Pular para o conteúdo principal

Solenidade militar oficializa Coronel Tortato como Comandante-Geral da PM no Paraná

Segurança - A Polícia Militar do Paraná apresentou à sociedade paranaense o novo Comandante-Geral da corporação, coronel Maurício Tortato, que assumiu a função em uma solenidade na manhã desta quinta-feira (21/05) no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba (PR), capital do estado. No evento o coronel Tortato, que estava a frente da Diretoria Geral da Secretaria de Segurança Pública, substituiu o coronel César Vinícius Kogut, que ficou na função de 2013 até agora. Tortato havia sido anunciado pelo Governado Beto Richa no dia 13 deste mês.
Estiveram presentes na cerimônia, além do Governador do Estado, Beto Richa, o Secretário interino de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, o Comandante da 5ª Divisão do Exército, general de Divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonell, o Comandante da Artilharia Divisionária 5, general de brigada Flávio Marcus Lancia Barbosa, o Comandante-Geral do Estado de Goiás e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), coronel Silvio Benedito Alves, Comandantes regionais e de demais unidades da Polícia Militar, além oficiais e praças da corporação, familiares do substituto e substituído e convidados. Representantes dos três poderes, deputados, vereadores e lideranças de comunidades também estiveram presentes no evento.
“O coronel Kogut prestou estimados serviços à Polícia Militar e em sua caminhada brilhante mostrou discernimento e lealdade à população. Ele merece todo o respeito do povo paranaense e da corporação, a qual conduziu de maneira exemplar”, disse o Governador do Estado, Beto Richa. “Temos que batalhar ainda mais e nos aproximar da população, reavaliar táticas e modelos de atuação para que com qualidade possamos atender as demandas da sociedade”, afirmou o Governador.
Para o Secretário interino de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, a escolha do novo Comandante-Geral foi muito bem feita. “O coronel Tortato é uma pessoa que guarda todas as qualidades técnicas profissionais e pessoais, o que vai qualificá-lo na execução do melhor serviço frente ao Comando-Geral da Polícia Militar. Tenho plena fé que é uma grande aquisição por parte da SESP e acredito que o coronel Tortato deixará uma marca de responsabilidade e qualidade técnica na instituição”, finalizou. 
“Vamos cumprir as metas estabelecidas pelo Governo do Estado e ter uma Polícia Militar cidadã e amiga, com ações concretas que tratam a população com o mais absoluto respeito, em uma relação recíproca. Problemas nós teremos sempre, porém com muito serviço e trabalho conseguiremos, neste momento de fragilidade, resgatar toda a tradição histórica da Polícia Militar. Vamos viver o presente e principalmente prover o futuro com crescimento e conquistando a confiança da sociedade, o que é absolutamente necessário para o trabalho de cada policial militar que está na ponta da linha fazendo rondas, atendendo ocorrências e salvando vidas a todo instante”, ressalta o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato.
No Boletim Especial de passagem de comando, lido pelo tenente-coronel João de Paula Carneiro Filho, o coronel Kogut reafirmou a emoção do momento e ressaltou seu trabalho durante este período, que buscou ouvir e valorizar ideias, sendo exigente com os princípios e valores, e superando os desafios que se apresentavam. “Para mim a solenidade hoje é diferente em diversos aspectos, pois é um sentimento de despedida. Entrei com o objetivo de harmonizar a Polícia Militar, manter o respeito mútuo, demonstrar a todos a importância da união e dedicação ao trabalho. Não cabe citar feitos, mas sim atitudes”, destacou. 
“Passamos por vários tipos de problemas em toda a carreira, com maior ou menor intensidade. Na realidade meu tempo de serviço já se deu há um ano e, mesmo antes de alguns fatos, já tinha tomado esta decisão de me aposentar, inclusive meus amigos, familiares e colegas de trabalho estavam cientes. Saio feliz pelo trabalho que realizei em prol da comunidade e da corporação”, complementa o coronel Kogut.
“É um privilégio estar presente neste estado e poder participar deste momento. Peço que Deus abençoe esta nova jornada no comando da Polícia Militar. Parabenizo o coronel Kogut por todo o trabalho realizado, por sua liderança, profissionalismo e honradez que tivemos o orgulho de presenciar. Homens com sua estirpe alimentam tropas e desejamos que siga pujante em sua caminhada. Desejamos ao coronel Tortato boa sorte e que mantenha resguardando os interesses coletivos e buscando o melhor para a população paranaense”, disse o Comandante-Geral do Estado de Goiás e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), coronel Silvio Benedito Alves.
Em seu discurso o Deputado Estadual Pedro Lupion parabenizou o coronel Kogut por seu trabalho e desejou boa sorte ao novo comandante. “Passei a acompanhar o trabalho do coronel Kogut e pude ver essencialmente um homem que sempre defendeu a corporação e se postou ao lado de sua tropa, enfrentando todas as dificuldades e tornando-se respeitado por todos. Obrigado por ser esta pessoa humilde e leal. Ao coronel Tortato desejo sucesso”, concluiu.
Ao final do evento, após o tradicional desfile da tropa, o coronel Tortato ressaltou em entrevista que a Polícia Militar continuará atuando em prol da sociedade e buscando melhores resultados. “Vamos trabalhar rigorosamente integrados em um regime de cooperação, para que a população paranaense não tenha que sofrer nenhum subtercalso. A Polícia Militar cumpre seu papel de manter a ordem pública, atuando com rigor, mas focada na segurança do cidadão. Podem ter certeza que com muito trabalho e muito respeito nós iremos reconquistar todo este processo, porque somos uma instituição que esta preocupada com o presente e o futuro”, afirmou.
Sobre os casos de suspeita de abusos por parte de policiais militares o Comandante-Geral ressaltou que desvios de conduta não serão tolerados. “Vamos atuar promovendo justiça e disciplina. Aqueles policiais militares que por maior ou menor intensidade, usando ou não das prerrogativas como militar estadual e servidor público, ultrapasse os limites da lei, em qualquer momento, irão responder pela intensidade dos seus atos. Podem ter certeza que nenhuma instituição em todo o Brasil atua com tanto rigor no saneamento dos seus processos de justiça e disciplina, quanto a PMPR”, concluiu. 

Solenidade militar oficializa Coronel Tortato como Comandante-Geral da PM no Paraná


TRAJETÓRIA: O coronel Maurício Tortato formou-se no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 1985, em Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1997 e cursou, em 2008, o Curso Superior de Polícia pelo convênio entre a Universidade Federal do Paraná e a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). 
O Comandante-Geral fez Pós-Graduação em Curso de Inteligência pela APMG em 1990 e Curso de Polícia e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra com o FIES em 2005. Também realizou, em 1996, o Curso de Polícia Judiciária Militar pela APMG e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pelo convênio entre a UFPR e a APMG em 2001. 
Dentre as funções já exercidas pelo coronel Tortato estão a Subchefia da Casa Militar (Janeiro de 2003 a Janeiro de 2007), Assistente do Comandante-Geral da PMPR (Fevereiro de 2007 a Abril de 2008), Presidente da Comissão de Promoção de Praças (de 2007 a 2008), Chefe da 1ª Seção do Estado Maior da PMPR (Abril de 2008 a Janeiro de 2011), Comandante do 17º BPM, na Região metropolitana de Curitiba (Fevereiro de 2011 a Novembro de 2012), Diretor de Apoio Logístico da PMPR (Janeiro de 2013 a Outubro de 2013), Chefe do Estado Maior da PMPR (Outubro de 2013 a Dezembro de 2014) e Diretor Geral da SESP (Dezembro de 2014 a Abril de 2015).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.