Copa Do Mundo 2014 - Existem emoções que ficam guardadas no coração e que não podem ser exprimidas em palavras. Ouvir o hino à capela num estádio de Copa de Mundo, sem dúvida, é uma delas. Para quem pensa que mergulhar num mar de emoções só funciona ao ouvir o hino brasileiro, se engana: quem, dentre os mais de 60 mil presentes ao Itaquerão vivenciou o povo chileno representado no estádio antes do apito inicial imaginou: os chilenos venceriam.
Não foi suficiente. O futebol não é só emoção, é tática, é inteligência. Osholandeses foram metódicos, concentrados, aplicados e científicos para conter o ímpeto de um adversário determinado e corajoso, que agora pode estar em nosso caminho.
A vitória de 2 a 0 da Holanda, gols de Fer e Depay, foi o triunfo do futebol planejado sobre a paixão. Então, sob este ângulo, talvez seja melhor mesmo encarar os chilenos, já que a característica da emoção sul-americana também é brasileira.
O primeiro tempo já demonstrou por que não há melhor ou pior para o Brasil encarar: dois times absolutamente cientes do que querem estabeleceram com seus padrões em campo: holandeses precavidos e tentando especular contra-ataques; chilenos com posse de bola, coração pulsante no embalo de sua torcida, evidentemente, lá no fundo de seus sentimentos, querendo escapar do Brasil.
Comentários
Postar um comentário