Pular para o conteúdo principal

Projeto Para Nova Ceasa De Maringá Dobra Área Construída


A modernização da Centrais de Abastecimento (Ceasa) Maringá será integrada a outros empreendimentos na cidade.O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, apresentaram o projeto na noite da segunda-feira (25), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá ? Acim.Maringá, 25/02/2013.Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá
Agricultura 

Maringá/PR - A modernização da Centrais de Abastecimento (Ceasa) Maringá será integrada a outros empreendimentos na cidade. O projeto prevê ampliação da área construída dos atuais 10,1 mil metros quadrados para 21 mil metros quadrados. A proposta é construir nova estrutura, estimada em R$ 30 milhões, com recursos públicos e privados. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, apresentaram o projeto na noite da segunda-feira (25), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – Acim. O prefeito Roberto Pupin disse que pretende integrar o projeto a outros empreendimentos estratégicos para a cidade, como o terminal multimodal do aeroporto e a Cidade Industrial, localizados na mesma região da Ceasa. 
Segundo Ortigara, o plano do governador Beto Richa é modernizar as centrais não apenas para atender o sistema de distribuição, mas desde o pequeno produtor até o consumidor final, com mais mercadorias. “O projeto muda o mercado de hortigranjeiros, abrindo espaço para a inclusão de outros produtos como pescados, flores e frutas”, afirmou o secretário, citando o potencial da região na produção de flores. 
Além da área disponível para a implantação do projeto, Maringá apresenta outras vantagens para a nova Ceasa. “A central está em uma localização privilegiada, dentro de uma área onde serão implantados projetos importantes como o terminal multimodal do aeroporto, que pode beneficiar inclusive a exportação de produtos agrícolas da região”, afirmou. 
O gerente do Prohort/Conab, Newton Araújo, e o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, elogiaram o projeto e a iniciativa do Governo do Estado em iniciar a inovação do sistema de distribuição de alimentos. “A qualidade dos alimentos reflete em saúde para as pessoas”, reforçou Araújo. 
A modernização da Centrais de Abastecimento (Ceasa) Maringá será integrada a outros empreendimentos na cidade.O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, apresentaram o projeto na noite da segunda-feira (25), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá ? Acim.Maringá, 25/02/2013.Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá

PLANEJAMENTO – O presidente da Ceasa Paraná, Luiz Gusi, explicou que as Ceasas normalmente são estruturas isoladas dos projetos urbanos. Com a área disponível e o planejamento da cidade, que leva em conta a estrutura da Ceasa, Maringá foi escolhida para a implantação do projeto-piloto de modernização. “Vamos levar essa ideia para as demais centrais no estado, instaladas em Curitiba, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu”, disse Gusi.
O dirigente mostrou que o modelo das centrais de abastecimento existente no Brasil está ultrapassado, não atendendo a realidade do mercado. “Queremos ser modelo para o país e buscamos o que existe de funcional em países europeus”, afirmou Gusi. A Ceasa Paraná mantém acordo de cooperação técnica com a região Emilia Romagna, na Itália. 
O presidente da Ceasa Paraná explicou que um caminhão médio demora de duas horas a duas horas e meia para ser descarregado, contra a média de 30 minutos no modelo europeu. As perdas, que não chegam a 0,1% nas centrais da Europa, aqui podem passar de 25%. 

VANTAGENS – O Paraná é o quarto estado em movimentação de produtos nas centrais de abastecimento no Brasil, com mais de 1,1 milhão de toneladas de hortigranjeiros ao ano, envolvendo 659 empresas. A Ceasa de Maringá movimenta anualmente 120 mil toneladas de produtos com 69 empresas. A central maringaense está em uma área de 211,7 mil metros quadrados.
O presidente da Acim, Marco Tadeu, garantiu apoio da entidade para o projeto, na visão dele viável dentro do conceito de integração do desenvolvimento regional. “A nova Ceasa Maringá é um projeto divisor de águas e dentro do espírito de trabalho da comunidade pelo bem comum”, afirmou. 
A apresentação do projeto da Ceasa contou com a presença de lideranças, empresários e permissionários locais, entre eles o vice-prefeito, Cláudio Ferdinandi; o presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa; o presidente da Amusep, prefeito Edgar Silvestre e o coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Carvalho Pinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...