Pular para o conteúdo principal

Richa anuncia instalação de mais 67 Espaços Cidadão

Paraná - O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (20/08), no Palácio Iguaçu, um termo cooperação técnica com prefeitos para a instalação de 67 novos Espaços Cidadão. Além de acesso gratuito à internet, os espaços são centros de aperfeiçoamento profissional e repasse de conhecimento para os paranaenses que procuram crescer em suas carreiras, começar um novo ofício e com isso melhorar cada vez mais sua qualidade de vida.
Com essa cooperação, o Paraná passa a contar com mais de 350 Espaços Cidadão, em todas as regiões do Paraná. O programa é da Secretaria para Assuntos estratégicos e a meta é atender a todos os municípios com a construção de 500 centros, até 2014. “Vivemos na era do conhecimento e precisamos dar oportunidades à população para que tenham um desenvolvimento intelectual e profissional melhor”, afirmou o governador.
Richa disse que ao ampliar o acesso ao conhecimento, o governo garante aos cidadãos paranaenses uma educação de mais qualidade. “Nesses espaços os alunos poderão fazer cursos e se qualificar para o mercado de trabalho. Educação profissional também é uma prioridade do nosso governo”, afirmou. Ele reforçou que é necessário investir em qualificação, pois o Paraná vive o maior ciclo de industrialização da história, com a criação de 160 mil empregos. “Mesmo os moradores de pequenos municípios terão opção de acompanhar os cursos e palestras transmitidos, via web, para todos os Espaços Cidadão instalados no Paraná”, disse o governador. 

AÇÃO CONJUNTA - O programa é uma ação conjunta do Governo Estadual, prefeituras e associação de bairros, com a intenção de oferecer ao cidadão uma estrutura completa, com computadores e acesso à internet com fibra ótica da Copel. O Estado disponibiliza os cursos de capacitação, a internet e os computadores, além de oferecer assistência técnica para as unidades. Já a prefeitura municipal é responsável pele espaço físico, por divulgar o projeto e pelos monitores.
O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, afirmou que os antigos telecentros foram transformados em espaços mais amplos, para que o cidadão possa ter a oportunidade de receber capacitação profissional. “Além de disponibilizar acesso à internet, hoje o cidadão paranaense tem a opção de assistir e participar de cursos e palestras gratuitamente, que são ministrados de forma presencial ou à distância”, disse o secretário. Os cursos de profissionalização são oferecidos pelo Sistema Senac (comércio), Senar (agricultura) e Senai (indústria) e Sebrae, Intel e Fundação Getúlio Vargas.
“Entendemos que ao ampliar os serviços ofertados nesses espaços, oferecendo para a população oportunidades de aperfeiçoar seus conhecimentos de forma eficiente e gratuita, estamos contribuindo para a igualdade de oportunidades, abrindo possibilidade para todos os paranaenses realizarem seus sonhos e projetos”, afirmou Casagrande. 

DESENVOLVIMENTO HUMANO - São consideradas prioritárias para as ações deste programa as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Paraná. É o caso do município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, que receberá a segunda unidade do programa Espaço Cidadão. “Com o apoio do Estado, teremos agora mais um espaço com computadores melhores e mais oportunidades para nossos jovens e idosos. Vivemos na era digital e disponibilizar conhecimento gratuito para a população é muito importante”, disse o prefeito Marcio Neri de Oliveira. Quitandinha tem 17 mil habitantes.
O prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, afirmou que seu município tem muita necessidade de capacitação da mão de obra. “A inclusão digital permitirá aos nossos cidadãos formação e informação. Teremos um nivelamento digital e mais oportunidades para nossa população”, disse o prefeito. Mallet receberá o primeiro Espaço Cidadão, que será instalado na avenida principal da cidade.

Confira os municípios beneficiados:
Alvorada do Sul
Ângulo
Assai
Assis Chateaubriand
Atalaia
Balsa Nova
Brasilândia do Sul
Cafeara
Cafelândia
Campo Mourão
Capitão Leônidas Marques
Faxinal
Floresta
Flor da Serra do Sul
Florida
Floraí
Foz do Jordão
General Carneiro
Guairá
Iguatu
Ivaí
Jaguapitã
Japurá
Jardim Olinda
Lapa
Lobato
Mallet
Mandaguari
Mandaguaçu
Marilândia do Sul
Medianeira
Mariópolis
Marquinho
Matelândia
Nova América da Colina
Palmeira
Paiçandu
Paraíso do Norte
Pato Branco
Paulo Frontin
Piraí do Sul
Porto Vitória
Querência do Norte
Quitandinha
Ramilândia
Rancho Alegre
Rio Azul
Rio Bom
Salto do Lontra
Santa Lúcia
São Carlos do Ivaí
São Tomé
Santa Fé
Sengés
Sertaneja
Sertanópolis
Serranópolis do Iguaçu
Tapejara
Tapira
Teixeira Soares
Uniflor
Vitorino

O governador Beto Richa assina termo cooperação técnica com prefeitos municipais para a instalação de 67 Espaços Cidadão, telecentros com acesso a internet para a capacitação profissional da comunidade. Curitiba/Pr, 20.08.2013 - Foto Jonas Oliveira/AENPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro

Era Uma Casa Muito Engraçada....