O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (16) a licitação da obra do contorno noroeste de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. A obra, de R$ 40,2 milhões, vai ligar a PR-180 a PR-483 e tirar o tráfego de caminhões de dentro da cidade. Serão beneficiadas cerca 200 mil pessoas de 15 municípios da região. A autorização para a licitação foi assinada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O governador ressaltou a importância da obra para segurança das pessoas e para melhorar as condições urbanas do município. Ele também lembrou que o governo estadual consegue fazer investimentos como este, graças ao ajuste fiscal, que garantiu o equilíbrio nas contas públicas. “Pagamos caro, mas hoje os paranaenses começam a compreender que foram medidas necessárias, que colocam o Paraná como destaque no cenário nacional, fazendo cada vez mais investimentos.”
Para o prefeito Cleber Fontana, a construção do contorno, além de desafogar o trânsito de caminhões de dentro de cidade, vai também melhorar a economia e o desenvolvimento urbano. “Ao lado desse contorno certamente surgirão novas empresas, novos polos industriais, além de expansão de conjuntos habitacionais. É um marco não só para a nossa história, mas para a de vários municípios do Sudoeste do Paraná”, disse.
Desde 2011, afirmou Richa, os investimentos do Governo do Estado no Sudoeste foram intensos, gerando mais qualidade de vida para a população. “Fizemos grandes aportes, em especial para Francisco Beltrão. No município, contratamos mais de 500 profissionais para o Hospital Dr. Walter Alberto Pecoits, fizemos obras na Avenida Júlio Assis Cavalheiro e criamos o tão aguardado curso de medicina, entre diversos outros projetos”, disse.
OBRA – O contorno terá 5,2 quilômetros, com duas interseções em desnível – um viaduto no km 488 e o segundo, no entroncamento com a PR-483. O contorno terá duas faixas, além de acostamentos com 2,5 metros de largura e mais de 2 quilômetros de terceiras faixas. “É um projeto que vai gerar o desenvolvimento econômico e social da região”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Também serão construídas uma ponte de 60 metros de comprimento sobre o Rio Santa Rosa e mais duas passagens inferiores de acesso ao Distrito Industrial Irineu Montemezzo e a Comunidade Linha São Marcos, além de uma passagem superior na Estrada Velha do Picadão, também serão construídas.
Comentários
Postar um comentário