Copa Do Mundo 2014 - Quando não havia esperanças, Lionel Messi, como um messias, coloca a Argentina nas oitavas de final. O camisa 10 argentino fez o gol da vitória por 1 a 0, contra o Irã, aos 46 minutos do segundo tempo. O resultado coloca a seleção na próxima fase sem depender do resultado entre Bósnia e Nigéria.
Mas não foi fácil. A Argentina chegou à metade do jogo com cerca de 75% de posse de bola e três vezes mais passes certos que o adversário. Entretanto, acertou apenas um chute em gol, com Higuaín, aos 21 minutos, defendido pelo goleiro Haghighi. Outras três boas chances na etapa foram de cabeça com Rojo, Garay e Federico Fernández, todas por cima da meta.
O esquema de Carlos Queiroz funcionava. No 4-2-3-1, os volantes Nekounam e Teymourian diminuiam os espaços entre as linhas de marcação e não deixavam os argentinos criar. Os lances de ataque do Irã, ironicamente, eram comandados pelo "ministro da defesa". O zagueiro Hosseini concluiu de cabeça duas vezes com perigo em cobranças de bola parada de Dejagah.
Para a etapa final, a mudança foi mais tática do que técnica. Messi passou a atuar pela ponta de um losango no meio-campo para deixar Aguero mais livre para se juntar a Higuaín no ataque. Mas a Argentina seguia abusando dos cruzamentos na área para tentar se aproveitar do mau desempenho iraniano na bola aérea — e sofreu com o mesmo mal.
Aos 21 minutos do segundo tempo, Dejagah, em cruzamento da direita, cabeceou com força no centro do gol. Romero espalmou por cima para salvar os hermanos. Sabella decidiu trocar o ataque, e colocou Lavezzi e Palácio para tentar furar o bloqueio iraniano.
Eis que surge o homem.
Aos 46 minutos, a três de acabar a partida, Messi dominou a bola fora da área e bateu no ângulo. Quando saiu de seu pé esquerdo, ela seguia o caminho da linha de fundo. Porém, no meio do caminho, ela assumiu o efeito do craque e corrigiu sua trajetória para onde merece estar — no fundo da rede.
O gol só não satisfez a torcida que irá ao Beira-Rio na próxima quarta-feira. A Argentina enfrentará a Nigéria já classificada.
Comentários
Postar um comentário