Pular para o conteúdo principal

Copel alia-se aos chineses para disputar usina de Sinop, no Mato Grosso

Brasil - A Copel vai formar com a gigante chinesa State Grid um consórcio para participar da licitação da hidrelétrica de Sinop, que será leiloada na próxima quinta-feira. Essa não será a primeira vez que a estatal paranaense se alia à estatal chinesa. As duas empresas já disputaram juntas linhas de transmissão. Fontes ouvidas pelo Valor afirmam que a Copel e a Cemig são consideradas as empresas mais interessadas em Sinop, que será construída no rio Teles Pires, no Mato Grosso.Tanto a estatal paranaense quanto a estatal mineira “têm competência técnica e fome de megawatts”, disse um executivo, referindo-se à necessidade das duas companhias de repor a geração das usinas que serão devolvidas para a União até 2015. A Copel e Cemig não aderiram à proposta do governo federal para a renovação antecipada das concessões do setor elétrico.
O diretor financeiro da Copel, Luiz Eduardo Sebastiani, afirmou ontem que a empresa pretende ter 49% do consórcio que disputará Sinop, enquanto os chineses ficarão com os 51% restantes. No entanto, ainda não está totalmente certo se o consórcio vai apresentar ofertas no leilão. Segundo Sebastiani, a participação de 49% é oportuna, ao permitir à estatal uma maior agilidade na tomada de decisões.
Sinop é a única hidrelétrica de grande porte que foi cadastrada para o leilão de energia que será realizado na semana que vem, quando serão licitados projetos de geração que ficarão prontos em 2018 (A-5). O governo já tentou licitar a usina em dezembro do ano passado, mas não houve interessados. As empresas alegam que os custos ambientais do empreendimento são muito altos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro

Curiosidades