O maior símbolo da Arrancada Heroica se foi. Neste dia 20 de junho, Oberdan Cattani, um dos grandes goleiros da história do Palmeiras, morreu, apenas nove dias após completar 95 anos - justamente a data da vitória por 3 a 1 do Brasil sobre a Croácia, na abertura da Copa do Mundo. A família ainda não divulgou a causa da morte
No último mês de abril, Cattani foi internado no Hospital Bandeirantes em decorrência de uma grave lesão coronariana. Ele passou por um cateterismo e recebeu alta uma semana depois.
A importância histórica de Oberdan seria simbolizada neste mês de junho, quando o Palmeiras inauguraria um busto em homenagem ao ex-goleiro na sede social do clube. Entretanto, pelos problemas de saúde enfrentados pelo lendário atleta nos últimos meses, a família pediu o adiamento do evento. confirmada às 23h15.
O busto do ex-jogador será apenas o quarto no local: Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia possuem a honraria; o pentacampeão Marcos, também um dos grandes goleiros da história palestrina, será homenageado em novembro deste ano.
Goleiro ágil e de ótima impulsão, ele era o único vivo a atuar pelo Palestra Itália e Palmeiras. Com ele, o time alviverde conquistou a Copa Rio de 1951, os Campeonatos Paulistas de 1942, 1944, 1947 e 1950 e o Torneio Rio-São Paulo de 1951.
Cattani ficou notabilizado por agarrar a bola com uma mão e colocá-la de volta ao jogo em velocidade. Ele também atuou pela seleção paulista e brasileira, sendo um dos favoritos a ocupar a meta da equipe nacional na Copa do Mundo de 1950, justamente a primeira sediada no Brasil.
Ele também participou da vitória por 3 a 1 da equipe sobre o São Paulo, a primeira do time sob a alcunha atual de Palmeiras. A raiz italiana fez o Palestra Itália sofrer forte pressão para mudar o nome na época, em virtude da Segunda Guerra Mundial. No gol, Cattani foi fundamental para a estreia vitoriosa e a arrancada que terminou no título paulista de 1942.
Comentários
Postar um comentário