Pular para o conteúdo principal

Cartunista morto estava em lista de procurados pelo Al Qaeda

Stéphanne Charbonnier, um dos quatro cartunistas do Charlie Hebdo mortos no trágico ataque à sede do jornal francês que aconteceu nesta terça-feira em Paris
Mundo - Stéphanne Charbonnier, um dos quatro cartunistas do Charlie Hebdo mortos no trágico ataque terrorista à sede do jornal francês, constava em uma espécie de lista de “mais procurados” divulgada pelo grupo Al Qaeda. A informação, publicada pelo site The Wire em 2013, veio à tona nesta terça-feira.
Segundo o The Telegraph, Charb, apelido de Charbonnier, contava com proteção policial há anos, pois era alvo de ameaças desde os idos de 2007, quando o Charlie Hebdo republicou as charges de Maomé produzidas por um cartunista dinamarquês. Em 2011, o jornal já havia sido alvo de outro atentado, mas que não deixou vítimas. 

ListaA lista de procurados foi publicada pelo Al Qaeda em 2013 numa revista chamada Inspire e que é usada pelo grupo como uma ferramenta de propaganda de suas atividades. Charb, contudo, não era o único a ser acusado pelos extremistas de ter cometido crimes contra o Islã.
Entre os nomes que constavam na relação, revelou a reportagem do The Wire da época, estavam ainda Ayaan Hirsi Ali, uma ativista somali que luta contra a mutilação genital feminina, uma prática comum entre algumas tribos em países muçulmanos, apesar de proibida em muitos deles.
Além de Ayann, o escritor britânico Salman Rushdie e o cartunista dinamarquês Kurt Westergaard também constavam na lista. Westergaard fez parte da equipe de uma publicação da Dinamarca que fez as charges de Maomé mais tarde foram reproduzidas pelo Charlie Hebdo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Hoje o correr do tempo fez sentido

Pra um querer que parecia proibido Só que Deus já tinha escrito há muito tempo Que seríamos a folha e o vento E o que foi virou prefácio do que somos E é real o que pra nós era um sonho

Carretas batem de frente Categoria(s): Acidente

Paraná -  Na tarde desta segunda-feira(10), duas carretas chocaram-se frontalmente na PR-182, Km 23, entre Nova Londrina e Itaúna do Sul por volta das 15h43m. O motorista da carreta vermelha, placas AZR 3877 de Maringá-Pr, ficou preso nas ferragens, mais especificamente entre o banco do motorista e o volante, uma vez que a lateral e o teto da carreta foram arrancados com o impacto como mostra a foto ao lado. O motorista da outra carreta não sofreu ferimentos. Segundo informações colhidas no Hospital Municipal de Nova Londrina, para onde foi encaminhado pelo resgate, o motorista estava consciente mas com várias escoriações pelo corpo e principalmente na cabeça onde inspira maiores cuidados. Possivelmente ele seja transferido para sua cidade que segundo ele mesmo informou seria Cidade Gaúcha . ( Fonte – Rádio Pontal de Nova Londrina)