Pular para o conteúdo principal

Richa dá posse a novo defensor público-geral do Paraná

Governador Beto Richa, acompanhado pelo, deputado Luiz Claudio Romanelli, secretário da justiça, deputado Artagão Júnior e demais autoridades, participa da solenidade de posse do novo defensor público geral do Estado do Paraná, Eduardo Abraão.Curitiba, 18/10/2017Foto: Ricardo Almeida / ANPr

O governador Beto Richa deu posse nesta quarta-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, ao novo defensor público-geral do Paraná, Eduardo Pião Ortiz Abraão. Ele exercerá o cargo no biênio 2017/2019, no lugar de Sérgio Parigot de Souza, que estava no cargo desde 2015. Diferente de outros estados, em que o defensor-geral é escolhido pelo governador a partir de uma lista tríplice, no Paraná ele foi eleito pelos próprios defensores.
Richa destacou que a regulamentação e a criação da estrutura da Defensoria Pública do Paraná foi uma das primeiras ações de seu governo, em 2011. Apesar de criado em 1991, o órgão só foi regulamentado 20 anos depois. “Só dois estados do Brasil, até então, não tinham uma estrutura de defensoria. Depois de muitas discussões e debates transparentes e democráticos, nós criamos uma estrutura moderna que trouxe avanços importantes ao Estado”, disse.
O governador elogiou o trabalho da Defensoria Pública na ampliação do acesso à justiça e também no trabalho de regularização fundiária de propriedades rurais, em parceria com o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG). “A Defensoria presta relevantes serviços ao Paraná, atendendo boa parte dos paranaenses mais carentes que não podem contratar um advogado para a sua defesa, além dos avanços na área fundiária”, salientou.
Abraão explicou que o objetivo de sua gestão é ampliar a estrutura da Defensoria no Estado. “Vamos elaborar e entregar, em breve, nas mãos do governador, um planejamento para aumentar o atendimento à população de forma quantitativa e qualitativa”, afirmou. “O desafio é crescimento e o fortalecimento da instituição”, disse.

ESTRUTURA – Atualmente, a Defensoria Pública do Paraná conta com 99 defensores, em 18 municípios, que disseminam o trabalho por dezenas de outras cidades. A estrutura da Defensoria Pública trabalha em favor de 60% dos cidadãos paranaenses que não têm condições de pagar um advogado. Os defensores atuam em áreas prioritárias, como Família, Infância e Juventude, Direito Civil, Execução Penal e Direito Criminal.

BIOGRAFIA – Defensor público no Estado do Paraná desde 2013, Abraão atuou nas áreas de Execução Pena, de Família, Infância e Juventude e junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Casa da Mulher Brasileira. É formado em Direito pela Universidade de Taubaté (Unitau) e mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente do Tribunal do Justiça do Paraná, Renato Braga Bettega; os secretários de Estado da Cultura, João Luiz Fiani; da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; e de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; do ITCG, Amílcar Cabral; e da Paranaprevidência, Wilson Quinteiro; o defensor público-geral do Rio Grande do Sul, Cristiano Heerdt; o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior; o desembargador Ruy Muggiati; a ex-defensora-geral Josiane Lupion; o diretor da Procuradoria-Geral do Paraná, Joel Samways Neto; o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Luiz Alberto Cartaxo; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Guto Silva, Cristina Silvestri e Rubens Recalcatti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.