Pular para o conteúdo principal

354 famílias de Colorado e Indianópolis recebem casa própria

O governador Beto Richa esteve, nesta quinta-feira (28), na região Noroeste do Estado, para a entrega de moradias. São 82 famílias em Indianópolis, que passam a morar no Residencial Vila Nova II. Presentes: Paulo Cezar Rizzato Martins e o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion.Indianópolis, 28/09/2017.Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Mais 354 famílias de Colorado e Indianópolis, na região Noroeste do Paraná, receberam as chaves de suas novas moradias nesta quinta-feira (28), em solenidades com a presença do governador Beto Richa. O investimento feito na construção dos dois residenciais soma R$ 17,5 milhões, num trabalho conjunto do Governo do Estado, governo federal e as prefeituras.
“Somos o primeiro governo a executar obras de habitação nos 399 municípios do Paraná”, destacou o governador. Segundo ele, o Estado conseguiu organizar os projetos e firmar a maior parceria nacional com a Caixa Econômica Federal para realizar obras de habitação. “O resultado é uma verdadeira revolução na área habitacional”, afirmou Richa.
O governador destacou a abrangência das ações do Estado para garantir moradia à população. Ele ressaltou que de 2011 para cá os projetos de habitação beneficiam 105 mil famílias com novas casas, urbanização e regularização fundiária. “Duvido que outro estado do Brasil tenha a capacidade que temos”, completou o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion.
O gerente regional da Caixa Econômica no Noroeste do Estado, Clever Iecher, afirmou que o Paraná tem se destacado nacionalmente com sua política de habitação. “A parceria que mantemos com o Governo do Estado gera muitos benefícios, como casas mais baratas e de qualidade superior nas construções”, disse.
O trabalho conjunto foi também enaltecido pelo presidente da Cohapar, Abelardo Lupion. “A parceria foi essencial para o desenvolvimento destes dois empreendimentos, garantindo construção com muita qualidade e economia", afirmou.

COLORADO - O Residencial Jardim Esperança passa a abrigar 272 famílias de Colorado que pagavam aluguel ou moravam de favor. O investimento é de R$ 11,7 milhões. São unidades que vão de 37 a 48 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
Com os benefícios concedidos pelos programas Minha Casa Minha Vida e Morar Bem Paraná, os novos moradores pagarão prestações entre R$ 147 e R$ 427 ao mês, valor inferior a média do aluguel na região. Além dos subsídios, o projeto teve assessoria técnica da Cohapar (contratação, execução e fiscalização das obras e acompanhamento social das famílias). A Copel fez instalação subsidiada da rede de energia elétrica, o que reduziu os custos de financiamento.
“O projeto é uma demonstração muito clara da qualidade das moradias entregues aos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito de Colorado, Marcos Mello. “Ressalto a importância de o poder público respeitar as comunidades. Quando um governo olha para esse lado, consegue fazer obras com qualidade. Estamos entregando 272 moradias ajustadas, adaptadas e com qualidade”, disse Mello.

MAIS CONFORTO - O governador esteve na nova residência de Marinês Ortelam, que se muda para uma casa adaptada para cadeirante. “É maravilhosa, amei tudo”, disse ela. Até agora, Marinês e o marido, Heleno Rodrigo da Rocha, pagavam aluguel. “Agora temos uma casa própria e que ainda torna a vida mais fácil para mim, pois tem rampa, banheiro adaptado, janelas mais baixas. Pedi uma casa adaptada e fui atendida. Agradeço a Deus e às pessoas que nos ajudaram.”
Richa também visitou o centro comunitário que foi implantado no residencial com recursos que sobraram da construção das casas.
O pedreiro Ivens Anderson Marciano, 35 anos, pagava R$ 500 por mês de aluguel. “Agora, com a economia desse dinheiro, vou conseguir mexer na minha casa, aumentar e colocar muro. Estou muito feliz”, comemorou ele. “Construí muitas casas durante a vida, mas agora vou trabalhar na minha própria residência”, afirmou.

INDIANÓPOLIS - As 82 famílias de Indianópolis, que receberam suas chaves no encontro com o governador Beto Richa, vão morar no Residencial Vila Nova II. O empreendimento, de R$ 5,8 milhões, tem três unidades adaptadas para pessoas com deficiência. Todas têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
As prestações do financiamento variam entre R$ 263 a R$ 523. “Graças ao apoio do governo estadual, estamos realizando o sonho destas pessoas”, disse o prefeito Paulo Cezar Martins.
O casal Andrey Pinati, 37 anos, e Andressa Lopes, 25 anos, é um exemplo da esperança que tinham em conquistar uma casa própria. Eles moravam de favor em sítio da família, há oito anos. “Foi difícil conseguir um financiamento que a gente pudesse pagar, mas agora conquistamos”, disse Andrey. “Adorei a casa, é muito bem-feita e ajeitada. Fico sonhando como vai ficar tudo mobiliado, na minha casinha nova e com conforto para os nossos filhos”, disse Andressa.

VEÍCULO - Em Indianópolis, na solenidade de inauguração das moradias, o governador Beto Richa também entregou uma van de 16 lugares para o transporte de pacientes para hospitais de Cianorte, Londrina e Maringá. O investimento é de R$ 120 mil, feito pela Secretaria de Estado da Saúde. “É um recurso livre, podíamos escolher onde investir e decidimos pela saúde, que prioridade em nosso município”, disse o prefeito Paulo Cezar Martins.
O município já possui um micro-ônibus, comprado também com recursos do Governo do Estado. “Nossos pacientes vão para centros maiores, como Londrina e Curitiba, e temos que ter veículos novos para garantir transporte mais seguro e mais qualidade de vida a essas pessoas”, afirmou o prefeito.

PRESENÇAS – Em Indianópolis, também participaram do evento os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Marcio Nunes e Tião Medeiros, o vice-prefeito de Indianópolis, Jocimar Paleta, e o prefeito de Cianorte e presidente da Associação dos Municípios do Médio Noro
Em Colorado, participaram o gerente regional da Caixa, Jair Bertoco; o prefeito de Floraí e presidente da Amusep, Fausto Eduardo Herradon; o presidente do Rotary Clube de Colorado, João Geraldo Soares; o coordenador regional da Cohapar, Djalma Timóteo da Silva, prefeitos e vereadores da região, os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Márcio Nunes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...