Pular para o conteúdo principal

Presos que tiveram liberdade temporária no fim de ano retornam aos estabelecimentos prisionais

Paraná - A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária divulgou nesta terça-feira (06/01) que 1.809 dos 1.916 presos do regime semiaberto que ganharam liberdade temporária para as festas de Natal e de final de ano retornaram aos respectivos estabelecimentos penais do Estado. Até o final da tarde de hoje, prazo estabelecido pela Justiça para o retorno dos presos, 107 deles não retornaram e passam a ser considerados foragidos. 
A liberação ocorreu em 13 unidades prisionais do Estado, por meio das Portarias de Saída Temporária, e cada preso tem liberdade diferenciada, que varia de 6 a 12 dias, de acordo com a pena. As autorizações foram assinadas pelos juízes das respectivas Varas de Execução Penal – VEPs. 
Cerca de 5,5% dos presos que ganharam liberdade temporária nesse ano não retornaram às respectivas unidades, de acordo com o diretor do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), Cezinando Paredes. 
Segundo ele, a partir desta terça-feira, cada diretor de estabelecimento penal informará oficialmente os nomes dos presos foragidos ao respectivo juiz, que tomará as providências previstas. Paredes também afirma que o preso que não retornou e não justificar o atraso à unidade poderá ter a regressão de pena para o regime fechado. 

PORTARIA - As Portarias de Saída Temporária estão fundamentadas na Lei de Execução Penal (n° 7.210/84). Nas devidas épocas, o juiz da Vara de Execuções Penais edita uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício da saída temporária e as condições impostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados. O benefício visa a ressocialização de presos, através do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina do reeducando. 
É concedido apenas aos que, entre outros requisitos, cumprem pena em regime semiaberto (penúltimo estágio de cumprimento da pena) com autorização para saídas temporárias e aos que têm trabalho externo implementado ou deferido. Neste caso, é preciso que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses.

-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Richa transfere a sede do governo para Londrina no dia 10

Paraná - O governador Beto Richa transfere a sede do Governo do Estado para Londrina, no Norte do Paraná, na próxima quarta-feira (10/12). O município, que tem cerca de 507 mil habitantes e é o segundo maior do Paraná, comemora 80 anos nesta data. “Essa é uma iniciativa essencialmente de valorização do interior do Paraná. Vamos encerrar nosso primeiro período de gestão reforçando a postura municipalista do governo, de valorização das cidades, que é onde as pessoas vivem e que, por isso, o Estado precisa estar presente”, afirma Beto Richa. Durante todo o dia, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o governador receberá prefeitos, lideranças e entidades da região e cumprirá agenda de âmbito estadual, com foco em ações de impacto regional. Uma das atividades é o lançamento da RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) no Estado. O programa, que tem parceria da Junta Comercial do Paraná, Sebrae e a Associação dos Municípios