Pular para o conteúdo principal

Alvaro Dias defende que o Senado respeite decisão do STF sobre Aécio

Resultado de imagem para alvaro dias

O senador Alvaro Dias foi o primeiro orador a subir à Tribuna na sessão deliberativa desta terça-feira (17), na qual o assunto em pauta é a análise da decisão do Supremo Tribunal Federal que afastou o tucano Aécio Neves de seu mandato. Alvaro Dias, em seu pronunciamento, defendeu que o Senado respeite a independência dos poderes e o anseio dos cidadãos brasileiros pelo fim dos privilégios a políticos e autoridades, referendando a decisão tomada pela Primeira Turma do STF.
“Nós estamos aqui para discutir se a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vale ou não vale, se a respeitamos ou desrespeitamos. O art. 102 da Constituição institui as competências do Supremo Tribunal Federal, entre elas a de aplicar medidas cautelares diversas da prisão. Foi o que fez a Primeira Turma do STF. Há quem alegue que a Primeira Turma não teria poderes para essa deliberação, que só o Pleno do Supremo poderia decidir dessa forma. Não concordamos com essa tese, porque, regimentalmente, há, sim, a possibilidade do deslocamento para o Pleno do Supremo Tribunal Federal quando a parte contrariada interpõe recurso ou quando o Ministério Público o faz. Nesse caso, não se interpôs recurso, e, portanto, é matéria vencida, decisão a ser respeitada”, disse o senador.
Alvaro Dias, no seu discurso, lamentou que o próprio Supremo Tribunal Federal tenha voltado atrás em sua decisão sobre Aécio Neves, consagrando entendimento diferenciado do que tomou no ano passado, em relação à situação do deputado e presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O líder do Podemos lembrou palavras do ex-presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, que por décadas vêm influenciando e iluminando magistrados e juristas em todo o mundo.

“John Marshall, o longevo presidente da Suprema Corte Americana, firmou entendimento de que juízes aplicam a constituição, interpretam a constituição. A sua atuação iluminou, inspirou e convenceu gerações, e o seu entendimento permanece vivo até hoje, nas nações mais evoluídas do mundo. Não iluminou, no entanto, a muitas autoridades brasileiras nestes tempos difíceis que estamos vivendo. Há poucos dias, o Supremo Tribunal Federal decide de forma oposta ao que fez há algum tempo, tempo recente, quando analisou o mesmo fato em relação ao Presidente da Câmara, Eduardo Cunha. No episódio Eduardo Cunha até o episódio dessa última semana, houve uma constrangida mudança de opinião no STF, que abdicou da sua competência, transferindo poderes ao Legislativo, transferindo a palavra final, neste caso, ao Senado. E é por essa razão que aqui estamos. Não deveríamos estar se John Marshall estivesse ainda a iluminar as cabeças brasileiras do Supremo. Não podemos instalar a vigência de dois sistemas na investigação criminal: aquele que alimenta os privilégios das autoridades em relação a Parlamentares e aquele outro que diz respeito aos brasileiros de modo geral”, criticou o senador.
O líder do Podemos falou ainda sobre a PEC de sua autoria, que acaba com o foro privilegiado de autoridades, e que, no entendimento dele, pode vir a reduzir a impunidade que reina no país. “O Senado já extinguiu o foro privilegiado por unanimidade, agora resta à Câmara dos Deputados deliberar, terminativamente, para que esse instituto seja definitivamente eliminado no contexto da Constituição do País, onde estabelece, sendo um paraíso da impunidade, a contradição em relação ao art. 5º, que diz que todos somos iguais perante a lei. Enquanto perdurar o instituto do foro privilegiado, não podemos afirmar, não podemos comemorar a instalação de uma nova Justiça neste País e, enquanto nós não cumprirmos decisão judicial, nós não podemos afirmar que o Poder Judiciário é um poder independente”, disse.
Alvaro Dias destacou, ao final de seu discurso, que apresentou proposta de emenda à Constituição que legitima constitucionalmente a prisão em segunda instância. O senador também lembrou a apresentação de outro projeto, que elimina a prerrogativa do Poder Legislativo de convalidar ou não a prisão de parlamentar em flagrante. A proposição do senador também elimina a prerrogativa que hoje detém o Poder Legislativo de suspender ações penais que envolvam Parlamentares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro