Pular para o conteúdo principal

Estradas Rurais E Terrenos Baldios Viram Depósitos De Lixos De ''Porcalhões''


Nova Esperança/PR 
-Acostamentos de estradas rurais de Nova Esperança estão sendo transformados em depósitos de lixo e a culpa e de uma parcela da população. Além de sujar a cidade e o entorno, quem despeja lixo ou entulho em via pública, além de demonstrar falta de educação, comete contravenção penal prevista no artigo 54 da Lei 9.605/98 que aplica pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.
Enquanto os órgãos públicos vem procurando se adequar às Legislações Ambientais vigentes, uma parcela da comunidade novaesperancense infelizmente persiste em andar na contramão . Além da poeira e das condições pouco favoráveis das estradas vicinais, quem mora, trabalha ou freqüenta o meio rural está tendo que conviver também com o lixo. Os acostamentos estão sendo transformados em depósitos de todo o tipo de material inservível. É possível encontrar de entulhos a móveis e eletrodomésticos velhos. Um exemplo claro disso, é visível às margens das estradas municipais, onde grande quantidade de lixo está sendo depositada há anos de maneira totalmente irregular.
Esta semana a reportagem esteve em algumas estradas vicinais e verificou que a prática de descartar o lixo em vias públicas infelizmente é exercida com freqüência. São entulhos e mais entulhos simplesmente lançados nas margens das estradas e também em diversos terrenos baldios, mostras de que quem os descartou está pouco se importando com o meio ambiente e conseqüentemente com os outros.
Sujões
O deplorável hábito de jogar lixo às margens de estradas e em terrenos baldios acontece em vários locais no município, basta que alguém inicie para que em pouco tempo o volume de lixo e entulho aumente cada vez mais. Na grande maioria das vezes não são as pessoas do local que jogam, mas principalmente outros, vindos de outros lugares e que tentam encontrar um “jeitinho” prático de se livrar do lixo sem ter que arcar com suas responsabilidades ambientais. Podemos ser no que se refere a nossa conduta em relação ao meio ambiente, agentes preservacionistas ou o seu inverso, agentes destrutivos. Esta segunda opção é o que esses “porcalhões” optaram por ser.
Além de causar péssimo aspecto, mau cheiro e atrair vetores de doenças, jogar lixo em terrenos baldios, em margens de estradas e rodovias, ou mesmo em cursos d’água é crime ambiental (lei 9.605/1998) estando sujeito à multa e/ou detenção.
Jogar lixo urbano, sucatas e até galhos e entulhos às margens das rodovias pode acarretar em multa e até responsabilização criminal do autor, com enquadramento na legislação ambiental. Muitos acabam jogando até mesmo animais mortos. Como resultado, a decomposição orgânica destes animais acaba indo parar no lençol freático ou escorrendo para lagos e ribeirões. A maior dificuldade é identificar os “sujões”. Quase sempre essas pessoas que jogam o lixo se escondem na cortina da obscuridade, característica comum entre os anônimos covardes. Está em nossas mãos a tarefa de construirmos e preservarmos a nossa morada coletiva. A casa é nossa, das atuais e das gerações vindouras. Cada um deve assumir e adotar comportamentos responsáveis, de zelo, cuidado e amor com o planeta!

Fonte: Alex Fernandes França

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda.