Pular para o conteúdo principal

32 Anos Da Morte De Trancredo Neves É Lembrada

Há trinta e dois anos, morria um dos mais importantes políticos brasileiros do século XX: Tancredo Neves. O Brasil inteiro sentiu a perda do político, que representava a esperança e a renovação do país após 21 anos de regime militar. A ditadura, o autoritarismo e o cerceamento de direitos fundamentais fizeram os brasileiros irem às ruas lutar pelas eleições diretas e pelo retorno da democracia. Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito indiretamente no Congresso como o primeiro presidente civil após 21 anos de Ditadura Militar. Mas não chegou a tomar posse em razão de uma diverticulite, que o levou à morte três meses depois de eleito pelo Legislativo.
Políticos do PSDB, em especial de Minas Gerais – estado natal do ex-presidente -, relembraram a data e prestaram homenagens para o político mineiro que deixou um legado de conciliação e de paz para toda a nação.
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) destacou o ineditismo e a trajetória de Tancredo durante a vida política e enalteceu as qualidades que, segundo ele, até hoje não foram encontradas em nenhum outro parlamentar.
“Poucos mineiros nos orgulham tanto como Tancredo Neves. Não há, na histórica política do Brasil, alguém que teve uma trajetória como a dele, no Legislativo e no Executivo. Foi vereador, deputado estadual, federal, senador, ministro, primeiro-ministro, governador e presidente. Ninguém teve igual histórico. Por sua experiência e seu jeito de fazer política, Tancredo soube reconduzir o Brasil para o rumo da democracia e nos deixou exemplos muito valorosos”, disse.
O senador afirmou que Tancredo serve como exemplo para os políticos dos dias atuais. “No momento pelo qual passa nosso país, a figura de Tancredo Neves deve sempre nos inspirar para que possamos realizar – como ele fez há mais de 30 anos – a travessia para um Brasil melhor, mais desenvolvido, inclusivo e justo”, completou.
O deputado mineiro Caio Narcio (PSDB-MG) relembrou o momento nebuloso da política brasileira, que foi a ditadura, e ressaltou a habilidade de Tancredo em dialogar e se aproximar do povo.
“Tancredo representa o que há de melhor na política do Brasil e é um exemplo para Minas Gerais. Durante o regime militar, ele teve um papel convergente em um momento onde a conversa não era reconhecida como uma ferramenta possível. Com uma habilidade de diálogo talvez nunca vista por outro personagem da política nacional, Tancredo foi uma ferramenta de transição importante em momento extremamente crítico”, declarou.
Para Caio Narcio, até hoje Tancredo é uma referência. O deputado ressaltou a capacidade de transformação da realidade nos momentos de crise com que o político mineiro solucionava os embates da época.
“Capaz de uma articulação e de um diálogo diferenciado, ele deixou sua marca na política. Talvez se compararmos os tempos sombrios da política nacional, possamos dizer com segurança que anda faltado ‘Tancredos’ na política nacional que possam desenvolver o papel que ele desenvolveu naquele período”, afirmou.
O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) disse que as qualidades de Tancredo Neves contribuíram para a evolução do Brasil enquanto nação democrática.
“Tancredo foi uma das mais ilustres lideranças políticas do país e o seu prestígio foi de tal ordem que conseguiu com apoio determinado do Congresso Nacional ser eleito presidente da República. Foi um homem público cujas qualidades e habilidades de atuação deixaram marcas em nossa evolução política”, disse.
Eduardo Barbosa (PSDB-MG), deputado tucano pelo estado de Minas Gerais, também prestou homenagens ao político conterrâneo e afirmou que Tancredo tinha atributos que hoje faltam aos políticos atuantes.
“O grande valor que Tancredo Neves deixou como legado, e que hoje falta muito, é um processo de diálogo constante, permanente com a sociedade, além da noção de coletividade. Ele não era individualista como a gente percebe hoje nas grandes lideranças”, concluiu.
Tancredo Neves foi eleito o primeiro presidente civil da República brasileira, em 15 de janeiro do 1985, com uma larga diferença: 480 votos contra 180 do candidato Paulo Maluf. Houve muita comemoração nas ruas e o povo voltou a acreditar em uma pátria livre. Tancredo firmou com os brasileiros o compromisso de virar a página da história do Brasil e devolveu ao país perspectivas de liberdade e justiça. No entanto, sua morte prematura aconteceu na véspera da sua posse como presidente, fato que causou comoção nacional. No lugar de dele, assumiu interinamente a Presidência da República o vice-presidente eleito, José Sarney.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...