Pular para o conteúdo principal

Lula ordenou pagamento a empresa ligada à Petrobras, diz doleiro

Política - O doleiro Alberto Youssef falou nesta segunda-feira (11) em depoimento à CPI da Petrobras que o Palácio do Planalto conhecia o esquema de corrupção na estatal e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou o pagamento de verbas à agência Muranno Marketing.
Segundo o doleiro, o envio de dinheiro à agência foi definido por Lula e tinha como base propinas que iriam abastecer os caixas de PT e PP. A informação lhe foi repassada, de acordo com Youssef, pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Tanto Youssef quanto Costa fazem parte do programa de delação premiada vinculado à operação Lava Jato.
“É uma declaração muito forte e um motivo grande para que Lula e a presidente Dilma Rousseff sejam incluídos em todos os instrumentos de investigação ligados à Lava Jato”, disse o deputado federal Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS).

“Segurança” - O depoimento de Youssef foi feito em Curitiba, onde a CPI da Petrobras está questionando envolvidos no esquema que estão detidos na capital paranaense. O doleiro falou que operou as propinas ligadas à estatal “com segurança” por conta de um respaldo que, segundo ele, viria do Palácio do Planalto.
“Paulo Roberto Costa sempre dizia, quando havia alguma divergência no partido sobre pagamentos, que tinha que ter o aval do Palácio do Planalto”, disse Youssef, segundo reportagem do portal iG.
O pagamento ordenado por Lula já havia sido citado por Youssef em depoimento à Polícia Federal e foi confirmado pelo doleiro nesta segunda-feira.

Organização criminosa - Para o tucano Marchezan, a complexidade do esquema relatado por Youssef e outros réus deixa claro que não haveria como a quadrilha operar sem o conhecimento de autoridades do governo. O deputado citou fatores como o alto número de contratações feitas pela Petrobras no modelo de regime diferenciado, que tem regras mais frágeis, o que facilitava o repasse de verbas a integrantes e beneficiários do esquema.
“Estamos falando de algo muito mais sério do que um esquema que poderia ser conduzido com uma simples planilha de Excel. Era necessário um sistema gigantesco, um profissionalismo muito grande para gerenciar esses contratos. Coisas dignas de uma grande organização criminosa. Não é crível que a atual presidente da República, que foi ministra das Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, desconhecesse o esquema”, afirmou.
Marchezan enfatizou que o fato de tanto Youssef quanto Costa terem protagonismo nos esquemas de desvios não tira o peso dos depoimentos prestados por eles. “Em todo o mundo, quadrilhas são desmontadas por delações de seus integrantes. É o que assistimos aqui também. Quando o PT tenta desqualificar a relevância dos depoimentos, apenas faz o que sempre realizou: vai contra o interlocutor que disse algo contrário ao partido”, apontou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.