Pular para o conteúdo principal

Virando O Jogo

A indústria do Paraná fechou os primeiros sete meses do 2017 com crescimento de 3,9% na produção em relação ao mesmo período do ano passado. Foi o maior avanço do País, superando com folga o segundo e terceiro colocados: Santa Catarina (3,5%) e Espírito Santo (3,1%). Os dados são do IBGE.
O resultado do Paraná ficou bem acima do registrado pelo Brasil no período, que cresceu 0,8%. Em relação a julho do ano passado, a produção industrial paranaense cresceu 2,8% e na comparação com junho, com ajuste sazonal, o avanço foi de 2,3%.
O crescimento registrado nos últimos meses marca a retomada da indústria do Estado, depois de um ano com queda na produção por conta da crise econômica. Uma combinação de prudência fiscal e ousadia na atração de investimentos explica parte desses exitos.
Os resultados do Paraná são notáveis especialmente quando se considera que o estado foi satanizado por ter, no início de 2015 aprovado na Assembleia um ajuste fiscal que contrariou interesses corporativos e que resultou em um sério conflito com professores.
Na ocasião, grandes setores da mídia, viram no ajuste e na firmeza com que o estado enfrentou a oposição ao ajuste, uma espécie de perversidade gratuita. Em 2017, temos uma perspectiva muito mais apropriada para verificar o acerto daquelas medidas.
A maioria dos estados brasileiros não tem recursos para investir, existem casos notórios, como os do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro em que a má situação financeira chegou ao ponto de não poder pagar salários e servidores que vivem uma situação terrível.
O acerto da condução das finanças paranaense também repercute nos resultados macroeconômicos. O Paraná virou o jogo.

Por: Ademar Traiano 

Resultado de imagem para industria parana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro