Pular para o conteúdo principal

APAEs recebem 40 micro-ônibus adaptados e novos recursos para investimento

Paraná - O governador Beto Richa entregou nesta sexta-feira (16), em Guarapuava, 40 micro-ônibus para prefeituras de todas as regiões do Paraná. Com os veículos adaptados, as Apaes farão o transporte de crianças com necessidades especiais. Ao todo, 1.760 alunos são beneficiados. “Os veículos vão atender a todas as regiões do Estado e melhorar a vida de milhares de famílias. Todos os ônibus são preparados para atender as necessidades dos estudantes”, afirmou Beto Richa. 
Richa ressaltou que o investimento para as Apaes se soma a outras medidas fundamentais para a Educação Especial no Paraná. Nesta semana, o governador sancionou a lei que institui o programa Todos Iguais Pela Educação, que torna obrigatório que as escolas básicas de Educação Especial tenham os mesmos direitos e recursos que o governo destina às escolas da rede estadual de ensino. A lei foi proposta pelo próprio governador e é pioneira no Brasil. 
“Trouxemos as Apaes e as entidades que ofertam Educação Especial para dentro da rede estadual de ensino. Com isso, o Paraná se coloca na contramão do Governo Federal, que tem proposta de promover inclusão radical dos alunos com necessidades especiais na escolas regulares”, disse Richa. “Isso não é bom para as pessoas com deficiência nem para os alunos. No Paraná, apoiamos totalmente as Apaes para que as pessoas tenham vida digna que possam exercer a cidadania”, afirmou Richa. 

SEGURANÇA E CONFORTO – O investimento na aquisição dos micro-ônibus é de R$ 9,5 milhões e irá garantir mais segurança e conforto às crianças com necessidades especiais. Cada veículo tem capacidade para transportar 44 alunos sentados. Todos são equipados com plataformas elevadas, têm bancos mais largos e contam com cadeiras de rodas. São todos ônibus novos que serão agregados ao transporte escolar dos municípios.
O vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, disse que o Paraná dá exemplo para o Brasil. Ele ressaltou que a legislação criada pelo Estado neste ano para integrar as escolas de educação especial à rede estadual de ensino está sendo copiada por outros governos. "O Paraná avançou muito nesta gestão e virou referência. Na área de ensino especial, estamos colocando as pessoas com deficiência no mesmo nível das pessoas que não têm deficiência", disse. 
Arns disse que o governo está oferecendo condições para que as estudantes com deficiência recebam do Estado tudo aquilo que recebem as alunos que frequentam as escolas regulares, sem discriminação. "As crianças têm o mesmo direito", afirmou. 
"O Paraná deu um pontapé inicial numa administração que vai beneficiar quem mais precisa, as crianças com necessidades especiais”, afirmou o coordenador regional das APAEs, Verter Fontes da Silva. “Juntos somos mais fortes. Vim para agradecer ao governador por esses veículos, por não nos tratar com diferença e dizer que são conquistas extraordinárias. Temos um governo que é exemplo de dignidade para o resto do Brasil", declarou.
Para o prefeito de Guarapuava, Cezar Silvestri Filho, as medidas anunciadas por Beto Richa mostram que o governo estadual está sintonizado com os sentimentos da população e de especialistas da educação. "Se dependesse do Governo Federal, as Apaes já teriam acabado, há alguns anos. Não fosse a intervenção do Flávio Arns, na época senador, a situação teria ficado muito ruim. O governador Beto Richa tem a mesma sensibilidade", afirmou o prefeito. 

OBRAS NAS ESCOLAS
- Ainda em Guarapuava, no mesmo evento, o governador Beto Richa anunciou a liberação do fundo rotativo para obras descentralizadas em 106 escolas da rede estadual de ensino regular do Paraná e assinou uma autorização de convênio para reformas descentralizadas em 22 Apaes do Paraná. O investimento soma R$ 18,6 milhões.
Especificamente para Guarapuava, o governador Beto Richa anunciou investimentos de R$ 11,1 milhões. Neste valor estão previstas a construção de prédios novos para duas escolas - o Colégio Pedro Carli (R$ 4.5 milhões), no bairro Vila Bela, e o Colégio Leni Marlene Jacob (R$ 3,9 milhões), no bairro Primavera. 
Ainda em Guarapuava, a Secretaria Estadual da Educação vai realizar obras de ampliação no Colégio Estadual Professora Alba Keinert. O investimento será de R$ 1,85 milhão. Serão ampliadas cinco salas de aula e construídas uma quadra esportiva e uma passarela para os alunos. 
No Colégio Francisco Carneiro Martins serão investidos R$ 876.000,00 nos reparos da parte elétrica, nos laboratórios, e nas ampliações da cozinha, refeitório e sala de soldagem. 

Municípios que receberão micro-ônibus adaptados
Bandeirantes 
Bituruna 
Califórnia 
Campo Bonito 
Cantagalo 
Clevelândia 
Colombo 
Colorado 
Contenda 
Coronel Vivida 
Doutor Camargo 
Floresta 
Formosa do Oeste 
Guarapuava 
Jaguapitã 
Jussara 
Laranjeiras do Sul 
Mandaguaçu 
Nova Laranjeiras 
Nova Tebas 
Palmeira 
Paranacity 
Paranaguá 
Pinhão 
Porto Vitória 
Prudentópolis 
Rebouças 
Santa Cecília do Pavão 
Santa Cruz de Monte Castelo 
Santa Fé 
Santana do Itararé 
Santo Antonio da Platina 
São Jorge do Ivaí 
São Sebastião da Amoreira 
Terra Rica 
Tijucas do Sul 
Tomazina 
Tunas do Paraná 
União da Vitória 
Wenceslau Braz 

Apaes que receberão obras descentralizadas
Marilândia do Sul - R$ 149.775,43 
Rio Bom - R$ 149.987,18 
Agudos do Sul - R$ 105.672,28 
Formosa do Oeste - R$ 149.862,82 
Indianópolis - R$ 149.980,77 
São Tomé - R$ 149.298,29 
Verê - R$ 150.000,00 
Enéas Marques - R$ 149.995,33 
Pérola do Oeste - R$ 33.254,43 
Santa Izabel do Oeste - R$ 145.501,50 
Grandes Rios - R$ 63.182,54 
Andirá - R$ 150.000,00 
Laranjeiras do Sul - R$ 221.740,67 
Loanda - R$ 149.999,51 
Primeiro de Maio - R$ 147.123,02 
Rolândia - R$ 69.706,51 
Lobato - R$ 140.072,28 
Mariópolis - R$ 149.830,03 
Paulo Frontim - R$ 149.989,03 
Febiex (Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná) 
Alternativa (Curitiba) - R$ 130.000,00 
Escola Guilherme Canto Darin (Curitiba) - R$ 149.993,55 
Coirmãs 
Escola Especial Lição de Vida (Itaperuçu) - R$ 147.982,69

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...