Pular para o conteúdo principal

Richa autoriza a nomeação de 299 educadores sociais

Educação - O governador Beto Richa autorizou a nomeação de 299 educadores sociais para atuarem nos 18 Centros de Socioeducação (Cense) e nas seis Casas de Semiliberdade do Estado. A autorização foi assinada nesta terça-feira (14). Os profissionais, aprovados em concurso feito no ano passado, irão substituir os cerca de 290 educadores contratados por processo seletivo simplificado (PSS), cujos contratos vencem no início do mês de maio. 
Para Pedro Ribeiro Giamberardino, diretor do departamento de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a contratação dos profissionais garante vínculo e permite um melhor atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Estado. “Temos a certeza de que esses servidores permanecerão mais tempo no serviço público, permitindo uma política continuada junto aos adolescentes”, afirma. 

CUIDADOS – Os educadores sociais são responsáveis pelos cuidados dos cerca de mil adolescentes em privação ou restrição de liberdade no Paraná. Suas atribuições incluem o acompanhamento dos adolescentes às atividades de escolarização, de qualificação profissional, atendimentos médicos, audiências e a própria movimentação nos Censes e nas Casas de Semiliberdade. 
“A nomeação desses servidores é muito importante para que os internos possam manter uma proximidade com o educador, levando em conta sua condição de adolescente, que necessita de mais cuidado”, diz Giamberardino. “São condições diferentes do adulto. Os adolescentes têm uma personalidade que está em desenvolvimento, demandam uma maior atenção e um vínculo mais próximo com os educadores sociais”, ressalta. 

FORMAÇÃO – No próximo semestre, os educadores passarão por capacitações oferecidas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Escola de Governo. Essas formações se iniciaram no ano passado para todos os servidores e abordam temas como os conceitos de socioeducação e de segurança, além de módulos sobre direitos humanos, cidadania e formação profissional. 
Além disso, na posse dos novos servidores, prevista para os dias 28, 29 e 30 de abril, representantes do poder Judiciário, da Defensoria Pública e do Ministério Público ministrarão palestras para esclarecer aos educadores sobre o funcionamento do sistema socioeducativo. “É uma forma deles entrarem no Governo do Estado com uma visão clara de como será seu trabalho a partir de agora”, explica o diretor do departamento de Atendimento Socioeducativo. 

NOMEAÇÃO – Com a nomeação, o Paraná contará com mais de 940 educadores sociais, todos do Quadro Próprio do Estado. Até então, eram cerca de 640 servidores ocupando a função, além dos PSS. O concurso realizado no ano passado prevê a contratação de 411 educadores no período de dois anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Richa Para Governo E Dias Para Senado Lideram

Política - Saiu a pesquisa Datafolha com os números para a disputa pelo governo do Paraná. Beto Richa(PSDB) lidera com 39%, seguido de Roberto Requião(PMDB) com 33% e Gleisi Hoffmann(PT) com 11%. Bernado Pilotto(PSOL) e Ogier Buchi(PRP) marcaram, cada, 1%. Geonísio Marinho (PRTB), Túlio Bandeira(PTC) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegaram a 1%. A pesquisa, realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00358/2014. O levantamento ouviu 1226 eleitores em 46 municípios do estado. Senado - Alvaro Dias (PSDB), candidato do governador Beto Richa (PSDB), lidera com folga a disputa ao Senado com com 57% das intenções de voto, conforme pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Datafolha. O segundo colocado, Ricardo Gomyde (PCdoB), candidato da chapa de Gleisi Hoffmann (PT), tem 4%. Depois, aparecem Marcelo Almeida (PMDB), candidato de Rob...