Paraná - Os alimentos da primeira remessa de 2015 da merenda escolar começaram a ser entregues em todas as escolas estaduais e conveniadas do Paraná. São 2.864 toneladas de alimentos, que começaram a ser enviadas na última semana aos estabelecimentos de ensino. O investimento é de R$ 15,2 milhões.
A primeira remessa é composta por 38 itens. Todos são alimentos não perecíveis, que servirão para aproximadamente 50 dias de atendimento. Fazem parte desta entrega produtos como arroz, feijão, açúcar, cereais, macarrão, ervilha, biscoitos, sal, achocolatado, canjica, leite em pó, aveia, sagu, doce de leite e granola.
“Em todo início de ano letivo as escolas trabalham com uma reserva técnica de alimentos, um estoque para 15 a 20 dias. Após isso fazemos as primeiras entregas de alimentos do ano”, explicou a diretora de Infraestrutura e Logística, Márcia Stolarski.
No Colégio Estadual Leôncio Correia, no bairro Bacacheri, em Curitiba, os alimentos da primeira remessa foram entregues nesta segunda-feira (23). No colégio estudam 2 mil alunos e são servidas três refeições por dia.
“A variedade está muito boa, temos diversificado bastante o cardápio com verduras e frutas”, afirmou o diretor do colégio, Vanderlei Carlos Galdioli.
A escola tem quatro merendeiras para preparar as refeições. A estudante Ingrid Cristine Casco Bonifácio, de 18 anos, do 4° ano integrado do curso técnico em Administração aprova os alimentos que a escola oferece. “A merenda é bem gostosa, é forte e tem bastante variedade”, explicou Ingrid.
CARDÁPIO VARIADO - O Programa Estadual de Alimentação Escolar do Paraná determina que as escolas tenham um cardápio diversificado e ofereçam todos os nutrientes necessários para a saúde dos alunos.
“Uma das premissas de nosso trabalho refere-se à especificação e composição dos alimentos. Evitamos adquirir produtos com excesso de gordura trans, sódio e açúcares. Existe cuidado desde a aquisição para que a merenda seja saudável”, afirmou coordenadora do Programa Estadual de Alimentação Escolar, Andrea Bruginski.
AGRICULTURA FAMILIAR - Nesta segunda-feira (23) também começou a distribuição dos alimentos da agricultura familiar para as escolas.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná assinou 128 contratos com cooperativas e associações de produtores que vão fornecer os alimentos. Neste ano serão investidos R$ 45 milhões na compra de produtos da agricultura familiar. Esses alimentos são entregues semanalmente nas escolas.
Desde 10 de março também começaram as entregas dos alimentos congelados nas escolas. São nove tipos diferentes de carnes e peixes que as escolas recebem periodicamente.
“Com a variedade de produtos disponibilizada às escolas pela secretaria podemos assegurar que nossos alunos terão uma alimentação escolar balanceada, compatível com o desenvolvimento adequado deste período fisiológico”, disse Márcia.
Comentários
Postar um comentário