Pular para o conteúdo principal

Taxa de homicídios cai 18% no Paraná em 2013


O Estado do Paraná registrou queda de 18% no número de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar) no ano de 2013, na comparação com o ano anterior. Foram 2.575 ocorrências no ano passado, contra 3.135 em 2012. Foto: Manoel Gomes/PMPR

Paraná - O Estado do Paraná registrou queda de 18% no número de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar) no ano de 2013, na comparação com o ano anterior. Foram 2.575 ocorrências no ano passado, contra 3.135 em 2012. O resultado acompanhou a tendência de queda verificada nos relatórios parciais, a cada três meses, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública.
“É uma diferença que corresponde a 560 vidas poupadas. E, se compararmos com 2010, a redução é ainda maior: 21,40% Esse índice alcançado reflete o conjunto de ações que a atual gestão da Segurança Pública vem colocando em prática e demonstra que estamos no caminho certo”, afirma o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.
Os números mostram redução no índice de homicídios dolosos nas mais diversas regiões do Estado. A Capital apresentou diminuição de 11,22% nessa modalidade de crimes, enquanto que na Região Metropolitana de Curitiba a queda foi ainda maior: 19%.
O mesmo se verificou nas Áreas Integradas de Segurança Pública de Paranaguá (-4,49%); Ponta Grossa (-4,04%), São Mateus do Sul (-48,65%), Guarapuava (-8%); Pato Branco (-19%); Francisco Beltrão (-19,23%); Cascavel (-30,2%); Foz do Iguaçu (-28,5%); Toledo (-34,38%); Campo Mourão (-21,43%); Maringá (-24,7%); Rolândia (-43,08%); Londrina (-42,61%); Telêmaco Borba (-22,58%).
O comandante da Polícia Militar, coronel César Vinícius Kogut, destacou que o bom desempenho também está atrelado ao empenho e aos investimentos feitos pelo governador Beto Richa. “A atual gestão está investindo cada vez mais na segurança pública, oferecendo os recursos necessários para as polícias Militar, Civil e Científica. Com a boa gestão a frente da Secretaria da Segurança Pública, estes recursos são canalizados com ações bem planejadas, o que tem contribuído para a redução nos índices de homicídios e outros crimes”, avalia ele.
Como o tráfico de drogas está atrelado à grande parte dos homicídios dolosos, a Segurança Pública tem atuado de forma árdua no combate ao narcotráfico, com operações conjuntas entre as polícias e também em parceria com outros órgãos do setor.
“A Polícia Civil tem se desdobrado nas ações para combater o crime e, com isso, temos alcançado resultados positivos, conjuntamente. A prisão de pequenos traficantes é primordial para a redução dos índices, pois grande parte deles também é homicida. As novas viaturas, grandes e potentes, e a contratação de mais policiais, também colaboraram”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat.

TAXA - Com o total de 2.575 homicídios dolosos registrados em 2013, atualmente o Paraná apresenta uma taxa de 23,36 homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes (tendo como base a população informada pelo Ipardes). Em 2012, essa taxa era de 28,64 a cada 100 mil habitantes; em 2011, ficou em 28,4 e, em 2010, chegou a 30,4.
A taxa nacional é de 24,3, conforme divulgação mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A taxa de homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes é um índice utilizado mundialmente para medir a eficiência e a eficácia das ações na área da segurança pública.

METAS DE REDUÇÃO - O resultado obtido está dentro da meta acumulada para o período, que foi proposta pela própria Secretaria da Segurança Pública e consta no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado em trabalhar de forma intensa para reduzir a criminalidade. O objetivo é chegar a 2015 com uma taxa de 21,5 homicídios a cada 100 mil habitantes.

RELATÓRIO – A íntegra do Relatório de Crimes Relativos a Mortes, elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), será divulgada no site oficial da Secretaria da Segurança Pública (www.seguranca.pr.gov.br), nas próximas semanas. Além de informações detalhadas por cada um dos 399 municípios do Paraná e por cada um dos 75 bairros de Curitiba, o relatório inclui informações sobre homicídios dolosos, roubo com resultado morte (latrocínio) e lesão corporal com resultado morte.
O mapeamento das áreas com maior incidência criminal do Paraná é feito pela Cape, que identifica as áreas mais sensíveis do Estado e repassa as informações aos gestores. A partir de um trabalho técnico, a análise criminal é feita por profissionais altamente qualificados.

Quadro
Índice de homicídios por 100 mil habitantes no Paraná

2013 – 23,36

2012 – 28,64

2011 – 28,4

2010 – 30,4

Brasil – 24,3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda.