização foi assinada nesta terça-feira (14). Os profissionais, aprovados em concurso feito no ano passado, irão substituir os cerca de 290 educadores contratados por processo seletivo simplificado (PSS), cujos contratos vencem no início do mês de maio. 
Para Pedro Ribeiro Giamberardino, diretor do departamento de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a contratação dos profissionais garante vínculo e permite um melhor atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Estado. “Temos a certeza de que esses servidores permanecerão mais tempo no serviço público, permitindo uma política continuada junto aos adolescentes”, afirma. 

CUIDADOS – Os educadores sociais são responsáveis pelos cuidados dos cerca de mil adolescentes em privação ou restrição de liberdade no Paraná. Suas atribuições incluem o acompanhamento dos adolescentes às atividades de escolarização, de qualificação profissional, atendimentos médicos, audiências e a própria movimentação nos Censes e nas Casas de Semiliberdade. 
“A nomeação desses servidores é muito importante para que os internos possam manter uma proximidade com o educador, levando em conta sua condição de adolescente, que necessita de mais cuidado”, diz Giamberardino. “São condições diferentes do adulto. Os adolescentes têm uma personalidade que está em desenvolvimento, demandam uma maior atenção e um vínculo mais próximo com os educadores sociais”, ressalta. 

FORMAÇÃO – No próximo semestre, os educadores passarão por capacitações oferecidas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Escola de Governo. Essas formações se iniciaram no ano passado para todos os servidores e abordam temas como os conceitos de socioeducação e de segurança, além de módulos sobre direitos humanos, cidadania e formação profissional. 
Além disso, na posse dos novos servidores, prevista para os dias 28, 29 e 30 de abril, representantes do poder Judiciário, da Defensoria Pública e do Ministério Público ministrarão palestras para esclarecer aos educadores sobre o funcionamento do sistema socioeducativo. “É uma forma deles entrarem no Governo do Estado com uma visão clara de como será seu trabalho a partir de agora”, explica o diretor do departamento de Atendimento Socioeducativo. 

NOMEAÇÃO – Com a nomeação, o Paraná contará com mais de 940 educadores sociais, todos do Quadro Próprio do Estado. Até então, eram cerca de 640 servidores ocupando a função, além dos PSS. O concurso realizado no ano passado prevê a contratação de 411 educadores no período de dois anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de