Pular para o conteúdo principal

Segurança pública lança projeto “Balada Legal” em parceria com comerciantes

Paraná - O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, anunciou o início da implantação do projeto “Balada Legal”, uma parceira que está sendo desenvolvida com representantes de bares e restaurantes. Ele se reuniu nesta tarde desta segunda-feira (26) com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e a Associação Comercial do Paraná (ACP).
O projeto está integrado à atuação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), que fiscaliza estabelecimentos comerciais em todo o Paraná sob a coordenação da Polícia Militar, e conta com a participação de diversos outros órgãos, como Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. 
“Eu quero dar um formato novo ao projeto da Aifu, por meio de uma parceria com representantes de bares e demais estabelecimentos comerciais. Essa já era uma demanda antiga”, afirmou Francischini. “O projeto ‘Balada Legal’ não é apenas para a balada na noite, mas inclui bar, restaurante, as casas como um todo, que vão ter o nosso respaldo para ser legalizado”, acrescentou.
De acordo com ele, a ideia é criar um selo da Secretaria da Segurança Pública atestando que o estabelecimento atende a todas as normas previstas, como de higiene e de segurança para os clientes. “Desta forma, aquela família, aquele jovem que frequentar determinado local saberá que está chancelado pelo poder público. É algo inédito, uma parceria que podemos fazer com instituições e associações”, complementou o secretário.

-

FISCALIZAÇÃO – Durante o encontro com os empresários, Francischini ressaltou que não haverá redução no poder de fiscalização dos estabelecimentos, e sim uma regulamentação de forma que os comerciantes poderão ser parceiros.“Nossa determinação é pela atuação diurna da Aifu, só agindo noturnamente em situações pontuais, sem constrangimentos desnecessários. Pode vir um requerimento do Ministério Público dizendo que em determinado local tem que ser verificada a presença de adolescentes, por exemplo”, diz ele.
Participaram da reunião, que ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública, o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Nerino Mariano de Brito; o coordenador da Aifu, major Olavo Vianei Francischett Nunes; o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo; o representante da ACP, Valter Xavier e outros empresários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paraná é o Estado do Sul que mais gerou empregos em microempresas

O Paraná gerou 47.235 empregos com carteira assinada de janeiro a agosto desse ano, em empresas com até quatro empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho. O resultado coloca o Estado em primeiro lugar do ranking da Região Sul e em terceiro lugar nacional, atrás apenas para São Paulo e Minas Gerais. No mesmo período de 2016, o Paraná havia ficado em quarto lugar no ranking nacional, com geração de 42.205 empregos com carteira assinada. O setor que mais contribuiu foi o de serviços, com 41,7%, seguido pelo comércio, responsável por 25% dos postos de trabalho. O município com melhor resultado foi Curitiba, com 19,8% dos empregos. Em seguida, aparecem Londrina e Maringá, responsáveis por 6,3% cada. EMPREENDEDORISMO - O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Julio Suzuki Júnior, dis...

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

Richa anuncia reajuste de 7,34% para o salário mínimo regional

Paraná - O governador Beto Richa anunciou nesta sexta-feira (14/03) um reajuste de 7,34% no salário mínimo regional. Proposto pela comissão tripartite, criada para discutir a política de valorização do piso, o índice foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual do Trabalho. "É um aumento acima da inflação, garantindo à classe trabalhadora, mais uma vez, um ganho real, e acima do reajusto do salário mínimo nacional”, disse o governador.  O reajuste será aplicado em quatro faixas salariais, que variam de R$ 948,20 a R$ 1.095,60, e passa a valer em maio. O anteprojeto de lei elaborado pelo Conselho será encaminhado ao governador nos próximos dias para ser enviado para a Assembleia Legislativa.  Richa destacou que a proposta foi aprovada por consenso pelo grupo de trabalho tripartite, formado por representantes dos empregadores, trabalhadores e poder público. “Foi uma decisão com entendimento, onde o governo intermediou as conversas entre a classe trabalhadora e a cla...