Pular para o conteúdo principal

Paraná Tem Menos Desigualdade E Mais Escolaridade




Paraná - O Paraná teve boas notícias com a publicação do último Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Devido a uma melhoria considerável na situação daqueles municípios mais empobrecidos que apareciam entre os últimos da lista em 2000, conquistamos algo muito importante para um estado: a redução da desigualdade entre os municípios nos últimos 10 anos. Grande parte das cidades que ocupava os últimos lugares, continuam nos últimos, mas a maioria de nossos 399 municípios subiram em alguma medida. A queda nas disparidades entre os municípios foi puxada, principalmente, pela melhoria do desempenho em educação, que mede os índices de escolaridade (anos de estudos da população adulta) e frequência escolar (que observa todos os jovens e crianças estão na escola). Em 2010, em média 90% das crianças de 5 e 6 anos estavam na escola e 89% dos jovens de 11 a 13 anos frequentavam os anos finais do ensino fundamental em todo o estado. Há dez anos, os porcentuais eram de 65% e 74%, respectivamente.

O Paraná pulou uma posição à frente, passando de 6 para 5 colocado nacional. Saiu da média 0,650 e ganhou IDH-M igual a 0,749*. Quanto mais perto de 1,00, melhor estamos. Entre os indicadores que o IDH considera, a Longevidade foi a melhor avaliada, com média 0,830. Ela equivale à média de anos vividos pela população e dá sinais sobre como andou a saúde pública na última década. Já os indicadores de educação, embora tenham dado um grande salto em comparação a 2000, continuam a ser um calcanhar de Aquiles, o que significa que é para aí que devem se voltar os nossos esforços juntos com os de nossos prefeitos e Governador.
A Ipardes analisa que uma das causas para a baixa frequência escolar, paradoxalmente, é a entrada dos jovens do interior no mercado de trabalho. Diferente do ocorre nos grandes centros, os anos de escolaridade, muitas vezes, não fazem aumentar muito os salários nessas localidades. Logo, os jovens não se sentem estimulados a manterem “escola + trabalho”. Infelizmente isso cria um sério problema social e perpetua a existência de uma mão-de-obra pouco qualificada e um desenvolvimento aquém do que é possível para nosso Grande Paraná!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.