Pular para o conteúdo principal

Richa anuncia instalação de mais 67 Espaços Cidadão

Paraná - O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (20/08), no Palácio Iguaçu, um termo cooperação técnica com prefeitos para a instalação de 67 novos Espaços Cidadão. Além de acesso gratuito à internet, os espaços são centros de aperfeiçoamento profissional e repasse de conhecimento para os paranaenses que procuram crescer em suas carreiras, começar um novo ofício e com isso melhorar cada vez mais sua qualidade de vida.
Com essa cooperação, o Paraná passa a contar com mais de 350 Espaços Cidadão, em todas as regiões do Paraná. O programa é da Secretaria para Assuntos estratégicos e a meta é atender a todos os municípios com a construção de 500 centros, até 2014. “Vivemos na era do conhecimento e precisamos dar oportunidades à população para que tenham um desenvolvimento intelectual e profissional melhor”, afirmou o governador.
Richa disse que ao ampliar o acesso ao conhecimento, o governo garante aos cidadãos paranaenses uma educação de mais qualidade. “Nesses espaços os alunos poderão fazer cursos e se qualificar para o mercado de trabalho. Educação profissional também é uma prioridade do nosso governo”, afirmou. Ele reforçou que é necessário investir em qualificação, pois o Paraná vive o maior ciclo de industrialização da história, com a criação de 160 mil empregos. “Mesmo os moradores de pequenos municípios terão opção de acompanhar os cursos e palestras transmitidos, via web, para todos os Espaços Cidadão instalados no Paraná”, disse o governador. 

AÇÃO CONJUNTA - O programa é uma ação conjunta do Governo Estadual, prefeituras e associação de bairros, com a intenção de oferecer ao cidadão uma estrutura completa, com computadores e acesso à internet com fibra ótica da Copel. O Estado disponibiliza os cursos de capacitação, a internet e os computadores, além de oferecer assistência técnica para as unidades. Já a prefeitura municipal é responsável pele espaço físico, por divulgar o projeto e pelos monitores.
O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, afirmou que os antigos telecentros foram transformados em espaços mais amplos, para que o cidadão possa ter a oportunidade de receber capacitação profissional. “Além de disponibilizar acesso à internet, hoje o cidadão paranaense tem a opção de assistir e participar de cursos e palestras gratuitamente, que são ministrados de forma presencial ou à distância”, disse o secretário. Os cursos de profissionalização são oferecidos pelo Sistema Senac (comércio), Senar (agricultura) e Senai (indústria) e Sebrae, Intel e Fundação Getúlio Vargas.
“Entendemos que ao ampliar os serviços ofertados nesses espaços, oferecendo para a população oportunidades de aperfeiçoar seus conhecimentos de forma eficiente e gratuita, estamos contribuindo para a igualdade de oportunidades, abrindo possibilidade para todos os paranaenses realizarem seus sonhos e projetos”, afirmou Casagrande. 

DESENVOLVIMENTO HUMANO - São consideradas prioritárias para as ações deste programa as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Paraná. É o caso do município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, que receberá a segunda unidade do programa Espaço Cidadão. “Com o apoio do Estado, teremos agora mais um espaço com computadores melhores e mais oportunidades para nossos jovens e idosos. Vivemos na era digital e disponibilizar conhecimento gratuito para a população é muito importante”, disse o prefeito Marcio Neri de Oliveira. Quitandinha tem 17 mil habitantes.
O prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, afirmou que seu município tem muita necessidade de capacitação da mão de obra. “A inclusão digital permitirá aos nossos cidadãos formação e informação. Teremos um nivelamento digital e mais oportunidades para nossa população”, disse o prefeito. Mallet receberá o primeiro Espaço Cidadão, que será instalado na avenida principal da cidade.

Confira os municípios beneficiados:
Alvorada do Sul
Ângulo
Assai
Assis Chateaubriand
Atalaia
Balsa Nova
Brasilândia do Sul
Cafeara
Cafelândia
Campo Mourão
Capitão Leônidas Marques
Faxinal
Floresta
Flor da Serra do Sul
Florida
Floraí
Foz do Jordão
General Carneiro
Guairá
Iguatu
Ivaí
Jaguapitã
Japurá
Jardim Olinda
Lapa
Lobato
Mallet
Mandaguari
Mandaguaçu
Marilândia do Sul
Medianeira
Mariópolis
Marquinho
Matelândia
Nova América da Colina
Palmeira
Paiçandu
Paraíso do Norte
Pato Branco
Paulo Frontin
Piraí do Sul
Porto Vitória
Querência do Norte
Quitandinha
Ramilândia
Rancho Alegre
Rio Azul
Rio Bom
Salto do Lontra
Santa Lúcia
São Carlos do Ivaí
São Tomé
Santa Fé
Sengés
Sertaneja
Sertanópolis
Serranópolis do Iguaçu
Tapejara
Tapira
Teixeira Soares
Uniflor
Vitorino

O governador Beto Richa assina termo cooperação técnica com prefeitos municipais para a instalação de 67 Espaços Cidadão, telecentros com acesso a internet para a capacitação profissional da comunidade. Curitiba/Pr, 20.08.2013 - Foto Jonas Oliveira/AENPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...