Pular para o conteúdo principal

Richa anuncia instalação de mais 67 Espaços Cidadão

Paraná - O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (20/08), no Palácio Iguaçu, um termo cooperação técnica com prefeitos para a instalação de 67 novos Espaços Cidadão. Além de acesso gratuito à internet, os espaços são centros de aperfeiçoamento profissional e repasse de conhecimento para os paranaenses que procuram crescer em suas carreiras, começar um novo ofício e com isso melhorar cada vez mais sua qualidade de vida.
Com essa cooperação, o Paraná passa a contar com mais de 350 Espaços Cidadão, em todas as regiões do Paraná. O programa é da Secretaria para Assuntos estratégicos e a meta é atender a todos os municípios com a construção de 500 centros, até 2014. “Vivemos na era do conhecimento e precisamos dar oportunidades à população para que tenham um desenvolvimento intelectual e profissional melhor”, afirmou o governador.
Richa disse que ao ampliar o acesso ao conhecimento, o governo garante aos cidadãos paranaenses uma educação de mais qualidade. “Nesses espaços os alunos poderão fazer cursos e se qualificar para o mercado de trabalho. Educação profissional também é uma prioridade do nosso governo”, afirmou. Ele reforçou que é necessário investir em qualificação, pois o Paraná vive o maior ciclo de industrialização da história, com a criação de 160 mil empregos. “Mesmo os moradores de pequenos municípios terão opção de acompanhar os cursos e palestras transmitidos, via web, para todos os Espaços Cidadão instalados no Paraná”, disse o governador. 

AÇÃO CONJUNTA - O programa é uma ação conjunta do Governo Estadual, prefeituras e associação de bairros, com a intenção de oferecer ao cidadão uma estrutura completa, com computadores e acesso à internet com fibra ótica da Copel. O Estado disponibiliza os cursos de capacitação, a internet e os computadores, além de oferecer assistência técnica para as unidades. Já a prefeitura municipal é responsável pele espaço físico, por divulgar o projeto e pelos monitores.
O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, afirmou que os antigos telecentros foram transformados em espaços mais amplos, para que o cidadão possa ter a oportunidade de receber capacitação profissional. “Além de disponibilizar acesso à internet, hoje o cidadão paranaense tem a opção de assistir e participar de cursos e palestras gratuitamente, que são ministrados de forma presencial ou à distância”, disse o secretário. Os cursos de profissionalização são oferecidos pelo Sistema Senac (comércio), Senar (agricultura) e Senai (indústria) e Sebrae, Intel e Fundação Getúlio Vargas.
“Entendemos que ao ampliar os serviços ofertados nesses espaços, oferecendo para a população oportunidades de aperfeiçoar seus conhecimentos de forma eficiente e gratuita, estamos contribuindo para a igualdade de oportunidades, abrindo possibilidade para todos os paranaenses realizarem seus sonhos e projetos”, afirmou Casagrande. 

DESENVOLVIMENTO HUMANO - São consideradas prioritárias para as ações deste programa as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Paraná. É o caso do município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, que receberá a segunda unidade do programa Espaço Cidadão. “Com o apoio do Estado, teremos agora mais um espaço com computadores melhores e mais oportunidades para nossos jovens e idosos. Vivemos na era digital e disponibilizar conhecimento gratuito para a população é muito importante”, disse o prefeito Marcio Neri de Oliveira. Quitandinha tem 17 mil habitantes.
O prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, afirmou que seu município tem muita necessidade de capacitação da mão de obra. “A inclusão digital permitirá aos nossos cidadãos formação e informação. Teremos um nivelamento digital e mais oportunidades para nossa população”, disse o prefeito. Mallet receberá o primeiro Espaço Cidadão, que será instalado na avenida principal da cidade.

