Pular para o conteúdo principal

Paraná vai empurrar país para frente, diz Richa

Um Paraná Que Acredita - O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (27), em reunião com secretários e presidentes de empresas públicas, que o Paraná está retomando as obras, ações, programas e investimentos e enfrentará a crise nacional como foco no trabalho e na racionalização de custos e despesas. “O Brasil não vai frear o Paraná. Pelo contrário: é o Paraná que vai ajudar a empurrar o Brasil pra frente”, disse.
Richa destacou que o Estado vai continuar gerindo com responsabilidade e equilíbrio orçamentário. “Vamos retomar com força o ritmo das ações, obras e programas de governo que são vitais para o nosso desenvolvimento”, defendeu. 
Frente à crise nacional, Richa afirmou que as ações de governo se voltam ao reaquecimento da economia do Estado, criação empregos em todas as regiões, e no fortalecimento à atração de investimentos e a qualidade de infraestrutura no Estado.
Beto Richa disse ainda que os pagamentos atrasados dos nossos fornecedores estão sendo colocados em dia e as obras de infraestrutura estão sendo retomadas gradativamente, em todo o Estado. 

Governador Beto Richa durante reunião com secretariado. Curitiba, 27/05/2015. Foto: Rogério Machado/ANPr

MEDIDAS - O governador disse ainda que o Paraná se antecipou em relação aos outros estados e tomou as medidas necessárias para manter as obras de infraestrutura. “Adequamos, com muito sacrifício, a realidade do Paraná à perspectiva de um Brasil que enfrenta agora a combinação perversa de juros altos, inflação fora de controle e desemprego em marcha”, disse. 
Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o governador disse que o ajuste financeiro foi concluído. “Porém, continuamos adotando ações administrativas para cortar gastos e economizar. Esse é um processo contínuo, de revisão diária, de racionalização das despesas”, disse. 

REFERÊNCIA NACIONAL - Richa fez um balanço da administração e citou alguns indicadores que mostram o crescimento do estado do Paraná nos últimos anos como, por exemplo, o Ipea que colocou o Paraná como o segundo Estado com o menor índice de desigualdade social do Brasil.
Ele destacou que enquanto nos governos anteriores, as empresas iam embora, hoje elas vêm para o Estado. “Geramos o maior ciclo industrial da história do Paraná”, defendeu. 
Enquanto no Brasil o índice de desemprego crescer, o Paraná foi o segundo Estado brasileiro que mais gerou postos de trabalho no primeiro quadrimestre. “Temos muitos motivos para não nos deixar abater pelo pessimismo”. 
O Paraná é o terceiro Estado mais transparente do Brasil segundo a Controladoria Geral da União, um órgão federal. De acordo com Richa, na área social, o governo realizou o maior programa de habitação da história do Paraná.
O governador citou ainda a contratação de policiais e professores e lembrou que nos últimos quatro anos o estado garantiu um reajuste médio de 63% para os servidores públicos do Paraná. “Ainda hoje esperamos concluir uma nova proposta para a correção dos salários do funcionalismo, com apoio da nossa base parlamentar na Assembleia Legislativa”, garantiu. 

Box 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...

Polícia do Paraná apreende quase 1.800 armas no primeiro trimestre

Segurança - As polícias Civil e Militar do Paraná tiraram de circulação 1.760 armas de fogo, somente no primeiro trimestre deste ano. O número representa um crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2014, quando houve a apreensão de 1.619 armas e todo o Estado. Os números de 2015 incluem os fuzis e pistolas que foram apreendidos no final de março durante ação policial no Litoral do Estado, quando oito suspeitos de participação em crimes relacionados a caixas eletrônicos foram presos. Na ocasião, também foi encontrada uma espingarda calibre 12, centenas de munições, emulsão para explosivos, carregador de fuzil, coletes balísticos, grande quantidade de dinheiro e explosivos, em posse dos criminosos, no município de Matinhos.  O maior crescimento nas apreensões de armas de fogo, de 92%, foi registrado na 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é a cidade de São Mateus do Sul – 25 armas em 2015 e 13 em 2014. Outras regiões que registraram aumentos expressivos s...