Política - O governador Beto Richa determinou nesta quinta-feira (26) novas medidas que ampliam a transparência dos atos da administração estadual e fortalecem os mecanismos internos de fiscalização e controle na aplicação dos recursos públicos. “Fazemos um governo aberto e transparente,que prima pela honestidade e boa aplicação dos recursos.E vamos avançar ainda mais nessa importante área”, disse Beto Richa na reunião com o secretariado do governo.
“Sou intolerante com desvio de conduta e toda denúncia que for consistente deve ser investigada. Por isso é prioritário que o governo amplie as suas ferramentas de controle”, destacou. Richa reforçou a importância da atuação da Controladoria Geral do Estado e afirmou que é essencial que as secretarias e demais órgãos do Estado tenham equipes qualificadas para responder pelos dados de cada área.
Na reunião, Richa fez um balanço da situação econômica nacional e pediu a integração e empenho da equipe para reduzir gastos com custeio e melhorar a aplicação dos recursos públicos. “Precisamos agir com unidade. Estamos passando por um momento de dificuldade econômica em todo o Brasil. É preciso gastar menos e ser mais efetivo nas ações para a garantia da qualidade nos serviços públicos”, afirmou.
Richa disse que o Estado já implantou diversas medidas para redução das despesas e aumento de receitas. “Com essas ações, esperamos em breve recuperar a capacidade de investimento do Estado”.
O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Moura, informou que irá ampliar o trabalho de orientação e de fiscalização nas secretárias e disse que o governo também aumentará as exigências para nomeação de servidores e apurará a eventual existência de antecedentes criminais e de procedimentos investigatórios ou administrativos dos servidores.
“Hoje, a controladoria age firmemente. Havendo indícios de conduta irregular por servidor, vamos montar dossiês e encaminhar para as autoridades policiais responsáveis para abertura de processo penal e administrativo”, afirmou.
Ele também falou sobre a lei de acesso a informação e pediu aos secretários que mantenham atualizado a base de dados do Portal da Transparência. Moura destacou que o governo tem feito melhorias para facilitar a participação da população na gestão. “Controle social sem transparência não existe. O Governo do Paraná está criando canais para ampliar a transparência e fortalecer a fiscalização dos atos públicos”, disse.
O Estado criou mecanismos para que os cidadãos possam denunciar anonimamente casos de corrupção em órgãos do Executivo. A denúncia pode ser feita pelo site www.denunciecorrupcao.pr.gov.br ou clicando no banner “Denuncie Corrupção”, disponível no site da Controladoria Geral do Estado (CGE) e no Portal da Transparência.
Quem detém informações de agentes públicos envolvidos nessas situações também pode fazer a denúncia pelo telefone 0800 41 11 13. Também será disponibilizada uma conta de email e uma página no Facebook, que funcionarão como um canal direto entre a população e o governo estadual.
Comentários
Postar um comentário