Pular para o conteúdo principal

Beto Richa reabre colégio histórico de Cambará atingido por incêndio

Resultado de imagem para Beto Richa reabre colégio histórico de Cambará atingido por incêndio

O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (25) as obras de reconstrução do Colégio Estadual Professor Sílvio Tavares, o maior e mais antigo de Cambará, no Norte Pioneiro. O prédio foi atingido por um incêndio, em 2015. O Governo do Estado reconstruiu o piso superior, totalmente afetado pelo fogo, reformou e revitalizou o térreo, com investimento de R$ 1,5 milhão.
Fundado há 64 anos, o colégio é o terceiro maior do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho. Com 600 alunos, a escola retoma as atividades normais nesta quinta-feira. Durante a solenidade de reabertura, Richa anunciou que a unidade também vai receber investimentos do Estado dentro do programa de modernização tecnológica na rede estadual.
“A determinação é que a escola de Cambará seja a primeira beneficiada”, afirmou o governador, ressaltando que o governo estadual investirá R$ 100 milhões na melhoria dos laboratórios de informática, redes de internet e aquisição de equipamentos. O programa vai beneficiar 2.100 colégios públicos do Estado.
Alunos, professores, diretores e lideranças de Cambará comemoraram a reinauguração. “É uma belíssima e histórica escola, uma das maiores e mais bonitas do Paraná”, destacou o governador. Ele lembrou que o Governo do Estado adquiriu cerca de 7 mil extintores para equipar escolas e também criou a Brigada Escolar, que capacita estudantes, professores e funcionários sobre os procedimentos em casos de incêndio.

COLABORAÇÃO - “Estamos reabrindo as portas do Colégio Professor Sílvio Tavares e retomando as atividades pedagógicas com toda a qualidade do ensino”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. Ela destacou também o trabalho conjunto da comunidade escolar, prefeitura de Cambará e do Governo do Estado para a reconstrução.
O prefeito José Salim Haggi Neto mencionou que a obra de reconstrução era uma reivindicação importante da comunidade. “É uma alegria este momento. Quando o colégio pegou fogo, Cambará chorou e hoje percebemos a felicidade da nossa comunidade por receber de novo esse prédio, que faz parte da história da nossa população e da nossa cidade”, disse ele.
O impacto que a destruição do prédio do colégio teve junto à população foi também ressaltado pela diretora do colégio, professora Maria Ângela Cegatti. “Toda a comunidade ficou muito triste. Mas tem males que vem para bem. Temos que agradecer ao Governo do Estado pelo ótimo trabalho. O colégio ficou até melhor e está perfeito para receber os nossos alunos”, afirmou.
A estudante Giovana Inês Varasquim, 16 anos, vai concluir o ensino médio no novo prédio do colégio. Ela, que está na escola desde o 6° ano do ensino fundamental, acompanhou de perto a situação desde o incêndio e afirmou que a insegurança de não ter onde estudar era o que mais afligia os alunos.
“Quando soube do incêndio a primeira coisa que pensei foi onde concluiria meus estudos. O período de adaptação na outra escola foi difícil, mas deu tudo certo. É uma emoção muito grande estar de volta. Vou terminar o ensino médio no colégio novo e a felicidade é gigantesca”, afirmou.

RECONSTRUÇÃO – O incêndio atingiu a escola na noite de 11 de fevereiro de 2015, por volta das 22 horas. O fogo foi contido totalmente somente na madrugada pelas equipes da Defesa Civil Comunitária de Cambará e do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho. O pavimento superior do prédio ficou destruído.
No pavimento superior, foram reconstruídas 13 salas de aulas, os laboratórios de Química, Física e Biologia, e o de Informática e o auditório. Também foram reformados os pisos do pavimento inferior, de nove salas de aula e do setor administrativo. O colégio também foi equipado com extintores e outros itens de segurança e recebeu uma nova pintura.

ESTRUTURA – O Colégio Silvio Tavares tem uma área de 2 mil metros quadrados e cerca de 600 alunos dos ensinos fundamental e médio. No local também são ofertados cursos técnicos de formação de docentes, recursos humanos, contabilidade e administração. “Estamos vendo a possibilidade de implantar cursos de estética, secretariado e marketing. A escola tem espaço físico e condições de atender”, contou a diretora-auxiliar Márcia Regina Franco de Oliveira.

Richa visita Escola Profissionalizante Milton Faria de Oliveira

Ainda em Cambará, o governador Beto Richa visitou a Escola Profissionalizante Milton Faria de Oliveira, construída e mantida pelo Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental. Inaugurada em junho deste ano, a escola tem cerca de 250 alunos e oferece cursos de cabeleireiros, estética, depilação, entre outros.
A escola está localizada na Vila Rotary, onde também foram instalados, em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura de Cambará, o Colégio Estadual Angelina Ricci Vezozzo e a Escola Municipal Caetano Vezozzo.
“Construímos aqui 80 casas e as escolas para atender as famílias que moram nas proximidades. Hoje as três escolas abrigam cerca de 1,2 mil alunos”, contou Alceo Vezozzo, que foi também o engenheiro responsável pela construção do Colégio Estadual Sílvio Tavares, na década de 1950.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Richa tem 43% das intenções de votos, e Requião, 26%, mostra o Ibope

Eleições - Atual governador do Paraná e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) aparece na liderança da disputa eleitoral em pesquisa divulgada ontem pelo Ibope. O tucano tem 43% das intenções de voto no levantamento. Em segundo lugar, com 26%, está o ex-governador Roberto Requião (PMDB).  Gleisi Hoffmann (PT), ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, aparece em terceiro lugar, com 14%.  A margem de erro da pesquisa, encomendada pela RPC TV, afiliada da Globo, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.008 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto, em 59 municípios.  Em quarto lugar, está Túlio Bandeira (PTC), com 1% das intenções. Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) não chegam a 1%.  Brancos e nulos somam 8%. Indecisos, 7%.  Ainda de acordo com o levantamento, Requião é o candidato com maior rejeição: 30% dos eleitores declararam que não votar...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...

Polícia do Paraná apreende quase 1.800 armas no primeiro trimestre

Segurança - As polícias Civil e Militar do Paraná tiraram de circulação 1.760 armas de fogo, somente no primeiro trimestre deste ano. O número representa um crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2014, quando houve a apreensão de 1.619 armas e todo o Estado. Os números de 2015 incluem os fuzis e pistolas que foram apreendidos no final de março durante ação policial no Litoral do Estado, quando oito suspeitos de participação em crimes relacionados a caixas eletrônicos foram presos. Na ocasião, também foi encontrada uma espingarda calibre 12, centenas de munições, emulsão para explosivos, carregador de fuzil, coletes balísticos, grande quantidade de dinheiro e explosivos, em posse dos criminosos, no município de Matinhos.  O maior crescimento nas apreensões de armas de fogo, de 92%, foi registrado na 5ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é a cidade de São Mateus do Sul – 25 armas em 2015 e 13 em 2014. Outras regiões que registraram aumentos expressivos s...