Pular para o conteúdo principal

Governador destaca valorização e avanços da cultura no Paraná


O governador Beto Richa fez a abertura do Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná na manhã desta sexta-feira (19/05), no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.Curitiba, 19/05/2017.Foto Orlando Kissner/Anpr.

O Governo do Estado vai destinar R$ 30 milhões, via renúncia fiscal, para projetos culturais em municípios paranaenses entre 2018 e 2019. O volume de recursos foi confirmado pelo governador Beto Richa nesta sexta-feira (19), durante a abertura do Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná, realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O foco do evento foi apresentar as principais diretrizes, projetos e programas culturais do governo estadual.
Richa destacou os avanços do Paraná na área, em especial o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), que garantiu R$ 25 milhões para atividades culturais entre 2016 e 2017. Por meio da renúncia fiscal de ICMS, o Profice apoia projetos de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, valorização do patrimônio cultural material e imaterial, povos, comunidades tradicionais, culturas populares e teatro. “A cultura sempre foi prioridade nos meus governos”, disse Richa. 
Para o diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Junior, o Governo do Estado tem dado uma atenção especial à área cultural. “O Paraná carecia de políticas públicas voltadas à cultura, mas esse governo está conseguindo dar o devido valor, e um exemplo é o próprio Profice. Espero que possamos consolidar e avançar cada vez mais”, disse. 

APLICATIVO – O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, anunciou o lançamento do aplicativo Cultura Paraná, um guia com a programação cultural de todos os municípios do Estado. “Esse aplicativo vai gerar conteúdo especial para quem faz cultura no Paraná e para quem quer consumi-la”, disse.
Graças a um sistema de geolocalização, a tecnologia pode mostrar a programação cultural das cidades paranaenses. Os gestores municipais terão um login e uma senha para alimentar as informações. “Todos terão espaço para divulgar seus trabalhos. A cultura tem que ser acessível e ficar mais próxima do cidadão”, acrescentou Fiani. 
O aplicativo pode ser encontrado hoje na Play Store (loja de aplicativos do Google) e será liberado já semana próxima semana para usuários do sistema iOS, da Apple. 

PRESENÇAS - Participaram do encontro com dirigentes culturais os secretários de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti; a representante do Conselho Cultural do Paraná, Magaly Oliveira Kleber; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Catani; a diretora do Centro Cultural Teatro Guairá, Monica Rischbieter; o representante da regional Sul do Ministério da Cultura, Álvaro Franco, e demais autoridades.


O governador Beto Richa fez a abertura do Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná na manhã desta sexta-feira (19/05), no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.Curitiba, 19/05/2017.Foto Orlando Kissner/Anpr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tradução Simultânea - Porta Dos Fundos

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News