Pular para o conteúdo principal

Horário de verão promove economia, mas usuário precisa colaborar

A 43ª edição do horário de verão brasileiro começa neste final de semana: à zero hora de domingo será necessário adiantar os relógios em uma hora. A medida é adotada em dez estados e no Distrito Federal, com o objetivo de contribuir para a redução dos níveis máximos de demanda no sistema elétrico nacional. Com a alteração, que vale até 18 de fevereiro de 2018, a Copel espera conseguir um alívio da ordem de 4,5% no consumo simultâneo de energia elétrica, na faixa das 18h às 21h. 
Curitiba, 14/10/2017.
Foto: Arquivo ANPr

A 43ª edição do horário de verão brasileiro começa neste final de semana: à zero hora de domingo será necessário adiantar os relógios em uma hora. A medida é adotada em dez estados e no Distrito Federal, com o objetivo de contribuir para a redução dos níveis máximos de demanda no sistema elétrico nacional. Com a alteração, que vale até 18 de fevereiro de 2018, a Copel espera conseguir um alívio da ordem de 4,5% no consumo simultâneo de energia elétrica, na faixa das 18h às 21h. 
Além do Paraná, o horário de verão vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, que terão um domingo com 23 horas de duração, o que será compensado ao final das 18 semanas em que o ajuste de horário fica em vigor.
Aproveitando os dias mais longos do verão nas regiões distantes da Linha do Equador, o adiantamento do relógio permite antecipar as rotinas das pessoas e das empresas, descolando os horários de maior consumo de energia do horário de acionamento automático das lâmpadas nas ruas. Esta distribuição proporciona uma maior flexibilidade para a operação de instalações como usinas geradoras, subestações e linhas de transmissão no fim da tarde, quando o expediente comercial e na indústria coincidem com a ativação da iluminação pública.

ECONOMIA - Portanto, embora seja verificada uma pequena redução no consumo da energia – estimada em 0,5%, equivalente apenas à redução na utilização de lâmpadas no início da noite -, a diluição do pico de consumo no fim da tarde contribui para evitar que as tarifas fiquem mais caras, já que previnem sobrecargas no sistema elétrico e o consequente acionamento de usinas térmicas.
Ainda assim, um controle maior sobre a conta de luz e até a redução no consumo são ações possíveis, mesmo nos meses de maior calor. “Para tanto, é preciso adotar novos hábitos, como aproveitar melhor a iluminação natural e, principalmente, utilizar o aparelho de ar condicionado de maneira eficiente”, afirma o gerente de Operação do Sistema da Copel, Nelson Antônio Cuquel. Entre os cuidados a serem tomados, estão a limpeza regular dos filtros, a manutenção das portas fechadas no ambiente e o controle das horas de uso. Segundo o gerente, medidas simples como estas são importantes não só para evitar surpresas na conta de luz, mas também contribuem para a demanda do sistema entre as 14 e as 17 horas, período sobre o qual o horário de verão não tem efeito.

Comentários

  1. Sou contra esse horário de verão. Não vejo nenhuma melhora. E a economia é tão pequena que não faz nem diferença...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, c...

Batman Misterioso Entrega Ladrão Na Esquadra

Mundo  -  O insólito aconteceu em Bradafford , Inglaterra . Um homem vestido como o conhecido super herói entrou numa esquadra, largou um suspeito e saiu. Vestido a preceito como o super herói Batman , um homem entrou pela esquerda da polícia de Bradfford, em Inglaterra, e entregou um criminoso. Depois saiu, misteriosamente, sem dar a conhecer a sua identidade, soube-se hoje. Segundo a Reuters, o insólito episódio aconteceu no passado dia 25 , tendo as autoridades revelado que o homem, de 27 anos, levado aos agentes era de facto um suspeito, acusado de roubo e fraude, que ficou detido e será ouvido por um juiz na próxima sexta-feira. Já sobre o desconhecido Batman, nada se sabe. Nem quem é, nem o que o levou a agir, nem se voltará a entrar em cena. Andará por aí?

Acidente Deixa Feridos Em Nova Esperança/PR

Quatro pessoas ficam feridas em acidente com três veículos em Nova Esperança Nova Esperança/PR - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente com três veículos na noite de sábado (29) em Nova Esperança (a 42 quilômetros de Maringá). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Paranavaí (a 73 quilômetros de Maringá), por volta das 22h, um caminhão tanque de placas de Palmeira (a 395 quilômetros de Maringá) estava entrando no trevo de Atalaia (a 52 quilômetros de Maringá), no km 146 da BR-376, quando foi atingido por um Ford Focus de placas de Nova Esperança. Ao parar para prestar socorro às vítimas, o motorista e o passageiro de uma Chevrolet Silverado acabaram sendo atropelados por um Fiat Saveiro de placas de Sarandi (a 13 quilômetros de Maringá), que seguia no sentido Paranavaí. Os condutores do Focus, da Saveiro e da Silverado, além do passageiro da Silverado, foram socorridos e encaminhados para atendimento médico no Hospital Universitário de Maringá e Hospital Santa Rita. ...