Pular para o conteúdo principal

Sericicultores do Paraná triplicam o volume de produção de casulos



Os produtores de bicho-da-seda, de Nova Esperança (noroeste do Paraná), triplicaram a produção de casulos, após implantarem um manejo adequado de criação.

Paraná - Segundo a Emater, a produtividade média da sericicultura no Paraná é de 442 kg de casulos verdes por hectare durante o ano. Nova Esperança responde por 15% da produção de casulos verdes do estado. Conhecida como a "Capital Nacional do Casulo de Seda", a cidade conta com 361 produtores, que lidam com a atividade. Do município saem, anualmente, 380 toneladas de casulos.
Extensionistas do Instituto Emater promoveram na última semana mais uma edição do Encontro Microrregional e Concurso de Produtividade e Qualidade na Sericicultura. Segundo Oswaldo de Pádua, um dos organizadores do concurso, o evento busca proporcionar o aumento da produtividade, para que a sericicultura viabilize a permanência do pequeno produtor rural no campo e garanta o sucesso da agricultura familiar no município e região.
Nove participantes foram premiados em 2013. Os produtores foram divididos em três categorias, conforme o tamanho da área. Entre os sericicultores que têm áreas até 2,0 hectares, os vencedores foram: Iswaldo Fassina (1.297,99 kg/ha), Aparecido Ribeiro da Silva (1.250,40 kg/ha) e Ailton Bernardo da Silva (1.165,60 kg/ha). Entre os produtores que têm de 2,1 a 3,6 há, a maior produtividade foi obtida por Daniel de França (1.383,29 kg/ha), seguido de Fábio Fassina (1.181,65 kg/ha) e Luiz Carlos Baldin (1.150.10 kg/ha). Na terceira categoria, acima de 3,6 ha, os três primeiros colocados foram: Antonio Dosso (1.246,00 kg/ha), Mauro da Silva (1.098,50 kg/ha) e José Carlos Guimarães (1.096,80 kg/ha). Ainda foram distribuídos prêmios entre os demais participantes doconcurso que vieram das regiões de Maringá e Paranavaí.
Para Oswaldo de Pádua, do Instituto Emater de Nova Esperança, a produção aumentou após os produtores seguirem as orientações técnicas e investirem em melhorias nas propriedades. “Ainda contribui para o aumento da produtividade o bom manejo nas instalações que evita o aparecimento de doenças entre as lagartas e diminui o risco de prejuízos”, acrescentou.
Pádua fez uma comparação dos ganhos da atividade em relação a outras explorações, como a produção de leite. Um sericicultor, com renda de R$ 19.366,06, em um hectare com bicho-de-seda, para ter a mesma renda com o leite, precisaria produzir 21.517 litros. Já em relação à cana-de-açúcar, seria necessário colher 349 toneladas em um hectare para chegar ao lucro do bicho-da-seda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Hoje o correr do tempo fez sentido

Pra um querer que parecia proibido Só que Deus já tinha escrito há muito tempo Que seríamos a folha e o vento E o que foi virou prefácio do que somos E é real o que pra nós era um sonho

Jovem Que Levou Tiro Em Baile Morre

Nova Esperança/PR - Um suposto tumulto em uma festa realizada no Clube dos Professores, em Nova Esperança (55 km de Maringá), terminou com o jovem Leandro Pereira Balieiro, 21 anos, morto com um tiro na cabeça. Segundo a Polícia Civil da cidade, o crime ocorreu na madrugada de domingo, após um pequeno tumulto envolvendo frequentadores da festa. Em meio à confusão, um homem conhecido apenas pela alcunha de "Pezão" efetuou um disparo contra Balieiro, atingindo-o na cabeça. O atirador fugiu. Encaminhado à Santa Casa de Maringá, o jovem não resistiu ao ferimento e morreu, ontem de madrugada, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A Polícia Civil designou uma equipe para tentar identificar e prender o autor do crime.