Pular para o conteúdo principal

Richa dá posse a novo defensor público-geral do Paraná

Governador Beto Richa, acompanhado pelo, deputado Luiz Claudio Romanelli, secretário da justiça, deputado Artagão Júnior e demais autoridades, participa da solenidade de posse do novo defensor público geral do Estado do Paraná, Eduardo Abraão.Curitiba, 18/10/2017Foto: Ricardo Almeida / ANPr

O governador Beto Richa deu posse nesta quarta-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, ao novo defensor público-geral do Paraná, Eduardo Pião Ortiz Abraão. Ele exercerá o cargo no biênio 2017/2019, no lugar de Sérgio Parigot de Souza, que estava no cargo desde 2015. Diferente de outros estados, em que o defensor-geral é escolhido pelo governador a partir de uma lista tríplice, no Paraná ele foi eleito pelos próprios defensores.
Richa destacou que a regulamentação e a criação da estrutura da Defensoria Pública do Paraná foi uma das primeiras ações de seu governo, em 2011. Apesar de criado em 1991, o órgão só foi regulamentado 20 anos depois. “Só dois estados do Brasil, até então, não tinham uma estrutura de defensoria. Depois de muitas discussões e debates transparentes e democráticos, nós criamos uma estrutura moderna que trouxe avanços importantes ao Estado”, disse.
O governador elogiou o trabalho da Defensoria Pública na ampliação do acesso à justiça e também no trabalho de regularização fundiária de propriedades rurais, em parceria com o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG). “A Defensoria presta relevantes serviços ao Paraná, atendendo boa parte dos paranaenses mais carentes que não podem contratar um advogado para a sua defesa, além dos avanços na área fundiária”, salientou.
Abraão explicou que o objetivo de sua gestão é ampliar a estrutura da Defensoria no Estado. “Vamos elaborar e entregar, em breve, nas mãos do governador, um planejamento para aumentar o atendimento à população de forma quantitativa e qualitativa”, afirmou. “O desafio é crescimento e o fortalecimento da instituição”, disse.

ESTRUTURA – Atualmente, a Defensoria Pública do Paraná conta com 99 defensores, em 18 municípios, que disseminam o trabalho por dezenas de outras cidades. A estrutura da Defensoria Pública trabalha em favor de 60% dos cidadãos paranaenses que não têm condições de pagar um advogado. Os defensores atuam em áreas prioritárias, como Família, Infância e Juventude, Direito Civil, Execução Penal e Direito Criminal.

BIOGRAFIA – Defensor público no Estado do Paraná desde 2013, Abraão atuou nas áreas de Execução Pena, de Família, Infância e Juventude e junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Casa da Mulher Brasileira. É formado em Direito pela Universidade de Taubaté (Unitau) e mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente do Tribunal do Justiça do Paraná, Renato Braga Bettega; os secretários de Estado da Cultura, João Luiz Fiani; da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; e de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; do ITCG, Amílcar Cabral; e da Paranaprevidência, Wilson Quinteiro; o defensor público-geral do Rio Grande do Sul, Cristiano Heerdt; o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior; o desembargador Ruy Muggiati; a ex-defensora-geral Josiane Lupion; o diretor da Procuradoria-Geral do Paraná, Joel Samways Neto; o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Luiz Alberto Cartaxo; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Guto Silva, Cristina Silvestri e Rubens Recalcatti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro