Pular para o conteúdo principal

Acções da Rússia revelam "mágoa muito profunda" pelo fim da União Soviética, diz Obama

Mundo - Com a questão da Crimeia aparentemente arrumada na prateleira dos factos consumados, as atenções dos Estados Unidos e da União Europeia voltam-se para o sudeste da Ucrânia, em particular para os planos que a Rússia tem sobre o que está para lá da sua fronteira.
Moscovo diz que não tem planos nenhuns que envolvam a força militar e Washington está dividida entre a certeza da intimidação e as suspeitas de uma invasão. No meio de tantas dúvidas, a NATO volta a assumir o protagonismo perdido nos últimos anos, procurando agora reforçar a sua presença no Leste da Europa.
Nesta sexta-feira, numa entrevista à estação de televisão CBS, gravada em Roma, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou mais uma vez as movimentações de tropas ao longo da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, que estão em curso "sob a aparência de exercícios militares".
"Pode simplesmente ser um esforço para intimidar a Ucrânia, ou eles podem ter outros planos", disse o Presidente norte-americano, na linha do que já tinha sido dito pelo vice-conselheiro nacional de Segurança dos Estados Unidos, Tony Blinken, numa entrevista à CNN, no domingo passado. Nesse mesmo dia, o supremo comandante da NATO na Europa, o general norte-americano Philip Breedlove, alertou para os receios de que a Rússia possa estar a preparar-se para invadir outras regiões no Leste da Ucrânia, ou até mesmo a república separatista da Transnístria, na Moldova, na fronteira sudoeste ucraniana – uma hipótese que o general classificou como "muito preocupante", porque esse cenário exigiria que as tropas russas atravessassem o território da Ucrânia.
Na entrevista à CBS, o Presidente dos Estados Unidos instou Moscovo a retirar as suas tropas da fronteira e a sentar-se à mesma mesa com representantes do Governo interino de Kiev, para ultrapassar o que descreveu como uma "mágoa muito profunda" em relação ao fim da União Soviética.
"Seria de esperar que, ao fim de duas décadas, um líder russo estivesse ciente de que o caminho certo não é voltar atrás e agir de uma forma característica da Guerra Fria, mas sim seguir em frente para uma maior integração na economia mundial e uma maior responsabilidade como actor internacional", disse o Presidente norte-americano.
As recentes acções de Moscovo – prosseguiu Barack Obama – revelam "um sentimento nacionalista russo muito forte e um sentimento de que o Ocidente se aproveitou da Rússia no passado".
"[Vladimir Putin] pode estar a errar na sua leitura sobre o Ocidente. Não há dúvidas de que está a errar na leitura sobre a política externa americana. Nós não temos qualquer interesse em cercar a Rússia e não temos quaisquer interesses na Ucrânia, para além de querermos que os ucranianos tomem as suas próprias decisões sobre as suas vidas", disse Barack Obama.
Reafirmando o reconhecimento de que a Rússia tem interesses legítimos na Ucrânia, o Presidente norte-americano rejeitou totalmente a forma que Moscovo escolheu para demonstrar esse facto ao mundo. "Eles têm influência na Ucrânia por causa do comércio, da tradição e da língua. Toda a gente reconhece isso. Mas há uma diferença entre isso e enviar tropas e anexar uma parte do país só porque se é maior e mais forte. Não é desta forma que a lei e as normas internacionais são cumpridas no século XXI."
Quanto à resposta da NATO a uma eventual invasão russa da Ucrânia, o Presidente norte-americano foi vago, preferindo insistir na eficácia das sanções económicas. Sobre o peso da aliança atlântica, sublinhou que a sua força será o que todos os seus membros quiseram que seja, em mais um recado aos países mais importantes da União Europeia, como a Alemanha e o Reino Unido, que têm reduzido as suas despesas militares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, c...

Batman Misterioso Entrega Ladrão Na Esquadra

Mundo  -  O insólito aconteceu em Bradafford , Inglaterra . Um homem vestido como o conhecido super herói entrou numa esquadra, largou um suspeito e saiu. Vestido a preceito como o super herói Batman , um homem entrou pela esquerda da polícia de Bradfford, em Inglaterra, e entregou um criminoso. Depois saiu, misteriosamente, sem dar a conhecer a sua identidade, soube-se hoje. Segundo a Reuters, o insólito episódio aconteceu no passado dia 25 , tendo as autoridades revelado que o homem, de 27 anos, levado aos agentes era de facto um suspeito, acusado de roubo e fraude, que ficou detido e será ouvido por um juiz na próxima sexta-feira. Já sobre o desconhecido Batman, nada se sabe. Nem quem é, nem o que o levou a agir, nem se voltará a entrar em cena. Andará por aí?

Acidente Deixa Feridos Em Nova Esperança/PR

Quatro pessoas ficam feridas em acidente com três veículos em Nova Esperança Nova Esperança/PR - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente com três veículos na noite de sábado (29) em Nova Esperança (a 42 quilômetros de Maringá). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Paranavaí (a 73 quilômetros de Maringá), por volta das 22h, um caminhão tanque de placas de Palmeira (a 395 quilômetros de Maringá) estava entrando no trevo de Atalaia (a 52 quilômetros de Maringá), no km 146 da BR-376, quando foi atingido por um Ford Focus de placas de Nova Esperança. Ao parar para prestar socorro às vítimas, o motorista e o passageiro de uma Chevrolet Silverado acabaram sendo atropelados por um Fiat Saveiro de placas de Sarandi (a 13 quilômetros de Maringá), que seguia no sentido Paranavaí. Os condutores do Focus, da Saveiro e da Silverado, além do passageiro da Silverado, foram socorridos e encaminhados para atendimento médico no Hospital Universitário de Maringá e Hospital Santa Rita. ...