Pular para o conteúdo principal

McDonalds quer comprar alimentos de agricultores familiares do Paraná

Paraná - O governador Beto Richa recebeu nesta quarta-feira (12), no Palácio Iguaçu, empresários da rede de McDonalds interessados em comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar. O objetivo da empresa é estreitar relações com entidades do Governo do Estado para desenvolver um projeto pioneiro no país. Os pequenos agricultores, especialmente de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ganharão capacitação para produzir alimentos que serão vendidos à rede de restaurantes. A ideia é que o projeto seja realizado em parceria com a Secretaria da Agricultura.
“Com isso, há a garantia de produtos de boa qualidade espalhados pelo estado todo e baixo custo com a logística de distribuição. Então ganha o pequeno produtor, nós e o Estado”, afirma o Leonardo Lima, diretor corporativo de sustentabilidade do McDonalds para a América Latina.
A empresa já possui um projeto no interior do Paraná há 12 anos, nas cidades de Uraí e Bandeirantes, envolvendo 38 agricultores. O governador afirmou que há um grande interesse do Estado em desenvolver essa parceria, que será formalizada com as instituições da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. “Temos áreas com baixo IDH, como o Vale da Ribeira, com produções de boa qualidade, principalmente de tomate”, disse Richa.
O Brasil possui mais de 800 restaurantes McDonalds que demandam produtos como tomates, cebola e folhas verdes. Atualmente, existem quatro grandes produtores em todo o país que vendem para a rede. Segundo o diretor Leonardo Lima, o projeto já mostrou bons resultados ofertando qualidade, quantidade, preço baixo e logística. “O Paraná é um solo fértil e precisávamos de um estado com menos barreiras no caminho para conseguir casos de sucesso rápido e apresentar ao país todo. Além disso, é um estado que já tem a cultura de trabalhar com o desenvolvimento dos pequenos agricultores e nosso processador de alimentos está instalado aqui”, explicou.
O projeto será levado para a Secretaria da Agricultura e Abastecimento para a formalização da parceria no trabalho com os pequenos agricultores. Pelo projeto, caso a demanda da empresa seja menor que a oferta de produtos por parte dos agricultores, já existem empresas parceiras que se comprometem a comprar o restante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo Do Paraná Construirá 70 Novas Escolas E Metade Já Está Em Obras

Paraná  - Governo do Paraná construirá 70 novas escolas em várias regiões do Estado. Metade deste pacote já está em obras. Somente em 2013 o governo está investido R$ 500 milhões em infraestrutura. São construções, reformas, ampliações de unidades e implantações de quadras esportivas nas escolas da rede estadual. Além das escolas já em execução, outras 35 estão com recursos assegurados e as licitações sairão no decorrer do ano. Entre 2011 e 2012 foram entregues outras 24 unidades novas. “É um processo de modernização da estrutura das escolas, mais adequadas para estudantes e professores. As obras estão nas regiões que mais precisam desses equipamentos. Além de melhorar a estrutura, as obras permitem ampliar o número de turmas e ainda expandir a educação integral”, diz o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. Uma das novas escolas em construção fica no distrito de Agrocafeeira, no município de Matelândia. O novo prédio do Colégio Estadual Rui Barbosa atenderá aproxim...

Paraná Turismo - Guaratuba

Cidade mais movimentada do litoral paranaense, com boa infraestrutura. O povoado nascido no século 18 tornou-se uma cidade com mais de 30 mil habitantes e 22 km de belas praias. O município envolve toda a Baía de Guaratuba. A Praia Central é uma das mais populares da cidade. A orla é bem urbanizada e existem bares e restaurantes. As principais praias são: Praia Central, uma praia urbana e muito frequentada, onde está o Morro do Cristo. Caieiras, localizada na saída da cidade. Brejatuba, boa para surf. Nereidas, um balneário com praia extensa. Barra do Saí, praia excelente na divisa com Santa Catarina, próxima do rio Saí-Mirim. Esportes aquáticos são muito populares no município. Expedições de mergulho partem para a ilha de Itacolomis e ilha dos Currais.

Operação policial prende 36 suspeitos de integrar quadrilha de traficantes

Paraná - A Operação Sombra do 17.º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio do Grupo de Atuação ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, prendeu, na manhã desta sexta-feira (13/09), mais integrantes de uma quadrilha de traficantes de drogas que agia na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Desde janeiro, foram presas 36 pessoas e apreendidos 15 quilos de maconha, 574 pedras de crack, seis armas de fogo e três balanças de precisão. A operação partiu de investigações, denúncias anônimas pelo 181 - Narcodenúncia e informações trazidas diretamente à Agência Local de Inteligência do 17.º BPM. Segundo o major Sandor Luiz de Moraes, o grupo atuava em Campo Largo. “Ficou comprovada a participação de alguns investigados em outros crimes, como furtos, roubos e homicídios. Constatou-se também a participação de famílias dos suspeitos, que mantinham contas bancárias, onde o dinheiro proveniente do tráfico era depositado”, esclareceu o major Sandor. ÚLTIMO DIA – Desde janeiro até quint...