Pular para o conteúdo principal

Universitários norte-americanos conhecem programa habitacional do Paraná

Paraná - Com o objetivo de conhecer detalhes sobre programa habitacional do governo do Paraná, 15 estudantes norte-americanos da Universidade de Utah visitaram nesta quinta-feira (17) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba. Durante o encontro, coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), os estudantes puderam aprender detalhes sobre os diferentes aspectos envolvidos no trabalho de habitação de interesse social.
O encontro teve início no Palácio Iguaçu, em Curitiba, onde os técnicos da Cohapar realizaram um ciclo de palestras sobre o trabalho da empresa. Ao iniciar as apresentações, o diretor Administrativo Financeiro da Companhia, Luciano Machado, destacou as marcas recordes conquistadas nos últimos anos. “Em 46 anos, a Cohapar construiu 186 mil moradias. Em apenas quatro anos, serão 110 mil famílias da cidade e do campo atendidas pelo programa habitacional do Paraná”, explicou.
As palestras e a visita técnica deram continuidade a uma parceria iniciada em 2012. Em novembro, uma primeira turma da Universidade de Utah já havia tido a oportunidade de conhecer de perto os projetos de construção e reforma de moradias, urbanização, regularização fundiária, titulação de imóveis e recuperação ambiental.
Nas visitas, os alunos norte-americanos foram acompanhados por engenheiros, arquitetos, técnicos e assistentes sociais da Companhia. Para o professor Stephen Goldsmith, que coordena a visita ao Brasil, o país está em um estágio avançado em relação aos Estados Unidos no trabalho habitacional. “Estes encontros servem para discutirmos novos planos de habitação e o que aprendemos aqui deve ser compartilhado e celebrado”, afirmou.
A ideia original de acompanhar de perto o trabalho da Cohapar partiu da curitibana Tammy Reque, que há quatro anos estuda Desenvolvimento Urbano na Universidade de Utah. Ela relata que viu no Paraná uma referência para a pesquisa de sua equipe na área de habitação de interesse social. “Sem dúvida estes alunos nunca mais esquecerão tudo que aprenderam aqui”, relatou.

PAC Campo Magro – O projeto de Campo Magro foi realizado em um trabalho integrado do governo federal, governo do Estado e prefeitura. Cerca de R$ 6,5 milhões foram investidos para a construção de 388 casas, quatro parques ambientais regularização fundiária e titulação de 42 imóveis, além de obras de urbanização em toda a área atendida.
As novas casas contam com rede de água, esgoto, energia, galerias de drenagem, pavimentação e paisagismo. Elas têm 40 metros quadrados, são construídas em alvenaria e cobertas com telhas de cerâmica, azulejadas e com modelos arquitetônicos diversificados - casas geminadas, sobrados e casas individuais. Houve ainda a preocupação em construir casas adaptadas para pessoas com deficiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Tradução Simultânea - Porta Dos Fundos