Pular para o conteúdo principal

Paraná comemora 70 anos da Secretaria Estadual da Educação

O Paraná comemora neste mês de maio os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação. Nesta segunda-feira (15), em solenidade no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa enalteceu o papel do órgão na gestão da área, na formação dos paranaenses e no desenvolvimento do Paraná. Junto com a secretária da Educação, professora Ana Seres, e de ex-secretários da pasta, Richa deu início às comemorações pela data. 
Ele falou sobre o reconhecimento e lembrou que ao longo destas sete décadas, milhões de paranaenses receberam formação nas escolas estaduais. "E é com este pensamento que celebramos os 70 anos da Secretaria da Educação reconhecendo sua contribuição inestimável ao processo de fazer do Paraná um Estado de destaque, desenvolvido e que tem servido de modelo para o resto do País. Tudo isso graças a educação de qualidade ofertada no Estado”, afirmou 
Hoje a rede estadual é formada por 2.100 escolas. Richa ressaltou que o número de alunos, que já ultrapassa 1 milhão, representa cerca de 10% de toda a população paranaense. “São 100 mil profissionais da área, que se dedicam diariamente a levar educação de qualidade às crianças e jovens. Este é o momento de homenagearmos a todos os que deram e dão a sua parte para o Paraná ser o que é hoje”, declarou. 
O governador também destacou os avanços na área da educação nos últimos anos, com o aumento dos repasses para o transporte e para a merenda escolar. Também mencionou o programa Escola 1000, lançado no ano passado pelo Governo do Estado e que destinou R$ 100 milhões para reformas e reparos em mil escolas da rede estadual.


Governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (15) da solenidade que dá início às comemorações pelos 70 anos, que aconteceu no salão de atos do Palácio Iguaçu. Curitiba, 15/05/17. Foto: Orlando Kissner/ ANPR.

HISTÓRIA – As principais conquistas nas sete décadas de história, desde as mudanças tecnológicas até o aumento nos investimentos do Governo do Estado para a área, foram apresentadas pela secretária Ana Seres. “A democratização do ensino foi a principal conquista destes 70 anos. Hoje o Paraná leva ensino de qualidade a todos os municípios. Não temos mais problemas de acesso à educação”, disse ela. “Também investimos 35% do orçamento do Estado na Educação, 10% a mais que o mínimo determinado por lei federal”.

HOMENAGENS – Na solenidade, todos os 37 secretários que passaram pela pasta foram homenageados. Os diretores das cinco escolas que completam 70 anos em 2017 também foram homenageados. São elas a Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina; o Colégio Estadual do Campo Doutor Júlio Junqueira, de Arapongas; os colégios estaduais Doutor Willie Davids, de Londrina; Dom Alberto Gonçalves, de Palmeira; e Professor Becker e Silva, de Ponta Grossa.

DIÁLOGO - Flávio Arns, que foi secretário da Educação entre 2011 e 2014, afirmou que o diálogo com a comunidade escolar e o trabalho pedagógico estão entre os motivos da trajetória de sucesso da Secretaria da Educação. “Fazemos um trabalho compartilhado com todo o Paraná, com as famílias, alunos, professores e servidores. São eles que tornam a escola um espaço acolhedor e eficiente. Só com base na educação é que podemos ter um futuro melhor”, declarou. O trabalho continuado é importante para garantir uma educação de qualidade, segundo Altevir Rocha, que foi titular da em 2010. “Todos os secretários tiveram um papel na construção da educação do Paraná. A Secretaria é importante por causa disso, é um órgão que depende da continuidade das ações”, afirmou.

OUTROS EVENTOS – Nesta terça-feira (16) a Secretaria da Educação inaugura o Centro de Documentação, Pesquisa e Informação, instalado em sua sede, na Vila Izabel, em Curitiba. Ao longo do ano, concursos fotográficos e diversos materiais ajudarão a contar a história e da atuação da Secretaria da Educação.

“Nos preocupamos em fazer um resgate histórico e pedagógico dos 37 secretários que já atuaram na pasta, para que a Educação tenha seu acervo próprio”, contou a secretária Ana Seres. “Desenvolvemos um programa para reorganizar e resgatar a história de todas as 2.100 escolas e dos 32 núcleos regionais. Tudo isso ficará disponível na nossa página e no Centro de Documentação”, explicou.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade os presidentes do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves; do Conselho do Magistério, Clemência Ferreira Ribas; o secretário do Meio Ambiente, Antônio Bonetti; os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; da Fomento Paraná, Juraci Barbosa; e da Compagas, Fernando Ghignone; e da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o procurador-geral do Estado, Ivonei Sfoggia; o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato; o diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli. Hussein Bakri, André Bueno, Élio Rush, Luiz Carlos Schiavinato, Paulo Litro, Vilmar Reichembach e Márcio Nunes.

Governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (15) da solenidade que dá início às comemorações pelos 70 anos, que aconteceu no salão de atos do Palácio Iguaçu. Curitiba, 15/05/17. Foto: Orlando Kissner/ ANPR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

Richa Para Governo E Dias Para Senado Lideram

Política - Saiu a pesquisa Datafolha com os números para a disputa pelo governo do Paraná. Beto Richa(PSDB) lidera com 39%, seguido de Roberto Requião(PMDB) com 33% e Gleisi Hoffmann(PT) com 11%. Bernado Pilotto(PSOL) e Ogier Buchi(PRP) marcaram, cada, 1%. Geonísio Marinho (PRTB), Túlio Bandeira(PTC) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegaram a 1%. A pesquisa, realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00358/2014. O levantamento ouviu 1226 eleitores em 46 municípios do estado. Senado - Alvaro Dias (PSDB), candidato do governador Beto Richa (PSDB), lidera com folga a disputa ao Senado com com 57% das intenções de voto, conforme pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Datafolha. O segundo colocado, Ricardo Gomyde (PCdoB), candidato da chapa de Gleisi Hoffmann (PT), tem 4%. Depois, aparecem Marcelo Almeida (PMDB), candidato de Rob...

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...