Pular para o conteúdo principal

Governo Do Paraná Focará Auxílio A Pequenos Cafeicultores



Paraná - A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná informou ter aberto “negociações em diversas frentes” para ajudar agricultores que sofreram perdas por conta das geadas no Estado. O auxílio à cafeicultura em pequenas propriedades é a prioridade. As medidas vão desde acelerar a expansão do seguro até a negociação de crédito rural.Na última semana de julho, fortes geadas atingiram o Estado e provocaram a perda de dois milhões de toneladas de grãos, entre trigo, milho de segunda safra e café.
O secretário Norberto Ortigara anunciou que vai negociar apoio para distribuição de calcário ou outro corretivo agrícola, aquisição de mudas e de adubo orgânico. A meta é distribuir 20 mil toneladas de calcário e mais 10 mil toneladas por ano durante seis anos nos municípios mais atingidos. A proposta faz parte do “Plano de Recuperação da Cafeicultura do Paraná”, elaborada pela Câmara Setorial do Café do Estado, que está sob análise na Secretaria da Agricultura.
A proposta está ancorada na mecanização e no adensamento do café, técnica que ajuda o produtor a enfrentar a falta de mão de obra que pressiona os custos de produção. A iniciativa inclui ainda a negociação de crédito.
Paulo Franzini, coordenador da área de café do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à secretaria, chama a atenção para a importância da linha de crédito para amparar o cafeicultor atingido pela geada, porque ele poderá ficar ao menos dois anos sem a renda do café. “Este ano, a renda cai em função do preço baixo e da queda de qualidade da produção por causa das geadas, e no ano que vem porque não terá produção”, explicou, em nota.
Os técnicos do Deral já iniciaram negociações com o Banco do Brasil para a abertura de linhas de crédito para o milho de segunda safra e o trigo, embora o processo seja considerado mais lento.
A secretaria está acelerando também o processo de expansão do seguro rural para 29 culturas no Estado. A Agência de Fomento do governo do Estado já tem R$ 6,4 milhões para atender as operações de seguro. A operacionalização depende do credenciamento das empresas seguradoras, cujo processo está em andamento, segundo o governo paranaense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de