Pular para o conteúdo principal

Copel e Shell firmam parceria para expandir gás natural no Paraná

O Governo do Paraná, a Copel e a Shell do Brasil assinaram um protocolo de intenções para criar um plano de expansão da oferta de gás natural no Estado. O documento foi assinado nesta segunda-feira (16), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo governador Beto Richa, o presidente da Copel, Antonio Guetter, e o gerente de gás nas Américas da Shell, Christian Iturri.

O Governo do Paraná, a Copel e a Shell do Brasil assinaram um protocolo de intenções para criar um plano de expansão da oferta de gás natural no Estado. O documento foi assinado nesta segunda-feira (16), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo governador Beto Richa, o presidente da Copel, Antonio Guetter, e o gerente de gás nas Américas da Shell, Christian Iturri. O presidente da Compagas, Jonel Nazareno Iurk, também participou.
A partir da formalização, as duas empresas vão discutir os termos do acordo de parceria, que terá também a participação da Compagas. “Essa parceria para o Plano Estratégico de Gás Natural no Estado do Paraná vai se desenvolver a contento de nossas expectativas, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável do setor”, disse Richa.
Em princípio, o plano prevê a construção de 300 quilômetros de novos gasodutos, três novas termelétricas – UTE Litoral, UEGA 2 e UTE Sul. Juntas, as novas usinas terão capacidade de geração de 1500 megawatts, suficiente para abastecer 1,1 milhão de residências. Além da nova infraestrutura, o plano prevê melhor preço do gás natural para o consumidor paranaense.
“A expansão do fornecimento de gás natural é estratégico para o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Paraná. Por isso contamos com o apoio do Governo do Estado para estruturar este Plano Estratégico”, afirmou o presidente da Copel, Antonio Guetter.
Para o executivo da Shell, Christian Iturri, a parceria com o Governo do Estado é estratégica para a empresa. “Vemos no Paraná um mercado importante que tem muitas possibilidades de crescimento”, afirmou ele.

PROCESSO - A petrolífera Shell foi vencedora da Chamada Pública 06/2015 aberta pela Copel e ficou vigente por dois anos. Por meio dela, a Companhia buscou parceiro que tivesse interesse em elaborar estudos para chegar a um plano de negócios para importar, produzir, explorar, comercializar e transportar gás no Paraná. “Depois de analisar várias propostas até meados de 2017, verificamos que a Shell foi a empresa que apresentou a melhor proposta e a que mais se adequou aos planos de expansão pretendidos pelas companhias paranaenses e pelo governo do Estado”, disse Guetter.

MODELO DE NEGÓCIO - A primeira fase da parceria, após a assinatura do acordo, é o desenvolvimento conjunto de um modelo de negócios que atenda as necessidades elencadas no Plano. “Vamos elaborar estudos conjuntos e realizar análises técnicas e econômico-financeiras para definição do modelo de negócios que traga rentabilidade e atenda às demandas para o crescimento do Estado”, explicou o presidente da Copel.
A previsão preliminar é que estes estudos se desenvolvam ao longo de 2018 e, então, a Copel possa participar de leilões em 2019 para construção de usinas termelétricas.

O Governo do Paraná, a Copel e a Shell do Brasil assinaram um protocolo de intenções para criar um plano de expansão da oferta de gás natural no Estado. O documento foi assinado nesta segunda-feira (16), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo governador Beto Richa, o presidente da Copel, Antonio Guetter, e o gerente de gás nas Américas da Shell, Christian Iturri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro