Pular para o conteúdo principal

EUA lançam ‘mãe de todas as bombas’ contra Estado Islâmico no Afeganistão

Os EUA lançaram no Afeganistão nesta quinta-feira (13), pela primeira vez, sua mais poderosa bomba não nuclear, de acordo com informações do Pentágono. Informações da Folha de SP.
A bomba GBU-43/B, conhecida como “mãe de todas as bombas”, foi lançada de um avião MC-130 na província de Nangarhar, em área onde estariam túneis usados pelo grupo radical Estado Islâmico.
De acordo com o jornal “The Independent”, o projétil, projetado pela Força Aérea dos EUA, em 2002, pesa mais de dez toneladas, sendo 8.164 quilos de explosivos.
O general John Nicholson, chefe das forças americanas no Afeganistão, disse que a gigantesca bomba é “munição adequada para reduzir os obstáculos e manter o impulso de nossa ofensiva contra as forças do EI”.
“Os Estados Unidos levam muito a sério a luta contra o Estado Islâmico e, para destruí-los, temos que tirar o espaço de operação deles. Foi o que fizemos”, disse Sean Spicer, porta-voz da Casa Branca, que também declarou: “Todas as precauções necessárias para evitar vítimas civis e danos colaterais como resultado desta operação foram tomadas”.
Horas antes, o ditador sírio Bashar al-Assad afirmou que o governo americano protege o terrorismo com suas ações: “Os Estados Unidos não são sérios [na busca] de qualquer solução política. Eles querem usar o processo político como um guarda-chuva para os terroristas”, disse em entrevista sobre o ataque americano a seu país, no último dia 6.
Ainda não há maiores informações sobre os estragos causados pelo artefato.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Se O Mundo Tivesse 100 Pessoas

Hoje o correr do tempo fez sentido

Pra um querer que parecia proibido Só que Deus já tinha escrito há muito tempo Que seríamos a folha e o vento E o que foi virou prefácio do que somos E é real o que pra nós era um sonho