Pular para o conteúdo principal

Santa Casa conclui licitação e obras de conclusão do Hospital Noroeste começam na próxima semana

Paranavaí/PR - A Santa Casa de Paranavaí concluiu o processo de licitação das obras de adaptação e conclusão das obras do antigo Hospital Noroeste. Serão investidos na obra R$ 9,5 milhões. 
A nova unidade abandona o nome de Hospital Noroeste, que foi patenteado pelos antigos proprietários e passa a ser denominado de Santa Casa de Paranavaí - Unidade Morumbi, em referência ao bairro onde está localizado.
Segundo o presidente da Comissão de Licitação, Paulo Sérgio de Abreu Pierin, quatro empresas retiraram o edital de licitação e as propostas foram recebidas no último dia 6 quando a comissão definiu a empreiteira vencedora. Na última sexta-feira encerrou o prazo para recursos.
Antes de homologar a licitação, Paulo Pierin, decidiu dar conhecimento do andamento do processo à diretoria da Santa Casa, que realizou uma assembleia na tarde de ontem. 
Hoje, o processo será homologado e encaminhado para publicação. Ainda esta semana deverá ser celebrado o contrato entre a empresa vencedora do certamente licitatório e a Santa Casa. 
Semana que vem será expedida a ordem de serviço para início das obras. A expectativa da diretoria da Santa Casa é de que as obras estejam concluídas em 18 meses.
A unidade da Santa Casa terá 120 leitos, dos quais 10 de UTI, bloco cirúrgico com três salas, serviços de imagem e estrutura de hotelaria (cozinha, lavanderia, etc.). 
Como a obra ficou muitos anos parada, haverá necessidade de alterações no projeto original para adaptações à nova legislação. Além disso, foi ampliado o número de leitos de UTI em relação à proposta inicial. 
Mas os projetos complementares e de adaptação já foram executados e fizeram parte do processo de licitação.
O presidente da Santa Casa de Paranavaí, Renato Augusto Platz Guimarães, informou que o coordenador administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais, encontra-se em Curitiba e entre seus compromissos deve oficializar convite ao governador Beto Richa e ao secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, para estarem em Paranavaí na próxima semana participando do ato de emissão da ordem de serviço para o início das obras. 
“O governador Beto Richa e o secretário Michele Caputo estão empenhados para que nossa cidade amplie o número de leitos hospitalares e de UTI. E será uma honra para nós recebê-los aqui neste momento importante e histórico para a nossa cidade”, disse Renato Guimarães. 
Ele lembrou, ainda, que as atuais instalações da Santa Casa estão operando no seu limite. “Esta nova unidade hospitalar vai ajudar muito Paranavaí e região”, atesta o presidente da Santa Casa.
O antigo Hospital Noroeste começou pela iniciativa privada, que não conseguiu concluí-la. Depois de várias reuniões envolvendo os antigos proprietários, Administração Municipal, Santa Casa e Governo do Estado foi selado um acordo, pelo qual os proprietários “devolveram” o terreno para a Prefeitura com as atuais instalações. 
A Prefeitura, conforme combinado com os antigos proprietários, permutou o referido terreno com outro da Santa Casa (onde está sendo construído a UPA) e viabilizou os investimentos públicos do Governo do Estado.
Durante a assembleia, ontem, os diretores da Santa Casa prestaram homenagem ao advogado Hermeto Botelho Júnior, que compunha a diretoria do hospital. O último trabalho de Botelho foi justamente como membro da Comissão de Licitação das obras da Unidade Morumbi.
“Uma grande perda. Um homem que sempre ajudou a Santa Casa. Seu nome ficará registrado para sempre na história de nosso hospital”, disse o presidente Renato Guimarães sobre a morte de Hermeto Botelho Júnior.

Santa Casa conclui licitação e obras de conclusão do Hospital Noroeste começam na próxima semana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paraná é o Estado do Sul que mais gerou empregos em microempresas

O Paraná gerou 47.235 empregos com carteira assinada de janeiro a agosto desse ano, em empresas com até quatro empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho. O resultado coloca o Estado em primeiro lugar do ranking da Região Sul e em terceiro lugar nacional, atrás apenas para São Paulo e Minas Gerais. No mesmo período de 2016, o Paraná havia ficado em quarto lugar no ranking nacional, com geração de 42.205 empregos com carteira assinada. O setor que mais contribuiu foi o de serviços, com 41,7%, seguido pelo comércio, responsável por 25% dos postos de trabalho. O município com melhor resultado foi Curitiba, com 19,8% dos empregos. Em seguida, aparecem Londrina e Maringá, responsáveis por 6,3% cada. EMPREENDEDORISMO - O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Julio Suzuki Júnior, dis...

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...