Confira os municípios beneficiados:
Alvorada do Sul
Ângulo
Assai
Assis Chateaubriand
Atalaia
Balsa Nova
Brasilândia do Sul
Cafeara
Cafelândia
Campo Mourão
Capitão Leônidas Marques
Faxinal
Floresta
Flor da Serra do Sul
Florida
Floraí
Foz do Jordão
General Carneiro
Guairá
Iguatu
Ivaí
Jaguapitã
Japurá
Jardim Olinda
Lapa
Lobato
Mallet
Mandaguari
Mandaguaçu
Marilândia do Sul
Medianeira
Mariópolis
Marquinho
Matelândia
Nova América da Colina
Palmeira
Paiçandu
Paraíso do Norte
Pato Branco
Paulo Frontin
Piraí do Sul
Porto Vitória
Querência do Norte
Quitandinha
Ramilândia
Rancho Alegre
Rio Azul
Rio Bom
Salto do Lontra
Santa Lúcia
São Carlos do Ivaí
São Tomé
Santa Fé
Sengés
Sertaneja
Sertanópolis
Serranópolis do Iguaçu
Tapejara
Tapira
Teixeira Soares
Uniflor
Vitorino

O governador Beto Richa assina termo cooperação técnica com prefeitos municipais para a instalação de 67 Espaços Cidadão, telecentros com acesso a internet para a capacitação profissional da comunidade. Curitiba/Pr, 20.08.2013 - Foto Jonas Oliveira/AENPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Personagens Dos 30 Anos Da Praça É Nossa'

Velha Surda (Roni Rios) Um dos personagens mais lembrados da "Praça", Velha Surda ocupou o banco da praça durante 14 anos, da estreia do programa à morte de seu intérprete, Roni Rios, em 2001. Além da senhora que ouvia mal e irritava Carlos Alberto de Nóbrega e Apolônio (Viana Junior), o ator viveu Philadelpho, Explicadinho e outros papéis marcantes.  Vera Verão (Jorge Lafond) "Bicha, não! Eu sou uma quase mulher!" Quem não se lembra desta frase que Vera Verão gritava quando era chamada de "bicha"? A personagem imortalizou Jorge Lafond, que de bailarino virou ator, humorista e fez novela na Globo até se consagrar na "Praça". Morreu em 2003, aos 50 anos, e ainda rende audiência quando o quadro de Vera Verão é reprisado pelo SBT Pacífico (Ronald Golias) Amigo de Carlos Alberto e do pai, Manuel de Nóbrega, Golias atuou na "Praça da Alegria" (TV Paulista) e na "Praça Brasil" (Band), a...

Mostra De Profissões Da UEM Deve Receber 10 mil Visitantes Estudantes

Paraná  - A sexta edição da Mostra de Profissões que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza dias 10 e 11 de abril deverá receber cerca de 10 mil alunos do ensino médio, segundo previsão dos organizadores do evento. Eles irão passar pelos estandes de cursos, que estarão montados no estacionamento da Biblioteca Central da Universidade. Segundo o diretor de Ensino de Graduação da UEM, Eduardo Radovanovic, no ano passado a mostra foi visitada por estudantes de mais de 50 cidades do Paraná e também de São Paulo. “A Mostra de Profissões é uma iniciativa importante da Universidade, que abre seus portões para receber alunos que se preparam para a escolha de um curso superior”, diz Radovanovic. Segundo ele, a Mostra pode ajudar o escolher melhor a profissão. “No final das contas, o sucesso também reflete na Universidade, já que a escolha certa da futura profissão tende a diminuir os índices de evasão nos cursos”, avalia o diretor. “Quem fica nos estantes são universitários, que tê...

A Dor Mais Forte Do Mundo

Segundo os cientistas, a dor mais forte do planeta é causada pelo Peixe Pedra (Synanceia Verrucosa). Ele é um peixe que vive em águas rasas do Oceano Pacifico e Índico e é muito encontrado em águas australianas, mede entre 30 e 60 centímetros e seu cardápio é composto basicamente de pequenos peixes ou crustáceos. Tem cerca de 13 espinhos venenosos alinhados na região dorsal e se camufla facilmente entre corais, pois sua cor e formato é semelhante ao das pedras, como vive em águas rasas pode a maioria das suas vítimas são humanos que pisam nele. Quando uma pessoa pisa no peixe pedra é injetada uma grande quantidade de veneno que causa uma dor intensa e agonizante, se o ferimento causado pelos espinho do peixe for muito profundo o veneno pode causar choque, delírios, paralisia e a morte de tecidos e as vezes asfixia ou ataque cardíaco, se não for tratado rapidamente nas primeiras horas o veneno pode ser fatal, se uma pessoa com menos de 7 anos de idade um idoso ou alguém com sistema imun...