Pular para o conteúdo principal

China "tem provas" de apoio externo a atos terroristas

Mundo - De acordo com o vice-presidente da Universidade de Segurança Pública da China, um centro especializado na formação das forças de segurança do país, Li Jianhe, a maioria das pessoas que organizam ou participam em atentados terroristas dentro das fronteiras da República Popular "foram treinadas no exterior".
"Também fornecem as `ferramentas` necessárias, os conhecimentos e até financiamento para encetarem os taques", assegurou o perito numa conferência de imprensa no seio da terceira edição do Fórum Mundial da Paz, que decorre este fim-de-semana na capital chinesa.
O mesmo responsável explicou que, "atualmente não existe nenhum grupo terrorista bem organizado dentro das fronteiras da China" e garantiu que o Movimento Islâmico do Turquestão Oriental -- a organização a que as autoridades chinesas atribuem a maioria dos ataques na China -- "é influenciado pela Al-Qaida e tenta infiltrar-se no país".
Nos últimos anos a China sofreu numerosos ataques e atentados dentro do seu território, especialmente na região autónoma de Xinjiang, noroeste do país, onde segundo Pequim há grupos extremistas, muitos deles dirigidos por membros de etnia uigure que reivindicam a independência do território.
Nos últimos cinco anos o número de vítimas relacionadas com confrontos com as autoridades e estes grupos ou por ataques é de cerca de 400.
No entanto, nos últimos meses alguns ataques aconteceram fora da região autónoma de Xinjiang o que levou as autoridades a lançar uma campanha antiterrorista e a aumentar a vigilância no país.
Li Jianhe defendeu, por isso, maior cooperação internacional para combater o problema, sublinhou que o Governo chinês faz o possível para acabar com atividades terroristas e considerou que "se falhar a cooperação internacional" não pode ser descartada a existência de grupos organizados no interior da China.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.