Pular para o conteúdo principal

Paraná Fecha Semestre Com Mais De 27 Mil Empresas Abertas

Paraná - O Paraná fechou o primeiro semestre com aumento de 6,67% em sua atividade empresarial, comparado ao mesmo período de 2012. Foram 27.124 empresas abertas entre janeiro e junho, conforme dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), contra 25.427 no mesmo semestre do ano passado.
Para o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, o resultado positivo reflete os esforços do Governo do Estado no fomento da atividade empresarial e o trabalho da Junta Comercial para facilitar o atendimento ao empresário. “Estamos ampliando nossa rede no interior do Paraná, que hoje chega a 61 municípios e garante mais agilidade nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas”, afirma Akel.
A expectativa para o próximo semestre é positiva, adianta o presidente da Jucepar. “A tendência é que a proximidade da Junta Comercial nos municípios e políticas de governo, como o Paraná Competitivo, se reflitam no número de empresas abertas e tragam resultados ainda mais positivos neste ano”, completa. Ele cita projetos implantados para desburocratizar os processos, como a consulta de viabilidade de nome, que diminui o tempo de abertura de novos empreendimentos. 
Enquanto a abertura de novos empreendimentos apresenta alta, o fechamento de empresas foi menor no período. Nos seis primeiros meses deste ano foram extintas 8.063 empresas e filiais. Já no primeiro semestre do ano passado foram 9.260 extinções. 

CATEGORIAS – A categoria de Microempreendedor Individual (MEI) soma 23.647 novas inscrições no semestre, número 15,25% abaixo do primeiro semestre do ano passado. Já com relação às naturezas jurídicas registradas na Junta, a Sociedade Limitada conta com maior número de novos cadastros, com 14.581 registros, seguida pela categoria Empresário, com 10.152.
O maior crescimento foi registrado na categoria Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), que teve crescimento de 41,33%, passando de 1.043 constituições no primeiro semestre de 2012 para 1.778 no mesmo período deste ano. “O crescimento das Eirelis mostra que o pequeno empresário está se consolidando e aumentando seu capital, o que explica até a diminuição no número de MEIs, que têm faturamento limitado”, ressalta Akel. As demais naturezas jurídicas somam 524 constituições. 

SETORES – Por segmentos, o setor de comércio foi o que apresentou a maior quantidade de constituições na Jucepar, com abertura de 20.388 novos negócios, aumento de 13,1% com relação o mesmo período do ano anterior. As áreas de obras e construções, indústrias de transformação, alimentação e alojamento vêm em seguida, com 7.391, 6.130 e 4.565 empreendimentos constituídos.
Já na estratificação por mês, abril foi o que contou com os melhores resultados nos registros empresariais, somando 5.147 empresas constituídas, um aumento de 22% ante abril do ano anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.