Pular para o conteúdo principal

Governador Antecipa Repasse De Recursos Para O Transporte Escolar


SANTA MARIA DO OESTE - O governador Beto Richa recebe homenagem da população em Santa Maria do Oeste. Ele anunciou mais de R$ 24 milhões em recursos para os municípios da região, que serão aplicados na melhoria da estrutura de escolas estaduais, obras de infraestrutura e asfalto. 21/02/2013. Foto: Orlando Kissner/ANPr
Paraná - O governador Beto Richa autorizou para esta quinta-feira (21/02) o depósito antecipado da primeira parcela de recursos para o transporte escolar, que estava programada para a semana que vem. O valor transferido aos municípios é de R$ 7.940,614,48. É a primeira vez que as prefeituras recebem recursos para o transporte escolar no primeiro mês do ano letivo. “Sabemos das dificuldades que as prefeituras tinham em executar as despesas sem saber quando o recurso seria destinado. Nos últimos dois anos regularizamos os pagamentos, que a partir desse ano será mensal. É mais um dos compromissos honrados com os municípios para garantir acesso e ensino de qualidade a todos os alunos da rede estadual de educação”, destaca o governador. 
Richa cumpre agenda na região Central do Paraná, onde anunciou investimentos de R$ 9 milhões para melhorias em 30 escolas de Pitanga, Santa Maria do Oeste e Mato Rico. Cerca de 6,5 mil alunos do ensino fundamental e médio serão beneficiados. O governador também garantiu recursos para as áreas de saúde, assistência social, agricultura e saneamento nos três municípios. 
“O Governo do Estado busca o ensino de excelência, porque a educação determina avanços nas demais áreas e promove oportunidades para os paranaenses”, destacou governador. Os recursos serão usados em obras de manutenção, aquisição de equipamentos, reformas e ampliações. 
Richa informou que, em dois anos, foram realizadas 1,8 mil obras em escolas, contratados 17 mil professores e aberto de concurso para a contratação de 13 mil educadores. “O governo cumpre sua obrigação de promover, principalmente nos pequenos municípios, o desenvolvimento e dar condições de vida digna para sua população”, disse Richa. “A união de esforços entre a equipe de governo, deputados e prefeitos, permite avanços em diversas áreas prioritárias da gestão”
“A vinda do governador representa o reconhecimento do Governo do Estado aos pequenos municípios que mais precisam. Santa Maria do Oeste apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado e tem sua base na agricultura e pecuária”, destacou o prefeito Claúdio Leal. 

SAÚDE - O governador autorizou a liberação do convênio no valor de R$ 50 mil mensais para custeio do Hospital Municipal de Santa Maria do Oeste, que é referência para seis cidades, e entregou uma ambulância para a prefeitura. “Com os recursos será possível manter em funcionamento o hospital”, afirmou o prefeito.

SOCIAL – Richa garantiu ações de proteção e atendimento integral a famílias carentes de Mato Rico, Santa Maria do Oeste e Ivaiporã. Serão repassados R$ 23 mil para as prefeituras para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social. Pitanga e Mato Rico aderiram ao programa Família Paranaense, o que garante também o repasse de R$ 90 mil mensais.
O programa Família Paranaense será expandido para mais 100 cidades neste ano, passando a atender 30 mil famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. O programa trabalha com seis eixos principais: assistência social, habitação, educação, saúde, agricultura e trabalho. Abrange também ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte. 

ÁGUA - O governador também anunciou a abertura de licitação para implantação do sistema de abastecimento de água na comunidade Vila Rica, em Santa Maria do Oeste. Para Ivaiporã, garantiu recursos de R$ 1,4 milhão para drenagem, controle de enchentes e recuperação e proteção de vales, e a abertura de licitação para implantação do sistema de abastecimento nas comunidades de Jacutinga e Estreito.
O governador anunciou em Pitanga obras de melhoria no sistema de abastecimento de água, com recursos de R$ 1,6 milhão e também intervenções de melhorias no sistema de esgoto sanitário nos bairros Planalto e Santa Regina, com investimento de R$ 845 mil. 

TRANSPORTE ESCOLAR – Neste ano, o Governo do Estado vai repassar R$ 80 milhões aos municípios paranaenses para o serviço de transporte escolar. O valor é 186% maior do que em 2010. O governo federal vai repassar ainda R$ 22 milhões às prefeituras.
A destinação dos recursos vai beneficiar cerca de 250 mil estudantes. Anteriormente, os recursos eram repassados apenas a partir de abril, dois meses depois do início do ano letivo. Antes de 2011, houve ano em que os municípios receberam a primeira parcela em setembro, quase no último bimestre do ano letivo. 
O secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns, disse que R$ 80 milhões é o que já está garantido, mas no decorrer do ano, com o cadastramento de dados das prefeituras no Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget) e análises das informações, esse valor poderá aumentar. 
O repasse de recursos do Programa de Transporte Escolar é calculado com base no custo aluno por quilômetro, obtido por meio dos dados cadastrados pelos municípios no Siget. “A regularidade dos recursos é um dos grandes avanços, mas outras ainda virão”, diz Arns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...